Aipo do ‘Vale das Lobas’ , do jovem Chef Artur Gomes, foi considerado o prato mais sustentável da competição S. Pellegrino Social Responsibility Award, atribuído pela Sustainable Restaurant Association (Associação de Restaurantes Sustentáveis) em parceria com a San Pellegrino Young Chef Academy, a academia da famosa marca italiana pertencente ao grupo Nestlé.
Artur Gomes destacou-se entre 15 jovens chefs de todo o mundo neste concurso paralelo à grande competição San Pellegrino Young Chef Academy 2022-23 pela confeção do original Aipo do ‘Vale das Lobas’ que foi aquele que melhor traduziu o princípio de que a comida sabe melhor quando resulta de práticas socialmente responsáveis, desta forma veiculando uma mensagem de sustentabilidade.
Jovem Chef Artur Gomes feliz com prémio por brilhante e saborosa vitória
“Recebi o Prémio Mundial de Responsabilidade Social do San Pellegrino Young Chef Academy 2022-23. É uma honra e um orgulho enorme receber este reconhecimento que foi o meu principal objetivo nesta competição. Ao longo desta jornada de 2 anos tive a oportunidade de demonstrar a minha visão do que pode ser a alta gastronomia e o chamado fine dining acreditando veementemente que a verdadeira Sustentabilidade se baseia em 3 pilares: a Ambiental, a Financeira e a Social”, declarou, com enorme satisfação, Artur Gomes após ter conhecimento desta brilhante e saborosa vitória.
Concurso da Academia San Pellegrino para Jovens Chefs premeia três grandes categorias: Responsabilidade Social, Conexão na Gastronomia, e Comida para o Pensamento
Uma das iniciativas desta academia é o concurso San Pellegrino Young Chef Academy Competition 2022-23, que premeia jovens chefs de todo o mundo em três grandes categorias: Responsabilidade Social, Conexão na Gastronomia, e Comida para o Pensamento. O prémio final de cada uma destas categorias foi disputado por um total de 15 jovens chefes talentosos, todos eles por sua vez vencedores do prémio nas suas respetivas regiões.
Nesta sequência, o prémio S. Pellegrino Social Responsibility Award foi então atribuído ao chefe português, Artur Gomes, cujo prato de assinatura melhor interpreta o princípio de que a comida é melhor quando é o resultado de práticas socialmente responsáveis, que foi votado pela Associação de Restaurantes Sustentáveis (SRA).
Artur Gomes ganhou com o seu prato de assinatura, o aipo “Vale das Lobas”, que a SRA descreve como um prato que “não só defende ingredientes hiperlocais, mas também mostra processos agrícolas regenerativos que estão a ser introduzidos tendo em mente a saúde do solo e o clima”.
Haverá ainda uma finalíssima desta competição, a ser disputada em 4 e 5 de outubro, com 15 jovens chefs de todo o mundo, em Milão, Itália, em que a Península Ibérica se encontrará representada pelo português Nelson Freitas.
Imagens: AG
1ª Página. Clique aqui e veja tudo o que temos para lhe oferecer.
Pub
Histórico café de Amarante reabre em busca de novo ‘glamour’