O famalicense Mário Macedo é um dos quatro jovens cineastas portugueses que vão apresentar-se em Cannes no próximo mês de maio. Através do programa ‘La Factory des Cinéastes’ da ‘Quinzaine des Cinéastes‘ (Quinzena dos Realizadores) de Cannes, em França, que teve o Norte de Portugal como palco, Mário Macedo vai apresentar uma curta-metragem desenvolvida juntamente com a cineasta iraniana, Dornaz Hajiha.
A nova curta-metragem de Mário Macedo está a ser gravada na zona do Porto e do Vale do Ave, e estreará na 55.ª edição da ‘Quinzena dos Realizadores’, uma sessão independente realizada em paralelo com o ‘Festival de Cannes‘. Este evento decorre entre 16 e 27 de maio e, este ano, vai dar destaque à produção cinematográfica no Norte de Portugal.
O novo filme de Mário Macedo terá a sua estreia mundial em Cannes e surge como uma alavanca para Mário Macedo aceder a mercados e projetos internacionais.
Realizador famalicense entre as escolhas da Bando à Parte de Guimarães para Cannes
A escolha dos quatro realizadores portugueses – Mário Macedo, André Guiomar, Melanie Pereira e Mariana Bártolo -, foi feita pela produtora portuguesa Bando à Parte, de Rodrigo Areias, sediada em Guimarães, através de um processo de candidatura nacional que valorizou o currículo e a existência de projetos futuros, nomeadamente, a perspetiva de desenvolvimento de uma longa-metragem. Mário Macedo enquadrou-se neste rol de exigência.
A RTP destaca que “o programa consiste na produção, escrita, realização e estreia de quatro curtas-metragens, com jovens estruturas, técnicos e realizadores do norte de Portugal, em parceria com outros tantos cineastas escolhidos pela DW Production”.
Acrescente-se ainda que, à Lusa, conforme salientado pelo Ypsílon, do Público, Rodrigo Areias destacou o facto de este projeto dar visibilidade a cinematografias que habitualmente não a têm. Em concreto, “visa o desenvolvimento do tecido de criação, de realização e produção de cinema do Norte de Portugal”, uma vez que “é centrado numa região e de exportação de uma região”.
Curtas-metragens de Mário Macedo exibidas no Close-Up – Observatório de Cinema de Famalicão
O currículo de Mário Macedo conta com várias curtas-metragens como ‘Terceiro Turno’ (2021), ‘Miki Kalafat’ (2021), ‘A Volta da Revolta’ (2018), ‘Maria Sem Pecado’ (2016) e ‘Tio Rui’ (2011). As obras do cineasta têm passado pela programação da Casa das Artes de Famalicão, nomeadamente, nos ciclos do Close-Up – Observatório de Cinema de Famalicão.
1ª Página. Clique aqui e veja tudo o que temos para lhe oferecer.
Pub
‘No Quarto da Vanda’, de Pedro Costa, uma ilha paciente e íntima cercada de fora por todos os lados
‘O Nosso Homem’ de Pedro Costa desprende a força irredutível do amor
‘Cavalo Dinheiro’ de Pedro Costa sussurra a vida em silêncio