Promoção de valores éticos desportivos na base da certificação pelo IPDJ

Famalicão recebe Bandeira da Ética pela atuação na área do Desporto

Famalicão recebe Bandeira da Ética pela atuação na área do Desporto

Pub

 

 

O Município de Vila Nova de Famalicão foi distinguido com a «Bandeira Ética», no âmbito desportivo, uma iniciativa promovida pelo Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ), através do Plano Nacional de Ética no Desporto (PNED). Tal certificação surge em resultado do reconhecimento do trabalho desenvolvido pela autarquia, no que refere à promoção de valores éticos no desporto, assim como, ao nível da inclusão social, desenvolvimento de competências cívicas e responsabilidade social.

A entrega simbólica da distinção aconteceu hoje ao presidente da Câmara Municipal de Famalicão, Paulo Cunha, nos Paços do Concelho, pela mão do diretor regional do norte do IPDJ, Vítor Dias.

A atribuição teve como base o trabalho desenvolvido pela autarquia na área do desporto, cujo vereador é Mário Passos, também presente na cerimónia, nomeadamente, na sua vertente de promoção de valores positivos nas diversas modalidade e faixas etárias, ancorados no «Programa de Promoção de Valores Éticos no Desporto».

Combater o bullying e o doping e promover o fairplay

Neste enquadramento, o município famalicense lançou recentemente a campanha «Ética no Desporto»,  composta por um conjunto de mensagens de sensibilização para o combate ao bullying e ao doping, a promoção do fairplay, entre outras, com o objetivo de despertar a atenção dos agentes desportivos, e de toda a comunidade local, para a importância da adoção de comportamentos éticos durante a prática desportiva.

Refira-se que os programas desportivos desenvolvidos pelo município, nomeadamente «Mais e Melhores Anos» – destinado a seniores -, «Cota Social Desportiva», «Desporto Adaptado», «Famalicão em Forma», entre muitos outros, são desenvolvidos tendo sempre ciente a importância da sensibilização para a ética desportiva, tratando-se de um assunto transversalmente explorado nas atividades municipais.

PNED promove valores éticos no Desporto

O PNED é uma iniciativa governamental, que promove um conjunto de ações estruturadas e planificadas, que visam divulgar e promover a vivência dos valores éticos inerentes à prática desportiva como a verdade, o respeito, a responsabilidade, a amizade, a cooperação, entre muitos outros. A «Bandeira da Ética» consiste na certificação e promoção dos valores éticos no desporto, sendo que a obtenção da acreditação depende da aplicação de boas práticas desportivas comprovadas.

Atualmente, este programa conta com cerca de 1472 entidades registadas na sua plataforma tecnológica e comprometidas com a ética no desporto, sendo que 412 destas já se encontram certificadas com a «Bandeira da Ética», incluindo o Município de Famalicão. A referida plataforma serve como mecanismo de rede colaborativa, onde são partilhadas as boas práticas das instituições nela integradas, tendo em vista a melhoria contínua dos seus processos internos e da comunicação externa.

Famalicão reconhecido como Município Amigo do Desporto pelas mais diversas entidades

A autarquia famalicense recebeu, em 2020, pelo quarto ano consecutivo, o diploma de «Município Amigo do Desporto», uma distinção atribuída pela Associação Portuguesa de Gestão do Desporto (APOGESD) em parceria com a Cidade Social e com o apoio institucional da República Portuguesa. Ainda no âmbito deste programa, a autarquia famalicense foi também distinguida com o segundo lugar no concurso «Presença Digital do Desporto e da Atividade Física» e viu reconhecidas as atividades, promovidas em tempos de pandemia, ao receber a distinção «Recomendada» no concurso «Intervenção COVID-19 no Desporto e na Atividade Física».

Famalicão homenageia cidadãos, empresas e instituições com Visão’25

1ª Página. Clique aqui e veja tudo o que temos para lhe oferecer.vila nova online - 1ª página - finanças - europa - prr - joão leão - primeiro pagamento

governo - secam - ambiente - praia segura - prr

Mário Passos consegue vitória inequívoca em Famalicão

Nuno Melo anuncia candidatura à liderança do CDS

Imagens: M VNF

VILA NOVA, o seu diário digital

Se chegou até aqui é porque provavelmente aprecia o trabalho que estamos a desenvolver.

VILA NOVA é cidadania e serviço público.

Diário digital generalista de âmbito regional, a VILA NOVA é gratuita para os leitores e sempre será.

No entanto, a VILA NOVA tem custos, entre os quais a manutenção e renovação de equipamento, despesas de representação, transportes e telecomunicações, alojamento de páginas na rede, taxas específicas da atividade.

Para lá disso, a VILA NOVA pretende produzir e distribuir cada vez mais e melhor informação, com independência e com a diversidade de opiniões própria de uma sociedade aberta.

Como contribuir e apoiar a VILA NOVA?

Se considera válido o trabalho realizado, não deixe de efetuar o seu simbólico contributo sob a forma de donativo através de mbway, netbanking, multibanco ou paypal.

MBWay: 919983484

NiB: 0065 0922 00017890002 91

IBAN: PT 50 0065 0922 00017890002 91

BIC/SWIFT: BESZ PT PL

Paypal: pedrocosta@vilanovaonline.pt

Envie-nos os deus dados e na volta do correio receberá o respetivo recibo para efeitos fiscais ou outros.

Gratos pela sua colaboração.

*

Guimarães promove turismo na EXPOvacaciones em Bilbau

Canal Intercetor de Esposende inicia pleno funcionamento

Pub

About Author

Write a Comment

Only registered users can comment.