‘Sonhos’ inspirados nas esculturas do MIEC premiados no ONYKO

‘Sonhos’ inspirados nas esculturas do MIEC premiados no ONYKO

Pub

 

 

O filme Sonhos, que Joaquim Pavão rodou com enfoque nas obras do Museu Internacional de Escultura Contemporânea (MIEC) de Santo Tirso, foi distinguido com o prémio de cinema estónio-ucraniano ONYKO, na categoria de melhor longa-metragem experimental. 

Galardoado com o prémio de Melhor Longa-Metragem Experimental ONYKO, o filme Sonhos de Joaquim Pavão foi rodado e pós-produzido entre fevereiro e março de 2020. Sonhos resultou do desejo de aliar a Sétima Arte às restantes vertentes artísticas que já passaram pelo MIEC, como a Escultura, a Pintura, as Artes Performativas e a Música, entre outras. Este trabalho cinematográfico visa, simultaneamente, a internacionalização do projeto museológico do MIEC, através da sua presença em festivais de cinema, museus e outras instituições de renome e significado cultural.  

Será possível conciliar o livre-arbítrio e a ‘vontade correta’?

Em Sonhos, a ação decorre num mundo pós-capitalista em que todas as decisões dos humanos estão determinadas por uma universal ‘vontade correta’, via pela qual se estabelece a resolução dos conflitos e se atinge um hipotético equilíbrio pacífico. 

Esse equilíbrio é posto em causa através dos sonhos das personagens que, nesse universo onírico, resgatam o seu livre-arbítrio. Será possível conciliar a liberdade individual com a ‘vontade correta’? 

Em algumas personagens de Sculp – Sonhos, a busca da identidade leva-as a pôr em causa todo o sistema social em que vivem. Esses são catalogados pelo sistema como “Instáveis” e serão convidados a sair. Fora de uma sociedade organizada, o indivíduo confronta-se, então, com todos os condicionalismos à sua existência. Desde logo, colocam-se a questão mais básica: como sobreviver? Mas depois confrontam-se também com a essência daqueilo que é a liberdade individual – livre-arbítrio – e as consequências das suas escolhas pessoais.

Sculp – Sonhos rodado em Avanca e Santo Tirso

Tendo sido realizado conjuntamente com o MIEC – Museu Internacional de Escultura de Santo Tirso, a Fugir do Medo, a Filmógrafo, o Cine Clube de Avanca e o Festival de Cinema de AVANCA, Sculp – Sonhos foi rodado maioritariamente em Santo Tirso. Posteriormente, parte dele viria a ser também filmado no Festival de Cinema de Avanca 2019, entre as praias e canaviais de Pardilhó. 

Partindo de uma coautoria com a atriz Isabel Fernandes Pinto e de um conjunto de composições musicais do guitarrista Óscar Flecha, o realizador e também músico – guitarrista – Joaquim Pavão contou com o desenho de Gil Moreira, os figurinos de Tucha Martins e a curadoria de Álvaro Moreira. 

Antes de ser premiado pelo ONYKO, Joaquim Pavão recebera também já, anteriormente, um prémio em Nova Iorque por um outro trabalho cinematográfico –  Antes que a noite venha – Falas de Antígona. Essoutro filme do realizador foi criado durante o “Creative Film Workshops”, do Festival Internacional de Cinema de AVANCA, e conseguiu ser galardoado com quatro distinções no “Red Carpet Film Awards”.

Museu Internacional de Escultura nasceu de uma ideia de Alberto Carneiro

O Museu Internacional de Escultura Contemporânea nasceu no início dos anos 90, numa ideia que partiu do escultor já falecido Alberto Carneiro. Atualmente, a sua coleção permanente é composta por 57 esculturas ao ar livre, dispersas por seis polos da cidade de Santo Tirso. Conta com obras de 56 escultores nacionais e internacionais, desde o artista belga Paul Van Hoeydonck, que tem uma obra sua na Lua, até nomes como Pedro Cabrita Reis, Fernanda Fragateiro, Júlio Le Parc, Fernando Casás e Carlos Criz Diez, entre outros. A 21 de maio de 2016, o MIEC ‘ganhou’ a sua sede, resultado de um projeto que juntou os dois prémios Pritzker portugueses, os arquitetos Álvaro Siza Vieira e Eduardo Souto de Moura. 

Joaquim Pavão dá a conhecer ‘Sonhos’ no MIEC de Santo Tirso

Crédito Consolidado – uma alternativa às moratórias

Roleta americana – o mais lucrativo dos jogos online

1ª Página. Clique aqui e veja tudo o que temos para lhe oferecer.vila nova online - jornal diário digital generalista com sede em vila nova de famalicão - formação - capacitação -plano de negócios - empreendedores - póvoa de varzim - centro póvoa empresas - portugal - sonho - ensino - saúde - rendimento - riqueza - solidariedade - cultura - santo tirso - escultura - miec

Imagem: DR

Em Santo Tirso é Natal

‘O lugar do Natal’ é Famalicão

Donativos a VILA NOVA Online

Um sonho para Portugal

As cidades e as alterações climáticas

VILA NOVA: deixe aqui a sua Marca

‘Reflexão’ de Klessinger: do simples ao complexo no coração do MIEC

Carlos Nogueira oferece ‘casa com esquina. a céu aberto’ a Santo Tirso

Escultura ‘Tirsa’ de Robert Schad instalada junto à Fábrica de Santo Thyrso

Pub

Acerca do Autor

Comente este artigo

Only registered users can comment.