Investimento de cerca de 5 milhões de euros procura prevenir situações críticas no âmbito do Plano de Gestão de Riscos de Inundação

Canal Intercetor de Esposende inicia pleno funcionamento

Canal Intercetor de Esposende inicia pleno funcionamento

Pub

 

 

Está concluída a execução da última passagem hidráulica do canal intercetor de Esposende. A execução desta passagem teve obrigatoriamente que ser feita no período de verão, de modo a estar operacional no inverno. Reabriu, por isso, ao trânsito o troço da Estrada Nacional 103-1, entre a Senhora da Saúde e a zona industrial.

Prevenir inundações em Esposende

Com a conclusão desta passagem dá-se por concluído o processo de construção do canal no que toca à componente hidráulica para prevenir inundações na cidade de Esposende. Com uma extensão de 4,5 quilómetros, o canal intercetor apresenta dois pontos de descarga – um a norte, em Cepães, nas Marinhas, outro a sul da cidade, a jusante da ponte D. Luís Filipe, em Fão.

A instalação deste sistema deve-se ao facto de Esposende ser considerada uma das 22 zonas críticas identificadas em Portugal Continental, no âmbito do Plano de Gestão de Riscos de Inundação, elaborado pela Agência Portuguesa do Ambiente. A obra correspondeu a um investimento de cerca de 5 milhões de euros, incluindo a aquisição e/ou expropriações de terrenos.

O Presidente da Câmara Municipal de Esposende, Benjamim Pereira, sublinha que “esta obra terá grande impacto na proteção da zona urbana de Esposende, protegendo-a das cheias, mas também contribuirá para um novo desenho na ocupação dos solos, com nova imagem urbana, criando um anel verde em torno da cidade”. Paralelo ao canal, estende-se um percurso que completa um circuito de visitação e prática desportiva que liga com a Ecovia do Litoral Norte e o futuro Parque da cidade.

Setembro, início do ano hidrológico

Considerando que se inicia, este mês, o ano hidrológico, Benjamim Pereira refere a necessidade de as populações estarem preparadas para prevenir a precipitação com a adoção de medidas de preparação e autoproteção. Neste sentido, é fundamental garantir a desobstrução dos sistemas de escoamento de águas pluviais dos quintais, ou varandas e a limpeza de sarjetas, algerozes e caleiras dos telhados das habitações. Impõe-se também desobstruir as linhas de água que passam junto das habitações, a revisão dos sistemas de bombagem e a reposição de coberturas de edifícios em obras.

1ª Página. Clique aqui e veja tudo o que temos para lhe oferecer.vila nova online - 1ª página - finanças - europa - prr - joão leão - primeiro pagamento

governo - secam - ambiente - praia segura - prr

Esposende lança concurso para postos de carregamento elétricos

Esposende investe quase 750 mil euros em transporte escolar

Campeão de karaté Joninhas Vilar lança canal no Youtube

Imagem: M EPS

*

VILA NOVA, o seu diário digital

Se chegou até aqui é porque provavelmente aprecia o trabalho que estamos a desenvolver.

VILA NOVA é cidadania e serviço público.

Diário digital generalista de âmbito regional, a VILA NOVA é gratuita para os leitores e sempre será.

No entanto, a VILA NOVA tem custos, entre os quais a manutenção e renovação de equipamento, despesas de representação, transportes e telecomunicações, alojamento de páginas na rede, taxas específicas da atividade.

Para lá disso, a VILA NOVA pretende produzir e distribuir cada vez mais e melhor informação, com independência e com a diversidade de opiniões própria de uma sociedade aberta.

Como contribuir e apoiar a VILA NOVA?

Se considera válido o trabalho realizado, não deixe de efetuar o seu simbólico contributo sob a forma de donativo através de mbway, netbanking, multibanco ou paypal.

MBWay: 919983484

NiB: 0065 0922 00017890002 91

IBAN: PT 50 0065 0922 00017890002 91

BIC/SWIFT: BESZ PT PL

Paypal: pedrocosta@vilanovaonline.pt

Obs: envie-nos os deus dados e na volta do correio receberá o respetivo recibo para efeitos fiscais ou outros.

Gratos pela sua colaboração.

*

Mote para a Igualdade de Género: prevenir, sensibilizar, educar

Publicidade | VILA NOVA: deixe aqui a sua Marca

Pub

About Author

Write a Comment

Only registered users can comment.