A idade de alguns e algumas de nós deve permitir recordar que na nossa infância havia uma designação que representava aquilo que, no nosso dia a dia, deveria significar um alerta: STOP, isto é, “Se tens olhos, pára”.
Contudo, diariamente, o nosso concelho de Famalicão tem sido palco de vários e diferentes tipos de acidentes. Ora são atropelamentos, ora são despistes, ora colisões entre veículos.
Se dúvidas existissem sobre a (in)segurança rodoviária no nosso território, um simples scroll nas redes sociais ou uma leitura minimamente atenta dos jornais online do nosso concelho, depressa ficariam dissipadas e revelariam a necessidade mais do que urgente de agir. Agir em nome da proteção de todos e todas nós.
Recomendação do PAN Famalicão no sentido de mais conhecimento, sensibilização e fiscalização visa reduzir danos corporais e materiais altamente nefastos
Há cerca de 5 meses, o PAN Famalicão, partido que não tem, ainda, assento nos órgãos municipais, desafiou o executivo, através do envio de uma recomendação, a realizar um estudo para identificar as causas dos acidentes rodoviários, assim como que este tivesse a iniciativa de lançar uma campanha de sensibilização destinada a condutores e condutoras e peões.
Deduzo que, à semelhança das demais recomendações, esta deve ter igualmente encontrado o seu sítio de repouso numa gaveta digital qualquer, porventura à espera de que, em momento de campanha, a ideia seja lançada como ideia própria (nada que surpreendesse). Mas até lá, pessoas morrem, pessoas ficam gravemente feridas, danos patrimoniais continuam a ocorrer.
Os acidentes não só causam mortes como geram situações de incapacidade de diferentes níveis e têm efeitos colaterais nefastos nas pessoas com maior proximidade às vítimas. Por outro lado, a segurança pedonal visa não só diminuir os números de atropelamentos e mortes por atropelamento como também oferecer condições para a potencialização da utilização dos meios ativos e sustentáveis de locomoção.
Está na altura, e já peca por tardia, de se agir em três áreas distintas, mas complementares: conhecimento, sensibilização e fiscalização.
Aumentar Zonas 30km/h e vias exclusivamente pedestres
Paralelamente, não menos importante, diria até de igual importância e porventura solução para alguns destes acidentes em Famalicão, é prioritário aumentar progressivamente as vias exclusivamente pedestres ou com eixos cicláveis e ampliar a abrangência das Zonas 30km/h.
Cabe ao executivo famalicense trabalhar no sentido de prevenir níveis alarmantes de sinistralidade
Os acidentes podem e devem ser prevenidos e cabe, também, ao executivo trabalhar nesse sentido. Especialmente quando temos a oportunidade de perante novos projetos de reestruturação, como foi o caso da Av. Eng. Pinheiro Braga e outros, de se garantir que o nível de sinistralidade não regista os números que se têm vindo a registar.
Responsáveis da mobilidade em Famalicão também precisam ouvir “Se tens olhos, pára”
Porque o STOP – “Se tens olhos, pára” -, serve igualmente para, aos dias de hoje, exigir que as várias entidades responsáveis pela mobilidade neste território e região olhem para o que se passa no concelho de Famalicão e parem de ignorar a (in)segurança e sinistralidade rodoviária como se se tratasse de um assunto que não lhes diz respeito.
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La Boétie e a atualidade da obediência consentida dos oprimidos