A +Concreta 23 é o primeiro evento internacional que se dedica à apresentação de de tendências de fabricantes nacionais para o mundo da arquitetura e do design de interiores. Entre os dias 16 e 17 de novembro, a +Concreta 23 vai reunir, no edifício da Alfândega do Porto, os principais atores portugueses das áreas de acabamentos de construção, revestimentos, portas, janelas, equipamento elétrico, domótica, acessórios, pintura, cozinha e banho, para que fiquem a conhecer as últimas tendências apresentadas pelas melhores empresas nacionais. O evento conta com a curadoria do arquiteto Diogo Aguiar e “Futuro é ecológico” é o mote que conduz este encontro.
Exposição busca um ‘futuro mais ecológico’ para a construção em Portugal
Voltado para a arquitetura, o evento vai destacar um tema-chave deste universo: a sustentabilidade ambiental. A +Concreta 23 abraça o tema “Futuro é Ecológico”, consciente da pegada de carbono emitida pelo setor da construção.
“Identificamos como um tema muito atual e a ganhar relevância e o que se pretende é que as abordagens sustentáveis comecem a ser incorporadas em todas as etapas do processo, desde o projeto até a construção. As decisões conscientes de um determinado projeto são tomadas pelos arquitetos, engenheiros e construtores, num todo, de forma a intervir no espaço respeitando a história e a identidade das comunidades. Assim, ao desenvolver este evento exclusivo e inédito, não podíamos deixar de trazer este tema a debate e reflexão”, afirma Amélia Estevão, diretora de Marketing da Exponor.
Assim, o objetivo do evento que se irá desenrolar no icónico edifício reabilitado pelo multipremiado arquitecto Eduardo Souto de Moura passa por dar a conhecer as estratégias e os produtos que os fabricantes e as marcas portugueses estão a desenvolver para contribuírem para a descarbonização da arquitetura num futuro próximo.
+Concreta abraço formato inovador
O formato é inovador, com diversos momentos de partilha e reflexão, com destaque para a criatividade, tendências e novas soluções. A agenda da +Concreta 23 é, por isso, composta por conferências temáticas e sessões técnicas, mas vai diferenciar-se ainda pela realização de um jantar de Networking. Este momento vai reunir alguns expositores e uma seleção dos principais responsáveis de gabinetes de arquitetura, num ambiente mais descontraído e propício a promover e estreitar relações entre os diversos intervenientes.
Diogo Aguiar dirigiu convite a restrito a 50 marcas e empresas nacionais dos setores da arquitectura, construção e design de interiores
A curadoria do evento cabe a Diogo Aguiar, arquiteto e professor na Faculdade de Arquitetura da Universidade do Porto (FAUP). Após representar Portugal em variados eventos internacionais, tal como o Bienal de Veneza 2023, Diogo Aguiar está agora concentrado no conceito deste evento exclusivo.
O formato disruptivo foi criado por profissionais para profissionais. O convite a participar direcionou-se a uma seleção restrita de 50 marcas e empresas nacionais, dos mais variados setores que revestem a área da arquitetura, entre as quais a Tintas Cin, Cânhamor, Torneiras Ofa e Azulima, mas também Avieiros, Tromilux e Efapel, entre outras. A +Concreta 23 ultrapassa ainda as barreiras geográficas, contando igualmente com uma seleção de compradores estrangeiros.
Imagens: +C
Em busca da essência da Arquitetura com Pedro Araújo Napoleão
1ª Página. Clique aqui e veja tudo o que temos para lhe oferecer.
Resposta inovadora na habitação avança com 22 projetos aprovados
Centro Cultural Alberto Carneiro nomeado para prémio internacional Archdaily
1º Direito investe 13 milhões de euros em habitação em Guimarães
Nova Estratégia Local de Habitação da Póvoa de Varzim favorece mais de 1000 pessoas
Novo conceito de Mercado Municipal marca novo ciclo de vida em Famalicão