Henrique Pereira, ex-aluno do curso de Eletrónica, Automação e Comando da Escola Profissional CIOR, foi o vencedor, na categoria indústria, do concurso “O meu projeto é empreendedor”, com o projeto concebido no âmbito da sua prova de aptidão profissional: Sistema de Gestão, Controlo e Automação de Recursos Elétricos no edifício da CIOR.
A sessão solene e cerimónia de entrega de prémios teve lugar na Casa do Território, no Parque da Devesa, em Famalicão, na tarde desta sexta-feira, 12 de novembro.
Projeto de Henrique Pereira inova gestão de recursos energéticos
O projeto em questão contribui para uma utilização, monitorização e gestão eficientes da energia nas instalações e equipamentos da Escola nos domínios da iluminação, funcionamento, ar condicionado, sistema de vídeo vigilância e intrusão. Através de um controlador central, composto por um minicomputador e um sistema operativo específico para o efeito, é assegurada toda a gestão, controlo e comunicação entre os inúmeros dispositivos elétricos.
De forma simples, flexível, acessível, mas robusta, o projeto contribui para reduzir consumos com ganhos económicos e ambientais em linha com processos de descarbonização, conforme referiu Henrique Pereira para quem, para além do valor dos 500 euros recebidos, vê no prémio um “reconhecimento e estímulo, mas também um desafio para continuar a inovar e a empreender”.
Refira-se que a CIOR teve também o projeto” Mesa de Vácuo”, do aluno Rúben Loureiro, do curso de Produção Metalomecânica, como um dos 6 finalistas selecionados na mesma categoria.
Rede Famalicão Empreende saber fazer dos alunos e respetivas escolas
Paula Pereira, membro da direção da CIOR, salienta que as sucessivas edições deste projeto enformado por um concurso e promovido pela Câmara Municipal de Famalicão, no âmbito da Rede Famalicão Empreende, lançada em 2014, são uma “oportunidade para que as escolas e os alunos valorizem, cada vez mais o “saber fazer”, baseado no trabalho de projeto, como a dimensão mais favorável para o desenvolvimento de competências multidisciplinares facilitadoras para o ingresso no mercado do trabalho ou prosseguimento de estudos”.
O projeto contou com o apoio financeiro da Arga Tintas.
Alunos da CIOR ensinam a reparar eletrodomésticos na Praça – Famalicão
1ª Página. Clique aqui e veja tudo o que temos para lhe oferecer.
CIOR, projeto educativo com identidade própria completa 30 anos
Famalicão abre candidaturas a Bolsas de Estudo ao Ensino Superior
Imagens: AM
VILA NOVA, o seu diário digital. Conte connosco, nós contamos consigo.
Se chegou até aqui é porque provavelmente aprecia o trabalho que estamos a desenvolver.
A VILA NOVA é cidadania e serviço público.
Diário digital generalista de âmbito regional, a VILA NOVA é gratuita para os leitores e sempre será.
No entanto, a VILA NOVA tem custos, entre os quais a manutenção e renovação de equipamento, despesas de representação, transportes e telecomunicações, alojamento de páginas na rede, taxas específicas da atividade.
Para lá disso, a VILA NOVA pretende produzir e distribuir cada vez mais e melhor informação, com independência e com a diversidade de opiniões própria de uma sociedade aberta.
Como contribuir e apoiar a VILA NOVA?
Se considera válido o trabalho realizado, não deixe de efetuar o seu simbólico contributo sob a forma de donativo através de mbway, netbanking, multibanco ou paypal.
MBWay: 919983484
NiB: 0065 0922 00017890002 91
IBAN: PT 50 0065 0922 00017890002 91
BIC/SWIFT: BESZ PT PL
Paypal: pedrocosta@vilanovaonline.pt
Envie-nos os deus dados e na volta do correio receberá o respetivo recibo para efeitos fiscais ou outros.
Gratos pela sua colaboração.
Dias à Mesa regressam a Famalicão com sabores reconfortantes
‘Famalicão your place’ em destaque no Portugal Smart Cities Summit