Investimento de cerca de 5 milhões de euros procura prevenir situações críticas no âmbito do Plano de Gestão de Riscos de Inundação
Canal Intercetor de Esposende inicia pleno funcionamento

Pub
Está concluída a execução da última passagem hidráulica do canal intercetor de Esposende. A execução desta passagem teve obrigatoriamente que ser feita no período de verão, de modo a estar operacional no inverno. Reabriu, por isso, ao trânsito o troço da Estrada Nacional 103-1, entre a Senhora da Saúde e a zona industrial.
Prevenir inundações em Esposende
Com a conclusão desta passagem dá-se por concluído o processo de construção do canal no que toca à componente hidráulica para prevenir inundações na cidade de Esposende. Com uma extensão de 4,5 quilómetros, o canal intercetor apresenta dois pontos de descarga – um a norte, em Cepães, nas Marinhas, outro a sul da cidade, a jusante da ponte D. Luís Filipe, em Fão.
A instalação deste sistema deve-se ao facto de Esposende ser considerada uma das 22 zonas críticas identificadas em Portugal Continental, no âmbito do Plano de Gestão de Riscos de Inundação, elaborado pela Agência Portuguesa do Ambiente. A obra correspondeu a um investimento de cerca de 5 milhões de euros, incluindo a aquisição e/ou expropriações de terrenos.
O Presidente da Câmara Municipal de Esposende, Benjamim Pereira, sublinha que “esta obra terá grande impacto na proteção da zona urbana de Esposende, protegendo-a das cheias, mas também contribuirá para um novo desenho na ocupação dos solos, com nova imagem urbana, criando um anel verde em torno da cidade”. Paralelo ao canal, estende-se um percurso que completa um circuito de visitação e prática desportiva que liga com a Ecovia do Litoral Norte e o futuro Parque da cidade.
Setembro, início do ano hidrológico
Considerando que se inicia, este mês, o ano hidrológico, Benjamim Pereira refere a necessidade de as populações estarem preparadas para prevenir a precipitação com a adoção de medidas de preparação e autoproteção. Neste sentido, é fundamental garantir a desobstrução dos sistemas de escoamento de águas pluviais dos quintais, ou varandas e a limpeza de sarjetas, algerozes e caleiras dos telhados das habitações. Impõe-se também desobstruir as linhas de água que passam junto das habitações, a revisão dos sistemas de bombagem e a reposição de coberturas de edifícios em obras.
1ª Página. Clique aqui e veja tudo o que temos para lhe oferecer.
Esposende lança concurso para postos de carregamento elétricos
Imagem: M EPS
*
VILA NOVA, o seu diário digital
Se chegou até aqui é porque provavelmente aprecia o trabalho que estamos a desenvolver.
A VILA NOVA é cidadania e serviço público.
Diário digital generalista de âmbito regional, a VILA NOVA é gratuita para os leitores e sempre será.
No entanto, a VILA NOVA tem custos, entre os quais a manutenção e renovação de equipamento, despesas de representação, transportes e telecomunicações, alojamento de páginas na rede, taxas específicas da atividade.
Para lá disso, a VILA NOVA pretende produzir e distribuir cada vez mais e melhor informação, com independência e com a diversidade de opiniões própria de uma sociedade aberta.
Como contribuir e apoiar a VILA NOVA?
Se considera válido o trabalho realizado, não deixe de efetuar o seu simbólico contributo sob a forma de donativo através de mbway, netbanking, multibanco ou paypal.
MBWay: 919983484
NiB: 0065 0922 00017890002 91
IBAN: PT 50 0065 0922 00017890002 91
BIC/SWIFT: BESZ PT PL
Paypal: pedrocosta@vilanovaonline.pt
Obs: envie-nos os deus dados e na volta do correio receberá o respetivo recibo para efeitos fiscais ou outros.
Gratos pela sua colaboração.
*
Mote para a Igualdade de Género: prevenir, sensibilizar, educar
Pub
Acerca do Autor
Artigos Relacionados

1700 famílias das freguesias de Agrela, Água Longa, Carreira, Guimarei e Lamelas irão beneficiar deste investimento
Santo Tirso anuncia instalação de rede de abastecimento de água no Vale do Leça

‘O Mapeador de Ausências’ preferido do júri do galardão esposendense em 2021 pela abordagem madura e sensível do passado colonial e pós-colonial de Moçambique
Mia Couto vence 3ª edição do Prémio Literário Manuel de Boaventura

Voluntariado ajuda a cumprir objetivos ODS mediante justa distribuição de bens a famílias carenciadas
Novas instalações da loja social da ‘Rede + Colaborativa’ em Esposende

Usufruir do serviço de empréstimo domiciliário de livros e filmes no concelho de Esposende
Biblioteca Municipal Manuel de Boaventura desconfina serviço

Mostra de documentários de Carlos Eduardo Viana arranca esta Segunda-feira no Teatro Municipal Sá de Miranda
Projecto Alto Minho 4D – Viagem no Tempo apresentado em Viana do Castelo

Investimento de 600 mil euros irá permitir a consolidação do monumento, bem como a recuperação da sua envolvente com a criação de áreas de lazer e espaços verdes
Póvoa de Varzim vai restaurar Aqueduto de Santa Clara em Argivai
Comente este artigo
Only registered users can comment.