Antigo empresário de Barcelos ex-dirigente do Clube faleceu aos 81 anos

Faleceu Manuel Augusto, gilista nº 1 de alma e coração

Faleceu Manuel Augusto, gilista nº 1 de alma e coração

Pub

 

 

Faleceu o gilista de alma e coração Manuel Augusto. Sócio número 1 do Gil Vicente Futebol Clube (GVFC) e ex-dirigente do clube de Barcelos, Manuel Augusto Martins Fernandes faleceu este sábado, 15 de janeiro, aos 81 anos.

Por sua vez, o funeral realiza-se este domingo, pelas 15 horas, na Igreja Matriz de Barcelos, indo de seguida a sepultar no cemitério municipal. O corpo encontra-se em câmara ardente na capela mortuária da igreja da Santa Casa da Misericórdia.

Manuel Augusto foi vice-presidente, secretário e tesoureiro do Gil Vicente Futebol Clube, passando depois para a Assembleia Geral do clube. Desempenhou também funções no Conselho Técnico da Associação de Futebol de Braga, onde era responsável por aprovar campos de futebol.

Manuel Augusto Martins Fernandes foi também um conhecido empresário de Barcelos, desde sempre ligado ao setor da Panificação. Vendia o indispensável sal indispensável ao sabor de muito do pão comido por gerações de barcelenses, numa pequena loja-armazém situada junto ao Largo da Estação. Muito querido dos barcelenses pela sua forma cordial e gentil de estar, estava sempre pronto a uma palavra amiga para todos aquele que com ele se cruzavam e convivia.

Hora triste para a família gilista

“Hoje é um dia triste para toda a Família Gilista”, regista o clube de Barcelos. “O sócio n.º1 do nosso clube, Manuel Augusto, deixou-nos fisicamente. Foram quase 70 anos de associado do Gil Vicente FC, nos quais defendeu com todas as suas forças o nosso clube. Era querido por todos nós e sempre que o visitámos ou procurámos teve as palavras mais amáveis na ponta da língua”.

Manuel Augusto “fará para sempre parte da nossa história”, acrescenta o clube. “Gilista o conhecemos e é de cachecol ao pescoço que o queremos lembrar”.

Endereçando as condolências à família de Manuel Augusto Martins Fernandes, neste que é um momento de luto para os barcelenses, em geral, e para os milhares de gilistas – sócios ou não -, em particular, o Gil Vicente FC espera que o “cordão tricolor de solidariedade possa confortar os corações de toda a família”.

Nesse sentido, o Gil Vicente FC prestará homenagem a Manuel Augusto amanhã, domingo, às 11h30, na Capela Mortuária da Igreja da Santa Casa da Misericórdia.

A primeira cota de Manuel Augusto foi ’26 tostões por ano’

Em entrevista a’O Minho, Manuel Augusto, de há 2 anos atrás, após subida do clube à I Liga, Manuel Augusto Martins Fernandes revelou àquele diário digital o essencial da sua vida profissional e do mundo do futebol.

Manuel Augusto Martins Fernandes tornou-se sócio do Gil Vicente depois de um tio lhe ter pago as primeiras cotas no clube, ao tempo apenas ’26 tostões por ano’, ainda assim uma pequena fortuna para a altura.

Manuel Augusto começou por trabalhar, ainda na adolescência, no sub-setor das Farinhas, abrindo depois o próprio negócio. “Vendia perto de um milhão de quilos de sal gema por mês para a indústria têxtil”, recordou. ‘Por entre as vendas, Manuel Augusto caminhou sempre ao lado do Gil Vicente’, cita Pedro Luís Silva, referindo a citada entrevista, na notícia de divulgação do seu falecimento.

fernando andré silva - o minho - manuel augusto martins fernandes - gil vicente futebol clube - sócio nº 1

Fernando André Silva/O Minho

Manuel Augusto conheceu Adelino Ribeiro Novo

“Quando me fiz sócio, o Gil jogava nas regionais e ainda cheguei a conhecer o Adelino [Ribeiro] Novo”, o guarda-redes que morreu a defender as malhas da baliza gilista, lembrou Manuel Augusto, nessa entrevista, referindo-se ao homem que deu o nome ao antigo e hoje histórico campo do clube por onde passaram a grande maioria dos futebolistas da localidade.

No Gil Vicente Futebol Clube, Manuel Augusto Martins Fernandes desempenhou “os cargos todos, menos presidente”. “Estive na direção do Trigueiros, Bartolomeu Paiva e do Joaquim Silva. Fui vice-presidente, secretário, tesoureiro e depois passei para a Assembleia Geral”.

1ª Página. Clique aqui e veja tudo o que temos para lhe oferecer.vila nova online - 1ª página - jornal diário digital generalista de âmbito regional

Faleceu Dito, herói do futebol barcelense e antigo defesa central do Gil Vicente, Braga, Benfica e Porto

Imagem: 0) GVFC,  1) Fernando André Silva/O Minho

VILA NOVA, o seu diário digital. Conte connosco, nós contamos consigo.

Se chegou até aqui é porque provavelmente aprecia o trabalho que estamos a desenvolver.

VILA NOVA é cidadania e serviço público.

Diário digital generalista de âmbito regional, a VILA NOVA é gratuita para os leitores e sempre será.

No entanto, a VILA NOVA tem custos, entre os quais a manutenção e renovação de equipamento, despesas de representação, transportes e telecomunicações, alojamento de páginas na rede, taxas específicas da atividade.

Para lá disso, a VILA NOVA pretende produzir e distribuir cada vez mais e melhor informação, com independência e com a diversidade de opiniões própria de uma sociedade aberta.

Como contribuir e apoiar a VILA NOVA?

Se considera válido o trabalho realizado, não deixe de efetuar o seu simbólico contributo sob a forma de donativo através de mbway, netbanking, multibanco ou paypal.

MBWay: 919983484

NiB: 0065 0922 00017890002 91

IBAN: PT 50 0065 0922 00017890002 91

BIC/SWIFT: BESZ PT PL

Paypal: pedrocosta@vilanovaonline.pt

Envie-nos os seus dados e na volta do correio receberá o respetivo recibo para efeitos fiscais ou outros.

Gratos pela sua colaboração.

F. C. Famalicão diz ‘Seja bem-vinda!’ à época de transferências

SC Braga 2 – F. C. Famalicão 2: espetacular noite de futebol

Ribeirão Futebol Clube renova balneários do Campo de Treinos

Grupo Desportivo da Apúlia garante terreno essencial ao clube

Publicidade | VILA NOVA: deixe aqui a sua Marca

Pub

Acerca do Autor

Comente este artigo

Only registered users can comment.