Portal Mais Transparência com maior detalhe sobre fundos europeus

Portal Mais Transparência com maior detalhe sobre fundos europeus

Pub

 

 

Portal Mais Transparência apresenta, a partir de hoje, uma nova versão com informação mais detalhada sobre os fundos europeus, nomeadamente o Plano de Recuperação e Resiliência mas não só, anunciou hoje o Governo. As novas áreas disponíveis no Portal Mais Transparência resultam de um trabalho desenvolvido pela Agência para a Modernização Administrativa (AMA) e pela Agência para o Desenvolvimento e Coesão (AD&C).

Cidadãos e empresas, mas também municípios e instituições passam, assim, a partir de agora, em Portugal, a poder consultar dados discriminados e regularmente atualizados sobre cada projeto em quase todas as áreas, designadamente o estado dos projetos no que respeita à sua execução física e financeira, os acionistas, os beneficiários efetivos e os respetivos contratos. Cidadãos e empresas, mas também os municípios e instituições passam a

Portal Mais Transparência disponibiliza informação sobre PRR, Orçamento do Estado e FEADER

Esta nova versão do Portal Mais Transparência contempla também informação sobre as medidas de resposta imediata à pandemia, nomeadamente apoios no âmbito da vacinação, educação, empresas, agricultura, entre outros.

De acordo com a informação veiculada pelo Governo, esta é a primeira vez que esta informação é disponibilizada com este nível detalhe e num suporte acessível, permitindo fazer o cruzamento dos vários dados, como por exemplo pesquisar os valores do investimento por região ou quais as áreas geográficas abrangidas por um determinado projeto, o que será de enorme utilidade quer a cidadãos quer a empresas e instituições, nomeadamente autarquias, por exemplo.

A área dedicada aos fundos europeus foi a primeira a ser disponibilizada pelo Governo, contendo informação sobre o Portugal 2020 e sobre o Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), seguindo-se depois uma área dedicada ao Orçamento do Estado e, numa terceira fase, informação mais completa sobre a contratualização dos fundos europeus no quadro do PRR. Por fim, em dezembro, foi lançada a área dedicada aos municípios, com informação sobre cinco áreas de análise e 73 indicadores relevantes para a transparência municipal. Para breve, refere ainda o Governo, está prevista a disponibilização de dados relativos à execução do Fundo Europeu Agrícola de Desenvolvimento Rural (FEADER) e de um novo separador sobre contratação pública.

Transparência Simplex recebe mais de 600 visitas diárias

O Portal Mais Transparência é uma medida Simplex lançada pelo Governo no final de abril com informação sobre fundos europeus e sobre o Orçamento do Estado e, a partir de hoje também com informação sobre as autarquias locais. Desde que foi lançado, a 28 de abril, o Mais Transparência recebe uma média de 620 visitas diárias, que contribuíram para um total acumulado superior a 45.000 utilizadores e cerca de 201.000 páginas visitadas.

Trata-se de uma plataforma que permite aos cidadãos consultarem a informação disponibilizada pelo Estado de uma forma mais acessível, reforçando a sua relação de confiança com a Administração Pública.

O Portal assegura igualmente um conjunto de funcionalidades nomeadamente através da apresentação de gráficos, vistas em modo tabular, fichas técnicas e exportação de ficheiros.

A publicação da informação é feita seguindo as boas práticas dos dados abertos, tendo o portal Dados.gov como fonte de informação para as análises numéricas a disponibilizar.

O Portal Mais Transparência tem ainda o selo de ouro de acessibilidade, que assegura o cumprimento dos requisitos de acessibilidade digital com respeito pela inclusão de todos os cidadãos portadores de deficiência ou de outras limitações.

Portal da Transparência do Governo português reconhecido na União Europeia pela sua qualidade

O desempenho do Portal Mais Transparência, desenvolvido pela Administração Pública portuguesa em torno da transparência dos dados, foi recentemente reconhecido no estudo “Open Data Maturity in European Union“. De acordo com este estudo da União Europeia, o portal de dados abertos da Administração Pública subiu cinco lugares em relação ao ano anterior.

Este é um estudo de referência para conhecer o desenvolvimento alcançado em matéria de dados abertos na Europa e avalia o grau de maturidade em relação a quatro dimensões: política, portal, impacto e qualidade.

JYSK Portugal - Vila Nova de Famalicão - Lagoa - Atlantic Park - Decoração - Têxteis-lar - Casa - Habitação - Loja - Residência - Morada - conforto - bem-estar - JYSK - JYSK Portugal - Vila Nova de Famalicão - loja - estabelecimento comercial - atlantic park - decoração - têxteis-lar, colchões - roupa de cama - roupa de banho - mobiliário - conceito - 3.0 - hygge - bem-estar - conforto - tranquilidade - preço - desconto - reabertura - investimento - postos de trabalho - consumo - consumidor - cliente

1ª Página. Clique aqui e veja tudo o que temos para lhe oferecer.vila nova online - jornal diário digital generalista com sede em vila nova de famalicão - comunidade

PRR e Portugal 2030 destinam mais de 12 mil milhões a empresas

Imagem: GOV

VILA NOVA, o seu diário digital. Conte connosco, nós contamos consigo.

Se chegou até aqui é porque provavelmente aprecia o trabalho que estamos a desenvolver.

VILA NOVA é cidadania e serviço público.

Diário digital generalista de âmbito regional, a VILA NOVA é gratuita para os leitores e sempre será.

No entanto, a VILA NOVA tem custos, entre os quais a manutenção e renovação de equipamento, despesas de representação, transportes e telecomunicações, alojamento de páginas na rede, taxas específicas da atividade, entre outros.

Para lá disso, a VILA NOVA pretende produzir e distribuir cada vez mais e melhor informação, com independência e com a diversidade de opiniões própria de uma sociedade aberta. A melhor forma de o fazermos é dispormos de independência financeira.

Como contribuir e apoiar a VILA NOVA?

Se considera válido o trabalho realizado, não deixe de efetuar o seu simbólico contributo sob a forma de donativo através de mbway, netbanking, multibanco ou paypal.

MBWay: 919983484

NiB: 0065 0922 00017890002 91

IBAN: PT 50 0065 0922 00017890002 91

BIC/SWIFT: BESZ PT PL

Paypal: pedrocosta@vilanovaonline.pt

Envie-nos os seus dados e na volta do correio receberá o respetivo recibo para efeitos fiscais ou outros.

Visite também os nossos anunciantes.

Gratos pela sua colaboração.

Trofa reduz consumo de água

Nova ponte ciclopedonal irá surgir em Viana do Castelo

Pub

Acerca do Autor

Comente este artigo

Only registered users can comment.