8 de dezembro – data em que se celebra também a padroeira da Póvoa de Varzim, Nossa Senhora da Conceição -, é também dia de orgulho municipal por outro motivo, o facto de a data ter sido instituída como Dia da Camisola Poveira, logo de todos os poveiros saírem à rua com a sua camisola vestida.
Mas, e a antecipar as comemorações, foram já inauguradas as exposições Identidade. Do Brasão à Camisola Poveira, no Museu Municipal de Enografia e História, e Bordados da Camisola Poveira, no Posto de Turismo da Póvoa de Varzim.
Marcaram presença nestes atos o vice-presidente da Câmara Municipal, Luís Diamantino, e o presidente da União de Freguesias da Póvoa de Varzim, Beiriz e Argivai, Ricardo Silva, autor do Manual do Bordado Poveiro – Volume I.
Também a Escola E.B. Dr. Flávio Gonçalves quis assinalar o Dia da Camisola Poveira, esta quarta-feira, numa iniciativa bem demonstrativa do conhecimento que os alunos poveiros já têm da história desta peça de património imaterial local, que os enche de orgulho, graças ao projeto “A Camisola vai à Escola”.
Hoje, para lá, então, de celebrar a Nossa Senhora da Conceição, padroeira de Portugal, na data que muitos ainda associam ao Dia da Mãe, a Póvoa de Varzim contou com a participação dos muitos que se associaram às atividades agendadas com o intuito de elevar e dignificar a história, tradição e património local.
1ª Página. Clique aqui e veja tudo o que temos para lhe oferecer.
Imagens: 0, 1, 3, 7, 9) Município da Póvoa de Varzim 4) José MilhazesM 5, 6) Camisola_Poveira 8) Avelino Castro
Primeiro Dia da Camisola Poveira assinalado na Póvoa de Varzim