‘Uma casa para as pessoas em situação de sem abrigo’ é a vontade que a delegação de Braga da Cruz Vermelha Portuguesa volta a concretizar e quer levar a bom porto. Para esse efeito, lançou há dias a 3ª edição desta campanha de consciencialização da comunidade para a problemática das pessoas em situação de sem abrigo, mas que é também uma campanha de angariação de fundos destinados à intervenção social de forma a minimizar a situação de algumas destas pessoas.
2,00 euros é o valor de comparticipação para estender uma mão a pessoas que atravessam as maiores dificuldades entre todos os mais vulneráveis, frequentemente também com problemas de saúde associados – os sem abrigo. Para o fazer, basta comprar uma das habituais casinhas em madeira, que custam esse valor e se encontram à venda na sede da delegação de Braga da Cruz Vermelha Portuguesa, em parceiros comerciais e na maioria das escolas da cidade.
Num momento em que o frio se faz sentir de forma mais agressiva, atendendo às baixas temperaturas de um inverno que apesar de tardio insite em ser rigoroso, a instituição de solidariedade tem desenvolvido algumas respostas de alojamento, de modo a promover a dignidade e a qualidade de vida de pessoas sem casa e cuja única opção de habitação é a rua.
Junto da população em situação sem-abrigo o núcleo de Braga da Cruz Vermelha Portuguesa oferece 3 tipos de resposta: um Centro de Acolhimento temporário (CAT), onde foram acolhidas 150 pessoas; 3 Apartamentos Partilhados, onde vivem 15 pessoas e 3 casas Housing First, em regime de habitação individual, onde vivem atualmente 5 pessoas.
O objectivo da campanha de 2023 passa por promover o modelo Housing First, considerada atualmente a mais desejável entre as melhores práticas internacionais.
Para lá de diversas iniciativas junto da comunidades escolar, a iniciativa abrange também sessões informativas junto das pessoas em situação de sem-abrigo ou com maior risco de o virem a ser, como é o caso dos toxicodependentes.
Cruz Vermelha de Braga recebe Prémio BPI ‘la Caixa’ Solidário
1ª Página. Clique aqui e veja tudo o que temos para lhe oferecer.
Imagem: Daniela Rocha / CVP