Em projeto anunciado na Web Summit, Portugal e China vão criar, em 2019, um laboratório tecnológico direcionado para a construção de microssatélites e observação dos oceanos, um investimento público-privado de 50 milhões de euros a cinco anos. Há, desde já, catorze consórcios internacionais com interesse na construção da base para lançamento dos referidos microssatélites na Ilha de Santa Maria, nos Açores, a partir de 2021.
‘STARlab’ deverá incentivar a abertura de centros científicos e tecnológicos em Portugal e na China, neste caso em Xangai
Portugal e China criam laboratório para o espaço e os oceanos

Pub
O ministro da Ciência, Tecnologia e do Ensino Superior, Manuel Heitor, declarou que o ‘STARlab’, que estará a funcionar em pleno em março, terá dois polos, um em Matosinhos e outro em Peniche.
O anúncio foi feito pelo Ministro da Ciência e do Ensino Superior quase uma semana depois de ter terminado o prazo para empresas e entidades lançarem propostas no âmbito de um concurso público internacional lançado em setembro, que serviu para sentir o interesse do mercado.
O ministro da Ciência e Tecnologia, Manuel Heitor, espera ter um consórcio vencedor até maio do próximo ano. Segue-se um período de dois anos de concessão e construção, esperando-se que no verão de 2021 possam ocorrer os primeiros lançamentos.
Trata-se de um investimento global de 50 milhões de euros a cinco anos, repartido em partes iguais entre Portugal e a China, sendo que o financiamento português, de 25 milhões de euros, será público e privado.
O ministro adiantou que o investimento será canalizado sobretudo para o emprego qualificado, designadamente de engenheiros, e para a produção de microssatélites, setor no qual a China, assinalou, tem crescido.
‘STARLab’ promoverá abertura de novos centros científicos
Manuel Heitor exemplificou que o laboratório irá “desenvolver microssatélites em interligação com sensores em terra e no mar” que possam medir “as condições atmosféricas e a humidade do solo”, essenciais para a agricultura, e fazer observações oceânicas.
A criação do ‘STARLab’ será formalizada com assinatura de um protocolo entre os dois países durante a visita oficial do Presidente chinês, Xi Jinping, a Portugal, prevista para dezembro.
O laboratório resulta de uma colaboração entre a Fundação para a Ciência e Tecnologia, a empresa aeroespacial Tekever e o Centro de Engenharia e Desenvolvimento de Produto, que tem projetos na área da vigilância marítima e exploração do mar profundo, e a Academia de Ciências Chinesa, através dos institutos de microssatélites e de oceanografia.
De acordo com um comunicado do Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, o ‘STARlab’ deverá incentivar a abertura de centros científicos e tecnológicos em Portugal e na China, neste caso em Xangai.
1ª Página. Clique aqui e veja tudo o que temos para lhe oferecer.
Imagens: DR
VILA NOVA, o seu diário digital. Conte connosco, nós contamos consigo.
Se chegou até aqui é porque provavelmente aprecia o trabalho que estamos a desenvolver.
A VILA NOVA é cidadania e serviço público.
Diário digital generalista de âmbito regional, a VILA NOVA é gratuita para os leitores e sempre será.
No entanto, a VILA NOVA tem custos, entre os quais a manutenção e renovação de equipamento, despesas de representação, transportes e telecomunicações, alojamento de páginas na rede, taxas específicas da atividade, entre outros.
Para lá disso, a VILA NOVA pretende produzir e distribuir cada vez mais e melhor informação, com independência e com a diversidade de opiniões própria de uma sociedade aberta. A melhor forma de o fazermos é dispormos de independência financeira.
Como contribuir e apoiar a VILA NOVA?
Se considera válido o trabalho realizado, não deixe de efetuar o seu simbólico contributo sob a forma de donativo através de mbway, netbanking, multibanco ou paypal.
MBWay: 919983484
NiB: 0065 0922 00017890002 91
IBAN: PT 50 0065 0922 00017890002 91
BIC/SWIFT: BESZ PT PL
Paypal: pedrocosta@vilanovaonline.pt
Envie-nos os seus dados e na volta do correio receberá o respetivo recibo para efeitos fiscais ou outros.
Visite também os nossos anunciantes.
Gratos pela sua colaboração.
Pub
Acerca do Autor
Artigos Relacionados

‘Uma caraterística importante que ajuda na sua identificação são as manchas cor de vinho que vemos nalgumas delas’
‘Cotoneaster horizontalis Decne’ e ‘Cotoneaster lacteus Medik’ – plantas tão parecidas que até se confundem

‘Doença óssea silenciosa, sem sintomas, manifesta-se sobretudo em mulheres, mas também em homens de idade mais avançada’
Osteoporose: o que é, como saber se tenho, o que fazer para evitar e tratar

Autores dão a conhecer projeto em torno de um dos mais relevantes sistemas de captação energética do nosso tempo esta sexta-feira, 23 de outubro, na Casa das Artes de Famalicão
Mário Passos e Joaquim Carneiro lançam ‘Sistemas Fotovoltaicos’
Comente este artigo
Only registered users can comment.