O Município de Vila Nova de Famalicão foi distinguido com a «Bandeira Ética», no âmbito desportivo, uma iniciativa promovida pelo Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ), através do Plano Nacional de Ética no Desporto (PNED). Tal certificação surge em resultado do reconhecimento do trabalho desenvolvido pela autarquia, no que refere à promoção de valores éticos no desporto, assim como, ao nível da inclusão social, desenvolvimento de competências cívicas e responsabilidade social.
A entrega simbólica da distinção aconteceu hoje ao presidente da Câmara Municipal de Famalicão, Paulo Cunha, nos Paços do Concelho, pela mão do diretor regional do norte do IPDJ, Vítor Dias.
A atribuição teve como base o trabalho desenvolvido pela autarquia na área do desporto, cujo vereador é Mário Passos, também presente na cerimónia, nomeadamente, na sua vertente de promoção de valores positivos nas diversas modalidade e faixas etárias, ancorados no «Programa de Promoção de Valores Éticos no Desporto».
Combater o bullying e o doping e promover o fairplay
Neste enquadramento, o município famalicense lançou recentemente a campanha «Ética no Desporto», composta por um conjunto de mensagens de sensibilização para o combate ao bullying e ao doping, a promoção do fairplay, entre outras, com o objetivo de despertar a atenção dos agentes desportivos, e de toda a comunidade local, para a importância da adoção de comportamentos éticos durante a prática desportiva.
Refira-se que os programas desportivos desenvolvidos pelo município, nomeadamente «Mais e Melhores Anos» – destinado a seniores -, «Cota Social Desportiva», «Desporto Adaptado», «Famalicão em Forma», entre muitos outros, são desenvolvidos tendo sempre ciente a importância da sensibilização para a ética desportiva, tratando-se de um assunto transversalmente explorado nas atividades municipais.
PNED promove valores éticos no Desporto
O PNED é uma iniciativa governamental, que promove um conjunto de ações estruturadas e planificadas, que visam divulgar e promover a vivência dos valores éticos inerentes à prática desportiva como a verdade, o respeito, a responsabilidade, a amizade, a cooperação, entre muitos outros. A «Bandeira da Ética» consiste na certificação e promoção dos valores éticos no desporto, sendo que a obtenção da acreditação depende da aplicação de boas práticas desportivas comprovadas.
Atualmente, este programa conta com cerca de 1472 entidades registadas na sua plataforma tecnológica e comprometidas com a ética no desporto, sendo que 412 destas já se encontram certificadas com a «Bandeira da Ética», incluindo o Município de Famalicão. A referida plataforma serve como mecanismo de rede colaborativa, onde são partilhadas as boas práticas das instituições nela integradas, tendo em vista a melhoria contínua dos seus processos internos e da comunicação externa.
Famalicão reconhecido como Município Amigo do Desporto pelas mais diversas entidades
A autarquia famalicense recebeu, em 2020, pelo quarto ano consecutivo, o diploma de «Município Amigo do Desporto», uma distinção atribuída pela Associação Portuguesa de Gestão do Desporto (APOGESD) em parceria com a Cidade Social e com o apoio institucional da República Portuguesa. Ainda no âmbito deste programa, a autarquia famalicense foi também distinguida com o segundo lugar no concurso «Presença Digital do Desporto e da Atividade Física» e viu reconhecidas as atividades, promovidas em tempos de pandemia, ao receber a distinção «Recomendada» no concurso «Intervenção COVID-19 no Desporto e na Atividade Física».
Famalicão homenageia cidadãos, empresas e instituições com Visão’25
1ª Página. Clique aqui e veja tudo o que temos para lhe oferecer.
Imagens: M VNF
VILA NOVA, o seu diário digital
Se chegou até aqui é porque provavelmente aprecia o trabalho que estamos a desenvolver.
A VILA NOVA é cidadania e serviço público.
Diário digital generalista de âmbito regional, a VILA NOVA é gratuita para os leitores e sempre será.
No entanto, a VILA NOVA tem custos, entre os quais a manutenção e renovação de equipamento, despesas de representação, transportes e telecomunicações, alojamento de páginas na rede, taxas específicas da atividade.
Para lá disso, a VILA NOVA pretende produzir e distribuir cada vez mais e melhor informação, com independência e com a diversidade de opiniões própria de uma sociedade aberta.
Como contribuir e apoiar a VILA NOVA?
Se considera válido o trabalho realizado, não deixe de efetuar o seu simbólico contributo sob a forma de donativo através de mbway, netbanking, multibanco ou paypal.
MBWay: 919983484
NiB: 0065 0922 00017890002 91
IBAN: PT 50 0065 0922 00017890002 91
BIC/SWIFT: BESZ PT PL
Paypal: pedrocosta@vilanovaonline.pt
Envie-nos os deus dados e na volta do correio receberá o respetivo recibo para efeitos fiscais ou outros.
Gratos pela sua colaboração.
*