Mário Passos, o presidente da Câmara de Famalicão, no Dia Internacional do Voluntariado, marcou presença e colaborou com algumas das mais relevantes associações de solidariedade social do Concelho – Dar-as-Mãos, Refood e Associação de Voluntariado Hospitalar do Hospital de S. João de Deus, onde assumiu o papel de voluntário durante algumas horas e deixou o seu apoio pessoal e da autarquia.
Esta segunda-feira, 5 de dezembro, Mário Passos quis contactar e conhecer de perto a dinâmica destas instituições que, com a entrega e dedicação dos seus voluntários, apoiam diariamente os menos bafejados pela sorte.
“O trabalho de associações como a Dar-as-Mãos e a Refood engrandece o nosso concelho. São o exemplo da força transformadora que o voluntariado pode ter na vida de uma comunidade”, disse o autarca, satisfeito pela forma como aqui se trabalha em prol destas pessoas.
Dar-as-Mãos e Refood, duas instituições-chave na solidariedade social em Famalicão
A associação Dar-as-Mãos, que conta com um apoio anual da autarquia num valor aproximado a 100 mil euros, tem como objetivo promover e contribuir para a integração social e comunitária de pessoas em situação de carência sócio-económica. Para concretizar o seu propósito, foi implementando várias respostas sociais: o atendimento social e apoio comunitário, a cantina e balneário social, a unidade de sem-abrigo e o Banco Alimentar. A Dar-as-Mãos serve diariamente cerca de 70 refeições e distribui mais de meia centena de cabazes alimentares por mês, entre outros apoios. A loja social da associação é também muito procurada em busca de vestuário e outros bens de necessidade para as famílias com dificuldades financeiras.
Já a Refood, que anualmente recebe um apoio municipal de 20 mil euros, é um projeto sem fins lucrativos que redireciona refeições para pessoas carenciadas. O projeto, que pretende assegurar a distribuição imediata dos excedentes dos restaurantes, cantinas e supermercados àqueles que mais necessitam, apoia atualmente 219 pessoas, num total superior a mais de 4 mil refeições mensais distribuídas gratuitamente.
Mário Passos encerrou esta jornada dedicada ao Voluntariado marcando presença num encontro de voluntários do Banco Municipal de Voluntariado que decorreu na Casa da Juventude de Famalicão.
Mário Passos visita o Centro Hospitalar do Médio Ave
O presidente da Câmara assinalou ainda o Dia Internacional do Voluntariado reuniu com a direção e voluntários da unidade hospitalar famalicense tendo realizado a entrega de vários equipamentos de apoio à Associação de Voluntariado Hospitalar do Hospital de S. João de Deus.
O autarca, que se fez acompanhar pela vereadora do Voluntariado, Luísa Azevedo, entregou uma ventoinha de pé, um micro-ondas, uma máquina de café, um mini frigorífico, seis cadeiras sanitárias e seis cadeiras de rodas. Os equipamentos doados pelo Município, no valor de 2 500 euros, “vão trazer uma maior humanização e conforto não só aos doentes, como também a todos os profissionais do CHMA”, referiu. Mário Passos agradeceu ainda “a dedicação e entrega de todos aqueles que de forma autêntica e genuína dedicam o seu tempo a uma determinada causa”.
O Dia Internacional do Voluntariado vai continuar a ser assinalado pelo autarca que, nesta segunda-feira participará também numa ação de voluntariado nas associações Dar-as-Mãos e Refood e num encontro de voluntários do Banco Municipal de Voluntariado marcado para as 21h30, na Casa da Juventude.
1ª Página. Clique aqui e veja tudo o que temos para lhe oferecer.
Imagens: MVNF
‘Unidos contra o Desperdício’: aproveitar alimentos malbaratados
ReFOOD. ‘Acabar com desperdício alimentar e ajudar os que mais precisam’