Jorge Sousa Braga lança ‘A Matéria Escura’

Jorge Sousa Braga lança ‘A Matéria Escura’

Pub

 

 

“O cérebro tem dez milhões de células em contacto
umas com as outras e dez triliões de conexões

Tanta conexão
e tanta solidão”

‘A Matéria Escura’ segue-se a ‘O Novíssimo Testamento’

Galáxias distantes, enxames de estrelas, quasares, poemas quânticos, princípios de incerteza. Sobretudo acerca daquilo que nos rodeia: «Olhar uma pedra / até que ela / floresça // Ao redor / duma pedra / azáleas vermelhas». A Matéria Escura e Outros Poemas é o mais recente livro de poesia de Jorge Sousa Braga, publicado pela editora Assírio e Alvim. O novo livro marca o fim de um longo interregno, após a publicação de O Novíssimo Testamento e Outros Poemas, em 2012.

Poesia de sabor irresistível

Sobre a obra de de Jorge Sousa Braga, Carlos Mendonça Lopes, no seu blogue ‘vício de poesia‘, refere que “há sobretudo três  motivos que me fazem gostar de muitos dos poemas que escreveu: a concisão do verso, a cultura que subjaz aos poemas, e o não fugir no assunto à crueza da vida. O modo corrosivo de ecos surrealizantes como nos conta a vida em alguns dos poemas acrescenta um sabor irresistível a esta poesia. Em vários poemas da reduzida escolha de hoje o absurdo reina em grande esplendor. Os poemas dispensam comentários de intermediação e aí ficam”.

Jorge Sousa Braga, médico e poeta

Jorge Sousa Braga, autor de poemas repletos de simbologias e palavras apaixonadas, nasceu em 1957 em Cervães e concluiu o curso de Medicina da Universidade do Porto em 1981 com a especialidade de Obstetrícia/Ginecologia. Iniciou a sua carreira profissional no Hospital de Santo António, no Porto. Tem vindo a trabalhar na consulta de casos de esterilidade/infertilidade.

Autor de uma vasta obra poética, no meio da qual se destaca O Poeta Nu, tem participado também em numerosas antologias, como organizador e/ou tradutor, e tem-se dedicado à escrita de livros infantis. O seu Herbário foi distinguido com o Grande Prémio Gulbenkian de Literatura Infantil.

Imagem: AA

Pub

Categorias: Literatura, Livros, Poesia

Acerca do Autor

Comente este artigo

Only registered users can comment.