Alemanha, Croácia, Espanha e Finlândia na rota da Escola Profissional de Famalicão com estágios de professores e estudantes famalicenses na Europa mas também partilhando no território o seu saber-fazer com colegas desses países em empresas e instituições da região

CIOR de portas abertas para a Europa

CIOR de portas abertas para a Europa

Pub

 

 

A Escola Profissional CIOR, de Famalicão, está a operacionalizar uma série de fluxos de mobilidades de alunos e professores, no âmbito do programa Erasmus+, para empresas e instituições de vários países europeus, num processo contínuo, com início a partir desta semana e até meados de junho.

Em paralelo a CIOR será a entidade responsável pelo acolhimento de quase três dezenas de estudantes e professores provenientes de vários parceiros europeus que irão participar em atividades em diversas empresas e instituições da região: Cozicruz, Elriper, Farmácia Cameira, Farmácia de Calendário, Farmácia da Estação de Nine, Quaselink, Avidsoft, IEET, AFPAD, Caves Campelo, Diesel Fama, J. Alves, Mais Plural, Centro Social de Calendário e Ansirol.

“As mobilidades no espaço europeu, através dos seus sucessivos programas com todas as suas vantagens e virtuosismo, têm sido uma referência diferenciadora no projeto educativo e formativo da CIOR ao longo dos trinta anos de atividade”, afirmou Paula Pereira, da direção da Escola.

Para esta responsável, “a Europa, países, povos e culturas estão sempre presentes nos percursos formativos dos alunos, num espaço e num tempo que desejamos ser de progresso, desenvolvimento, solidariedade, diálogo, cooperação, coesão e paz, hoje e mais do que nunca”.

Alemanha, Croácia, Espanha e Finlândia na rota da CIOR

Neste contexto e durante esta semana, a CIOR participará, na Croácia, num encontro de projeto KA2 “Train, Work and Succeed  in Europe”, centrado  na cooperação para a  inovação e intercâmbio de boas práticas.

Nesta mesma semana, a CIOR receberá, nas suas oficinas de  mecânica, um grupo de professores alemães do Technische Bildungsze Mitte, de Bremen.

Até ao próximo dia 7 de abril, 12 alunos do curso de mecatrónica automóvel, acompanhados pelo diretor de curso, encontram-se a realizar um estágio, em Barcelona, Espanha. Integra ainda esta mobilidade um ex-aluno da CIOR, a frequentar o IPCA.

Por sua vez, 22 alunos acompanhados do curso de animação cultural, com o seu diretor de curso, rumarão para as cidades de Helsínquia e Lahti, Finlândia, onde estarão de 21 de Abril a 6 de maio.

Em termos de acolhimento, a CIOR receberá, durante as próximas semanas, grupos de estudantes e professores estrangeiros, provenientes da Espanha do Colegio 3 Olivos, Madrid; IES Tirant Lo Blanc, Gandia, Valência; CIFP de Santiago de Compostela; CIFP Portovello, Ourense; do IES Perdouro, Burela,Lugo; e IES Espiñeira, Boiro, Corunha. Da Finlândia, chegarão duas alunas do Diakonia College.

Estágios em diferentes áreas de formação com a colaboração de empresas da região

Os estudantes e professores realizarão estágios em diferentes áreas de formação, nomeadamente: farmácia, informática, carpintaria, eletricidade, análises laboratoriais, eletromecânica, maquinação CNC, administração, cuidadores de pessoas dependentes e auxiliar de enfermagem.

JYSK Portugal - Vila Nova de Famalicão - Lagoa - Atlantic Park - Decoração - Têxteis-lar - Casa - Habitação - Loja - Residência - Morada - conforto - bem-estar - JYSK - JYSK Portugal - Vila Nova de Famalicão - loja - estabelecimento comercial - atlantic park - decoração - têxteis-lar, colchões - roupa de cama - roupa de banho - mobiliário - conceito - 3.0 - hygge - bem-estar - conforto - tranquilidade - preço - desconto - reabertura - investimento - postos de trabalho - consumo - consumidor - cliente

Aluno da CIOR vence ‘O meu projeto é empreendedor – Indústria’

CIOR, projeto educativo com identidade própria completa 30 anos

Imagens: CIOR

VILA NOVA, o seu diário digital. Conte connosco, nós contamos consigo.

Se chegou até aqui é porque provavelmente aprecia o trabalho que estamos a desenvolver.

VILA NOVA é cidadania e serviço público.

Diário digital generalista de âmbito regional, a VILA NOVA é gratuita para os leitores e sempre será.

No entanto, a VILA NOVA tem custos, entre os quais a manutenção e renovação de equipamento, despesas de representação, transportes e telecomunicações, alojamento de páginas na rede, taxas específicas da atividade, entre outros.

Para lá disso, a VILA NOVA pretende produzir e distribuir cada vez mais e melhor informação, com independência e com a diversidade de opiniões própria de uma sociedade aberta. A melhor forma de o fazermos é dispormos de independência financeira.

Como contribuir e apoiar a VILA NOVA?

Se considera válido o trabalho realizado, não deixe de efetuar o seu simbólico contributo sob a forma de donativo através de mbway, netbanking, multibanco ou paypal.

MBWay: 919983484

NiB: 0065 0922 00017890002 91

IBAN: PT 50 0065 0922 00017890002 91

BIC/SWIFT: BESZ PT PL

Paypal: pedrocosta@vilanovaonline.pt

Envie-nos os seus dados e na volta do correio receberá o respetivo recibo para efeitos fiscais ou outros.

Visite também os nossos anunciantes.

Gratos pela sua colaboração.

Amadeu António Macedo Dinis

Manuel Augusto Martins de Araújo

PUB

Pub

Categorias: Ensino, Famalicão

Acerca do Autor

Comente este artigo

Only registered users can comment.