fábrica de santo thyrso - votação - prémio internacional - arquitectura - archdaily - gcarq - centro cultural alberto carneiro - santo tirso - archdaily - gc arq - centro cultural alberto carneiro - arte - arquitetura - escultura

Centro Cultural Alberto Carneiro nomeado para prémio internacional Archdaily

 

 

O edifício do Centro de Arte Alberto Carneiro, no complexo da Fábrica de Santo Thyrso, está entre os projetos de arquitetura cultural nomeados para o prémio do portal da especialidade ArchDaily. A votação para passar à fase final decorre online, entre os membros daquela plataforma digital.

O Centro de Arte Alberto Carneiro ocupa um espaço com cerca de 1100 metros quadrados, composto por um piso térreo e uma cave. A sua instalação envolveu a recuperação de um dos edifícios industriais da Fábrica de Santo Thyrso, segundo um projeto da autoria do arquiteto Nuno Pinto, atual chefe da Divisão de Projetos e Empreitadas da Câmara Municipal de Santo Tirso, envolvendo um investimento de cerca de 1,3 milhões de euros, com financiamento do Programa Norte 2020 no valor de aproximadamente 600 mil euros.

O edifício é composto por três núcleos funcionais distintos, embora complementares. O maior diz respeito à área de exposição, o outro às áreas de reserva, instalado no subsolo, e o terceiro à instalação de espaços documentais e interpretativos, onde têm lugar atividades como pequenas conferências, workshops e outras programações semelhantes.

Tal como em intervenções anteriores no complexo da Fábrica de Santo Thyrso, o caráter e a linguagem do edifício existente foram preservados, visto tratar-se de parte integrante de um complexo industrial de época, demonstrando ainda um forte conteúdo simbólico vivo na cidade e na região.

Tendo como principal objetivo a preservação e valorização do acervo do escultor Alberto Carneiro, falecido em 2017, o Centro de Arte é, também, um espaço vocacionado para a salvaguarda, investigação e divulgação da arte contemporânea. Além de uma exposição permanente constituída por cerca de 60 obras do escultor – entre esculturas e desenhos –, o edifício permite receber exposições temporárias e tem sido palco de outros eventos e iniciativas diversas.

O acervo é, também, constituído pela biblioteca particular de Alberto Carneiro, composta por mais de sete mil livros e revistas da especialidade. Este espólio foi cedido pela família à Câmara Municipal, que protocolou com os herdeiros a sua inventariação, tratamento e disponibilização pública.

A votação online no projeto do Centro de Arte Alberto Carneiro decorre, até 15 de fevereiro.

Imagens: GCARQ / MSTS

Santo Tirso promove Boas Práticas no Negócio Digital

Santo Tirso transfere competências para freguesias

‘Sonhos’ inspirados nas esculturas do MIEC premiados no ONYKO

1ª Página. Clique aqui e veja tudo o que temos para lhe oferecer.vila nova online - 1ª página - finanças - europa - prr - joão leão - primeiro pagamento - veículos elétricos - mobilidade - eletricidade - energia - ambiente - sustentabilidade - zero - associação - economia - empresas - preço covid-19 - pandemia - combustível

Escultura ‘Tirsa’ de Robert Schad instalada junto à Fábrica de Santo Thyrso

Carlos Nogueira oferece ‘casa com esquina. a céu aberto’ a Santo Tirso

Deixe um comentário