O Ecocentro Móvel prossegue viagem, em 2023, pelos 8 municípios onde a LIPOR é responsável pela Gestão Sustentável de Resíduos, depois de terem marcado presença, no ano transato, em 73 locais distintos do Grande Porto.
Cd’s e DVD’s, pilhas e acumuladores portáteis, rolhas de cortiça, tinteiros e toners, REEE (Resíduos de Equipamentos Elétricos e Eletrónicos) de pequenas dimensões, resíduos de papel não embalagem e embalagens contaminadas foram os fluxos de resíduos com maior crescimento no ano 2022, comparativamente ao ano anterior.
No total, os cidadãos entregaram, em 2022, nos Ecocentros Móveis, 112 toneladas de resíduos, o que equivale, em termos práticos, ao peso de cerca de quatro autocarros de transporte de passageiros, representando um crescimento de 59% relativamente ao período homólogo.
Tratar os resíduos Espinho, Gondomar, Maia, Matosinhos, Porto, Póvoa de Varzim, Valongo e Vila do Conde
A LIPOR trata anualmente cerca de 500 mil toneladas de resíduos urbanos produzidos por cerca de um milhão de habitantes. Ao mesmo tempo, insiste e continua a partilhar boas práticas, complementadas com campanhas de sensibilização, junto da população, no sentido de se reciclar cada vez mais. Foi com esse intuito que criou esta solução em parceria com os Municípios Associados – Espinho, Gondomar, Maia, Matosinhos, Porto, Póvoa de Varzim, Valongo e Vila do Conde. Este tipo de resíduos recicláveis são, assim, mais facilmente entregues e podem não acabar no lixo comum.
2023 é o terceiro ano em que os cidadãos têm à sua disposição os ecocentros móveis, o que permite reciclar alguns daqueles resíduos que se tem em casa mas não se sabe o que fazer com eles.
1ª Página. Clique aqui e veja tudo o que temos para lhe oferecer.
Huawei Mate X2, um dos ‘smartphones’ mais atraentes do mercado