Partido alerta para contradições de maiores partidos políticos em relação a este assunto

PCP Esposende continuará a lutar em defesa da reposição das freguesias

PCP Esposende continuará a lutar em defesa da reposição das freguesias

Pub

 

 

O Partido Comunista Português (PCP) continuará a lutar em defesa da reposição das freguesias, ” de acordo com a vontade das populações”, inclusive na Assembleia da República, onde recentemente, mesmo contrariamente à vontade de boa parte das populações, as freguesias não foram repostas por falta de vontade política de quase todos os partidos. “A posição expressa em centenas e centenas de moções, abaixo-assinados, petições e ações de luta de norte a sul do País saiu, assim, gorada”, salienta a Comissão Concelhia de Esposende.

“Honrando os compromissos assumidos com as populações”, o PCP Esposende garante que continuará a “lutar em defesa da reposição das freguesias de acordo com a vontade das populações”, alertando para posições contraditórias dos dois maiores partidos políticos – Partido Socialista e Partido Social Democrata – que na Assembleia Municipal de Esposende apresentam Moções defendendo a desagregação das freguesias, quando os mesmos partidos chumbam na Assembleia da República as propostas que a defendem?

De facto, em 11 de março, o PCP apresentou uma iniciativa legislativa para a reposição das freguesias a tempo do próximo ato eleitoral para as autarquias locais. Mas o Governo, por um lado, com a entrega tardia da Proposta de Lei na Assembleia da República, e PS e PSD, por outro, “procuraram protelar o normal andamento dos trabalhos na comissão” e “impediram, com o chumbo da proposta do PCP, um processo legislativo em tempo útil” que permitisse a reposição das freguesias.

De 4 050 para 2 882 freguesias

Em 2012, num processo conduzido pela Unidade Técnica para a Reorganização Administrativa do Território, foi legislada a reorganização administrativa territorial das freguesias, prescrevendo o Governo de então a redução do número de freguesias de 4.050 para 2.882. Este redesenho do mapa administrativo das freguesias resultou da aplicação de critérios essencialmente numéricos que comm frequência ignoraram o enquadramento geográfico e especificidades territoriais.

1ª Página. Clique aqui e veja tudo o que temos para lhe oferecer.

Território | Esposende e DST unem esforços no lançamento das fundações para o futuro de uma cidade mais inteligente

Imagem: Thiery Meier/Unsplash + Mário Fernandes + PCP / ed VN

**

VILA NOVA: conte connosco, nós contamos consigo.

Se chegou até aqui é porque considera válido o trabalho realizado.

Apoie a VILA NOVA. Efetue um contributo sob a forma de donativo através de netbanking, multibanco ou mbway.

NiB: 0065 0922 00017890002 91
IBAN: PT 50 0065 0922 00017890002 91
BIC/SWIFT: BESZ PT PL
MBWay: 919983484

Envie-nos os seus dados fiscais. Na volta do correio, receberá o respetivo recibo.

Gratos pelo seu apoio e colaboração.

*

Pub

Categorias: Esposende, Política

About Author

Write a Comment

Only registered users can comment.