Em Santo Tirso é Natal

Em Santo Tirso é Natal

Pub

 

 

Santo Tirso vive a magia do Natal desde 1 de dezembro. Este ano, o programa de animação da maior festividade do mundo ocidental conta com duas grandes novidades – um escorrega gigante com 25 metros de comprimento que promete fazer “concorrência” ao regresso da roda gigante – o grande sucesso do ano passado – e atividades alargadas à Praça 25 de Abril e Praça Conde S. Bento. Esperam-se milhares de pessoas na Cidade, entre tirsenses e forasteiros, até ao último dia do mês.

Escorrega gigante é a grande novidade do Natal 2023

O escorrega gigante, que se espera venha a proporcionar momentos de divertida animação aos tirsenses e seus visitantes, está instalado na Praça 25 de Abril, onde se destaca, também, a tradicional árvore de Natal, com 25 metros de altura. A habitual pista de gelo natural, o carrossel e o comboio de Natal não poderiam também deixar de marcar presença. No mesmo local, há, ainda, espaços pensados para fotos inesquecíveis de família, designadamente um trenó e um baloiço de Natal.

Roda gigante mantém vista excecional sobre Cidade e Monte de Nossa Senhora da Assunção

Além destes equipamentos, a roda gigante – que proporciona uma vista privilegiada sobre a Cidade e o Monte de Nossa Senhora da Assunção – volta a erguer-se aos seus quase 30 metros de altura, com 20 cestos de seis lugares – que incluem uma cabina VIP fechada – e uma capacidade para 120 pessoas em simultâneo.

roda gigante - programa - animação - 2023 - festividades natalícias - santo tirso - tirsenses - visitantes - forasteiros

Cabana do Pai Natal na Praça Conde de S. Bento

Sempre pronto a receber a visita dos mais pequenos, o Pai Natal terá, este ano, casa montada na Praça Conde S. Bento onde ao longo de todo o mês irá funcionar um Mercado de Natal, que é outra das novidades do programa de animação.

Mercado de Natal anima festividades natalícias com doces e artesanato da época

Este Mercado de Natal será composto por nove espaços de venda de produtos que vão desde a doçaria e pastelaria, aos vinhos e licores. Mas não faltarão também guloseimas diversas, bebidas quentes, artesanato variado e de Natal, plantas e, ainda, bijuteria.

Dinamização comercial apoia comunidade tirsense

Alberto Costa, o presidente da Câmara Municipal de Santo Tirso, refere que “o objetivo [da dinamização comercial] é não só proporcionar momentos de diversão às crianças e adultos, como também transformar estes espaços numa alavanca para o comércio local”.

“O Natal é uma época de valores, de família, de comunhão, mas não nos podemos esquecer que é, igualmente, um momento muito importante para os comerciantes, pelo que o Município tem aqui um papel fundamental”, acrescenta.

pai natal - santo tirso - festas - festividades natalícias - programa - animação - cidade

mercado de natal - santo tirso - pai natal

Iluminação natalícia poupa na fatura ambiental e na carteira municipal

Esse é, precisamente, um dos objetivos da iluminação de Natal, que estará nas ruas da cidade de Santo Tirso de 1 de dezembro a 8 de janeiro. Tal como em anos anteriores, será privilegiada a iluminação em “String Led”. Reduz-se, assim, de forma significativa a fatura energética na ordem dos 30 por cento.

Este ano, tendo em vista a poupança energética, a iluminação de Natal vai estar ligada, diariamente, entre as 18h00 e a meia-noite, sendo assim reduzida em uma hora o praticado no ano passado. Além disso, nas principais ruas da cidade, a colocação de luzes nas árvores será alternada, diminuindo assim, também, a quantidade de árvores iluminadas, sem prejudicar o efeito desejado.

Para poupar o ambiente e, neste caso, a carteira dos cidadãos, refira-se, em ação que se repete de há anos a esta parte, o Município de Santo Tirso ofereceu também 1000 pinheiros de Natal à comunidade.

Horário e bilheteira das atividades natalícias em Santo Tirso

De domingo a quinta-feira, as atividades na Praça 25 de Abril e na Praça Conde S. Bento irão funcionar das 14h00 às 20h00. À sexta e sábado, este horário irá prolongar-se até às 23h00. Nos dias 24 e 31 de dezembro, os equipamentos irão funcionar das 10h00 às 13h00, encontrando-se encerrados no dia de Natal.

As diversões terão a seguinte bilheteira: comboio, 50 cêntimos; carrossel, um euro; pista de gelo, dois euros; roda gigante, dois euros (cabina VIP, 20 euros); escorrega gigante, um euro. Na pista de gelo e na roda gigante, as crianças até aos 12 anos de idade beneficiam de um desconto de 50 por cento.

exposição internacional - presépios

Exposição Internacional de Presépios

Além destas atividades, de 3 de dezembro a 8 de janeiro, o átrio do edifício da Câmara Municipal irá acolher uma Exposição de Presépios. A organização cabe à Confraria do Caco. Com entrada livre, a exposição poderá ser visitada, de segunda a sexta-feira, entre as 14h00 e as 20h00. No dia 25 de dezembro, estará encerrada.

Santo Tirso oferece transportes públicos gratuitos interfreguesias

Ao fim-de-semana e feriados de dezembro, a Câmara Municipal de Santo Tirso vai disponibilizar um serviço de transporte gratuito desde as freguesias até à Praça 25 de Abril. Esta iniciativa visa facilitar as deslocações da população para as atividades de Natal. Os respetivos circuitos e horários serão anunciados em breve.

1ª Página. Clique aqui e veja tudo o que temos para lhe oferecer.vila nova online - jornal diário digital generalista com sede em vila nova de famalicão - formação - capacitação -plano de negócios - empreendedores - póvoa de varzim - centro póvoa empresas

Braga leva 7 mil crianças ao Circo de Natal

‘Braga é Natal’ arranca com abertura de mercado natalício

Natal chega mais cedo à Póvoa de Varzim

Batatas com bacalhau

Bolo-rei à portuguesa

Pera-passa: adoçar o Natal com as peras de S. Bartolomeu

Pub

Acerca do Autor

Comente este artigo

Only registered users can comment.