Estamos a meio da Quaresma. Em Braga existe, desde 1710, a tradição quaresmal do Lausperene (louvor perene). Foi instituído pelo arcebispo D. Rodrigo de Moura Teles e consiste numa exposição eucarística que percorre todas as igrejas da cidade. Esta adoração, com o passar do tempo, acabou por atrair vendedoras de doces às portas das igrejas, dando-lhes um ar festivo. É que no interior da igreja é também em festa que o Senhor é recebido, sobressaindo a tribuna, as porcelanas, os damascos, as toalhas ricamente adornadas, os candelabros em prata ou ouro e inúmeros ramos de flores. Festa no interior e festa no exterior. Um convívio saudável e harmonioso entre o sagrado e o profano, sendo o doce, que num passado distante tinha uma associação directa com a saúde, e era permitido em tempos de jejum quaresmal, um elo de sacralidade que se associa ao tempo festivo que o Lausperene anuncia.
Hoje são já poucas as vendedeiras dos “rebuçados do Senhor” e, as que existem, fazem-no apenas por tradição e não por daí obterem grande lucro. Noutros tempos era uma forma de subsistência para mulheres que faziam profissão da venda ambulante de vários doces por festas e romarias.
O hábito de comer caramelo
São uns rebuçados feitos de uma maneira muito simples. Água e açúcar amarelo a cozer, até atingir o ponto de caramelo leve. Verte-se de seguida para uma superfície lisa, de preferência de pedra, deixa-se solidificar e corta-se em pedaços. Depois é só embrulhar em papeis coloridos, para dar um tom mais festivo no momento da venda.
Não sabemos quando começou esta tradição, mas sabemos que o hábito de comer caramelo está documentado em Braga já no século XVII. No meu livro “Viúvas de Braga”, no capítulo referente aos doces de açúcar, faço alusão a este doce, que era comprado ou oferecido a quem estava doente, pois tinha funções medicinais, particularmente para as doenças do peito. Ora, esta função medicinal contribuiu para a sua popularização, não só em Braga mas também noutras localidades, chegando até nós, por exemplo, os famosos rebuçados da Régua, mas também os dos Arcos de Valdevez e os de Guimarães, feitos da mesma maneira.
A denominação de rebuçados
Na primeira metade do século XVIII não se denominavam ainda por rebuçados. Esta palavra significava apenas “cobrir parte do rosto com uma capa”, ou, simplesmente, “ocultar” ou “disfarçar”. Só nos finais do século um outro dicionário lhe vai juntar a definição de “pellotas de açúcar em ponto de quebrar que se trazem na boca” (António de Morais Silva, 1789). Sim, traziam-se na boca e deixavam-se escorrer lentamente pela garganta para tratar as constipações e a tosse. Tal como hoje ainda fazemos com os rebuçados Dr. Bayard, os de avenca, os de São Brás e outros que tais.
Homenagem, pois, aos “rebuçados do Senhor”, que, tal como o culto eucarístico, vieram para alívio das dores físicas e espirituais. E saudemos a rebuçadeiras que ainda resistem. Que o seu labor continue por muitos anos a adoçar a boca dos fiéis!
Imagem: Adalberto / Braga em Pormenor
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