Investimento de 26 milhões de euros em obras, materializado em diversas soluções e diferentes tipologias de habitação

Nova Estratégia Local de Habitação da Póvoa de Varzim favorece mais de 1000 pessoas

Nova Estratégia Local de Habitação da Póvoa de Varzim favorece mais de 1000 pessoas

Pub

 

 

 

Com vista a fixar população no concelho, a Póvoa de Varzim lançou recentemento uma Estratégia Local de Habitação, integrada no recém-apresentado Plano Estratégico 2020/2030. Como objetivo primordial por trás de um investimento previsto de 26 milhões de euros encontra-se o desígnio de proporcionar a todos os poveiros uma habitação condigna, com dimensão adequada, com condições de higiene e conforto e que preserve a intimidade pessoal e a privacidade familiar.


 

Sendo o direito à habitação um direito consagrado na Constituição da República portuguesa sob o princípio de que todos os cidadãos têm direito a uma habitação condigna, de dimensão adequada, em condições de higiene e conforto, que preserve a intimidade pessoal e a privacidade familiar, a Póvoa de Varzim decidiu dedicar a este relevante setor social uma parte do recém-apresentado Plano Estratégico 2020/2030. Nesse sentido, decidiu propor a implementação de uma respostas que se pretendem eficazes no sentido de resolver os problemas habitacionais locais.

A Estratégia Local de Habitação da Póvoa de Varzim será implementada através do investimento na construção de habitação a custos controlados, para aquisição ou arrendamento, do reforço dos apoios à requalificação de edifícios devolutos com o objetivo de atrair novos públicos e atividades comerciais para os centros urbanos e, ainda, do alargamento do acesso à habitação assistida para a terceira idade e aos apoios para a adaptação de espaços para pessoas com incapacidade ou mobilidade reduzida.

Investimento de 26 milhões de euros beneficiará mais de mil pessoas

A proposta para a Póvoa de Varzim abrange um investimento total previsto de 26 milhões de euros, verba que será alocada à materialização de diversas soluções e diferentes tipologias de habitação: construção de novos fogos de habitação social municipal; regime de arrendamento apoiado para agregados de núcleos precários e degradados; criação de unidades co-housing para situações de risco e emergência social; programa de apoio à habitação e à reabilitação; etc.

Se considerarmos a medida complementar à ELH de construção de 150 habitações para jovens a custos controlados, proposta pelo Município da Póvoa de Varzim, percebemos que este investimento irá acautelar a proteção do direito à habitação de cerca de 1043 residentes do nosso concelho.

Em busca da verdade: menos palavreado e mais ação

1ª Página. Clique aqui e veja tudo o que temos para lhe oferecer.

Corpo fit: como obtê-lo em 2021

‘Casa Feliz’ apoia cerca de 250 famílias em Famalicão

Imagens: M PVZ

**

VILA NOVA: conte connosco, nós contamos consigo.

Se chegou até aqui é porque considera válido o trabalho realizado.

Apoie a VILA NOVA. Efetue um contributo sob a forma de donativo através de netbanking, multibanco ou mbway.

NiB: 0065 0922 00017890002 91

IBAN: PT 50 0065 0922 00017890002 91 — BIC/SWIFT: BESZ PT PL

MBWay: 919983484

Envie-nos os seus dados fiscais. Na volta do correio, receberá o respetivo recibo.

Gratos pelo seu apoio e colaboração.

*

Pub

About Author

Related Articles

Write a Comment

Only registered users can comment.