Arte, natureza e ciência em exposição pioneira a nível mundial para dar a conhecer o trabalho do fotógrafo vilacondense Fernando Ferreira

Biodiversidade imerge público no Ciência Viva de Vila do Conde

Biodiversidade imerge público no Ciência Viva de Vila do Conde

Pub

 

 

Desde 8 de dezembro e até ao final do mês de janeiro de 2021, o Centro Ciência Viva de Vila do Conde recebe a exposição imersiva “Arte, Natureza e Ciência” do premiado fotógrafo vilacondense Fernando Ferreira. Sobre a mostra fotográfica, promotora da biodiversidade, ‘o público visitante é convidado a sentir a Natureza e desafiado a encontrar a ciência com que esta se escreve’, diz o fotógrafo.

Trata-se de uma exposição de caráter científico, com fotografias inspiradas na exposição “Biodiversidade na nossa terra”, da autoria do mesmo fotógrafo, que dá a conhecer imagens extraordinárias da natureza na Reserva Ornitológica do Mindelo, onde desenvolve grande parte da sua atividade, e no concelho de Vila do Conde, em geral.

andré rolo - fernando ferreira - centro ciência viva - exposição - fotografia - vila do conde - fotografia - natureza - ciência - arte

A Exposição pretende, por isso, divulgar o património natural da região de Vila do Conde, sensibilizando ao mesmo tempo a comunidade para a valorização e preservação da Biodiversidade, sensibilizando para a ciência e tecnologia que emerge da observação da natureza, bem como despertar o interesse e a curiosidade que daí decorre.

‘Arte, Natureza e Ciência’ pioneira a nível mundial no uso da ColorADD para daltónicos

Fernando Ferreira, com esta Exposição, torna-se pioneiro na implementação de boas práticas de comunicação universal, reforçando o valor da mostra fotográfica uma prática inclusiva. Através de uma louvável parceria com a ColorADD – O Alfabeto das Cores, é de assinalar este caráter inclusivo inovador a nível mundial desta exposição, através do acesso ao usufruto total das fotografias por parte dos daltónicos, o que acontece pela primeira vez na história da fotografia. Desenvolvido pelo designer gráfico português Miguel Neiva, professor da Universidade do Minho, o projeto ColorAdd procura ajudar a minorar um problema que afeta cerca de 10% da população masculina mundial.

Para lá do fotógrafo vilacondense Fernando Ferreira, a exposição ‘Arte, Natureza e Ciência’ no Centro Ciência Viva de Vila do Conde, contou com a colaboração de Art Falco, Núcleo Museológico da Câmara Municipal de Vila do Conde, Pedro Alvito, TUIA FLOR  e Zoo da Maia que, conforme referiu Ana Cachide Pedroso, diretora do Centro Ciência Viva de Vila do Conde, ‘aceitaram de forma gentil e generosa, colaborar (…) através do empréstimo de recursos materiais para a exposição’.

víbora cornuda - labruge - fotografia - exposição - ciência viva - coloradd

centro ciência viva - vila do conde - biodiversidade - exposição - fotografia - fernando ferreira

fernando ferreira - fotografia - coloradd - exposição - centro ciência viva - vila do conde

biodiversidade - exposição - fotografia - vila do conde - fernando ferreira - coloradd

biodiversidade - exposição - fotografia - vila do conde - fernando ferreira - coloradd

Horário

Terça-feira a sábado das 10h00 às 13h00 e das 14h00 às 18h00h

biodiversidade - centro ciência viva - vila do conde - exposição - fotografia - vila do conde - fernando ferreira - coloradd

1ª Página. Clique aqui e veja tudo o que temos para lhe oferecer.vila nova online - 1ª página - notícias - informação - jornal - diário digital generalista de âmbito regional

Imagens: 0, 3, 7) CCV.VCD, 1) André Rolo (Portfolio), 2, 4, 5, 6) Fernando Ferreira

VILA NOVA, o seu diário digital. Conte connosco, nós contamos consigo.

Se chegou até aqui é porque provavelmente aprecia o trabalho que estamos a desenvolver.

VILA NOVA é cidadania e serviço público.

Diário digital generalista de âmbito regional, a VILA NOVA é gratuita para os leitores e sempre será.

No entanto, a VILA NOVA tem custos, entre os quais a manutenção e renovação de equipamento, despesas de representação, transportes e telecomunicações, alojamento de páginas na rede, taxas específicas da atividade, entre outros.

Para lá disso, a VILA NOVA pretende produzir e distribuir cada vez mais e melhor informação, com independência e com a diversidade de opiniões própria de uma sociedade aberta. A melhor forma de o fazermos é dispormos de independência financeira.

Como contribuir e apoiar a VILA NOVA?

Se considera válido o trabalho realizado, não deixe de efetuar o seu simbólico contributo sob a forma de donativo através de mbway, netbanking, multibanco ou paypal.

MBWay: 919983484

NiB: 0065 0922 00017890002 91

IBAN: PT 50 0065 0922 00017890002 91

BIC/SWIFT: BESZ PT PL

Paypal: pedrocosta@vilanovaonline.pt

Envie-nos os seus dados e na volta do correio receberá o respetivo recibo para efeitos fiscais ou outros.

Gratos pela sua colaboração.

Castanhinha-dos-carvalhos, uma pequena borboleta de olhos negros

Pisco-de-peito-ruivo, uma das aves portuguesas mais ilustres

Lagarto-de-água, um réptil endémico de aspeto robusto e curioso

Publicidade | VILA NOVA: deixe aqui a sua Marca

Pub

Acerca do Autor

Comente este artigo

Only registered users can comment.