No ‘Adeus’ à Taça Liga 2022/23, o FC Famalicão despediu-se com uma vitória magra de zero a um na deslocação que fez a a Cascais para defrontar o Estoril Praia, no Estádio Coimbra da Mota. Foi um jogo de resposta à contestação sentida na chegada do clube após a última derrota frente ao Torreense, em Torres Vedras, e que nos deixa a pensar que ‘o que faz falta é animar a malta’ com atitude e talento, características indispensáveis ao sucesso. O golo da vitória, único no jogo, foi marcado por Santiago Colombatto. O FC Famalicão acabou esta série de grupos da Taça da Liga em 3º lugar do Grupo H, com 5 pontos.
‘Mais Ação, Mais FC Famalicão’
O trocadilho é fácil de entender, apesar de desligado do mundo do futebol e a sua origem resideir na política famalicense. A verdade é que o FC Famalicão revelou melhor atitude neste desafio. Não é ainda suficiente, no entanto, para ser um ‘pontapé na crise’.
No jogo anterior, frente ao Tondela, já se vira um FC Famalicão ‘melhorzinho’. De lá até aqui, a diferença para melhor acabou por se saldar num final com sabor a vitória.
Trabalhar sobre resultados positivos é muito melhor para tudo e todos no FC Famalicão. Nesta melhoria, ainda que superficial, é visível, o no conjunto do plantel Famalicense, um melhor posicionamento face aos adversários e mais confiança e determinação na vonta de ganhar o jogo. Mesmo assim, é de notar a entrada de alguns elementos pouco utilizados até aqui que têm aproveitado estes jogos para mostrar argumentos.
Zlobin mereceria jogar mais vezes
A baliza do FC Famalicão foi finalmente entregue ao guardião russo Zlobin; já não acontecia há muito tempo. O Guarda-redes russo já não jogava há uma eternidade.
Zlobin é um futebolista que reconhecidamente pela quase totalidade da massa associativa famalicense, mereceria jogar mais vezes. Desta feita, não teve que se aplicar muito, mas espera-se, no futuro, mais rotatividade na baliza.
Gustavo Sá, um talento a ‘animar a malta’ do FC Famalicão
Neste ‘banho de mais atitude’ que o FC Famalicão tomou há um futebolista que merece ser citado com especial particularidade: Gustavo Sá. O Internacional Português sub19 tem protagonizado vários lances em que se percebe o seu talento e o desenhar de um futuro bastante promissor para o jovem atleta.
Estamos a falar mesmo de uma das principais figuras da Seleção sub19 de Portugal.
Penálti completamente disparatado de Benchimol
Ao minuto 9, Benchimol, que não estava a realizar um bom jogo pelo Estoril Praia, levou a mão ao esférico disparatadamente num momento em que se encontrava na grande área defendida por Pedro Silva.
Santi Colombatto encarregou-se de marcar, em substituição de J. Cádiz que frente ao Tondela falhou dois penáltis consecutivos.
Para lá do penálti, diga-se que Pedro Silva teve de se aplicar, na segunda parte, com 3 intervenções de referência que poderiam ter resultado em golo para o FC Famalicão.
Mais uma contrariedade para o Estoril Praia
Erison – grande aquisição, ainda no verão, do Estoril Praia, proveniente do Botafogo (imprescindivel no emblema do Brasileirão orientado por Luís Castro) – teve uma expulsão por duplo amarelo num lance em que é admoestado com segundo amarelo, e subsequente vermelho, após acotovelar Alexandre Penetra, aos 66 minutos.
Mais uma contrariedade para o Estoril Praia, mais um motivo para ter dificuldade em se opor à equipa famalicense.
Estoril Praia, uma Equipa com Grande Personalidade
Apesar das contrariedades, o Estoril Praia não baixou os braços e, no tempo mínimo de compensação, é Enea Mihaj – o melhor em campo, neste jogo – a tirar o esférico sobre a linha de baliza do Guardião Russo Zlobin.
Equipa com muita personalidade, a que não falta talento, o Estoril Praia afirma-se claramente, neste jogo ‘a feijões’, como uma das melhores equipas da Primeira Liga Portuguesa.

‘Adeus, Taça da Liga!’
Com esta única vitória, o FC Famalicão acaba despede-se da Taça da Liga. Fica uma presença de valor muito aquém do potencial da equipa.
A Primeira Liga Bwin 2022/23 está, agora, de regresso, a 30 dezembro. Por essa altura, o FC Famalicão irá disputar nova contenda, em Trás os Montes, frente ao Desportivo de Chaves. Esperemos que esta vitória frente ao Estoril sirva de apoio e incentivo à busca por melhores resultados no Campeonato Nacional de Futebol e que este jogo frente ao D. Chaves consolide a recuperação da equipa e, assim, se consiga ‘Animar a Malta’ famalicense.

O Natal está a chegar… e não se esqueçam de praticar o bem no dia a dia
Aproveitando a aproximação da época natalícia e o facto de não haver mais jogos até ao Ano NOvo, aproveito para deixar uma mensagem de Boas Festas para Todos.
Vivemos tempos de guerra e em que grandes dificuldades se avizinham para muitos. Lançamos, por isso, também um pedido:
‘Não se esqueçam de praticar o bem no vosso dia a dia’.
É importante que haja união entre todos, em todos os momentos. Se todos praticarmos o bem, este transformar-se-á numa Pandemia.
Deixemos de lado as intrigas e criemos, em alternativa, a ‘Pandemia do Bem’.
‘E – como dizia Raul Solnado – façam o favor de serem felizes!’.
1ª Página. Clique aqui e veja tudo o que temos para lhe oferecer.
Imagem em destaque: FCF
Onde param o novo Estádio de Famalicão e a Capital Europeia do Desporto?