‘1355’ foi apresentado em Braga associando produto à marca Namorar Portugal

Lenço dos Namorados e romance de Pedro e Inês inspiram ambientador

Lenço dos Namorados e romance de Pedro e Inês inspiram ambientador

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Enquadrada pelos motivos do Lenço de Namorados e inspirada no romance vivido por D. Pedro I e D. Inês de Castro, uma das histórias de amor mais pungentes da mitologia portuguesa e que terá colocado no trono do Reino de Portugal uma rainha póstuma, nasceu a fragância ‘1355’. Constituída maioritariamente por flores de cerejeira, ‘1355’ é uma fragância romântica, para ser usada como ambientador, produzida pela Nortempresa – uma produtora de perfumes e cosméticos bracarense líder de mercado, tendo sido apresentado, em Braga, esta terça-feira, 2 de fevereiro, como o novo produto associado à marca Namorar Portugal. A cerimónia marcou também o arranque da programação do Mês do Romance, promovido pelo Município de Vila Verde ao longo deste mês de fevereiro.

“É um novo produto que vem reforçar o alcance e a abrangência da marca Namorar Portugal, registada pelo Município de Vila Verde. Esta marca territorial representa uma mais-valia económica, social e cultural, no âmbito desta aliança das tradições e da inovação como aposta estratégica para o desenvolvimento do concelho”, explicou a presidente da Câmara Municipal de Vila Verde, Júlia Rodrigues Fernandes.

Na ocasião, a autarca elogiou a qualidade e a contextualização inspiradora que sustentaram a produção da nova fragância da Yntenzo, que conseguiu conjugar a inspiração no ícone do concelho de Vila Verde – o Lenço de Namorados – com emoção de um dos relatos de amor mais icónicos da História de Portugal: o romance com fim trágico entre D. Pedro I e Inês de Castro.

Fragância com referências históricas

O nome do produto nasce como “uma homenagem à data da morte de Inês de Castro, assassinada em 1355”. É também uma oportunidade para despertar o interesse e o conhecimento pela História de Portugal, frisou Júlia Fernandes.

Além da data – explicou Inês Silva, diretora de marketing –, o perfume em estado líquido “é uma referência à Fonte das Lágrimas, localizada na Quinta das Lágrimas, cenário idílico da paixão de D. Pedro e Inês de Castro”.

Diferenciação no mercado 

O resultado do novo produto da perfumaria artesanal Yntenzo – com um espaço comercial instalado em pleno coração de Braga, na Rua do Souto – foi destacado pelo empresário Daniel Vilaça, que apontou o produto como uma resposta para superar as dificuldades deste período de imensas dificuldades, devido ao contexto da pandemia.

Sublinhando a produção manual que caracteriza o produto, numa embalagem com um lacre e um rótulo feito em tecido, Daniel Vilaça defendeu a aposta nas tradições e na identidade cultural das nossas comunidades como fatores de valorização e diferenciação no mercado nacional e além-fronteiras.

A autarca Júlia Fernandes frisou também o contributo da Yntenzo na internacionalização da marca Namorar Portugal, que por estes dias vai colocar em evidência novas produções inspiradas no Lenço de Namorados.

Programação do Mês do Romance 

A programação do Mês do Romance prossegue com várias exposições patentes ao públicas em Vila Verde (Centro de Dinamização Artesanal, Câmara Municipal e Loja de Turismo), Vila Nova de Cerveira (Loja Interativa) e Vila das Aves – Santo Tirso (Centro Cultural).

Em Vila Nova de Gaia, será apresentado quinta-feira um novo produto da Coleção Namorar Portugal pela Namorarte, numa cerimónia agendada para as 15h00, no espaço de galerias World Wine, e que contempla ainda a inauguração de uma exposição de coordenados vencedores das últimas edições da Gala Namorar Portugal, assim como uma mostra do ciclo do linho.

Na sexta-feira, será a vez da Loja Interativa de Turismo de Braga apresentar, a partir das 15h00, trabalhos de Elisabete Dias e Cátia Rascão.

Entretanto, foi adiada para data a confirmar a iniciativa da Rusga de S. Vicente, em Braga, que estava prevista para a noite de sexta-feira mas que se tornou inviável devido a situações de elementos do grupo em isolamento devido à Covid-19.

A programação prossegue no fim-de-semana, com a realização de workshops, a apresentação de novos produtos Namorar Portugal e da realização do Trilho do Fojo do Lobo, que terá lugar no domingo, com concentração às 8h30, no Parque de Campismo e Caravanismo de Aboim da Nóbrega.

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