Póvoa de Varzim (re)vive Dia da Camisola Poveira

Póvoa de Varzim (re)vive Dia da Camisola Poveira

Pub

 

 

8 de dezembro – data em que se celebra também a padroeira da Póvoa de Varzim, Nossa Senhora da Conceição -, é também dia de orgulho municipal por outro motivo, o facto de a data ter sido instituída como Dia da Camisola Poveira, logo de todos os poveiros saírem à rua com a sua camisola vestida.

Mas, e a antecipar as comemorações, foram já inauguradas as exposições Identidade. Do Brasão à Camisola Poveira, no Museu Municipal de Enografia e História, e Bordados da Camisola Poveira, no Posto de Turismo da Póvoa de Varzim.

bordado - identidade - póvoa de varzim

Marcaram presença nestes atos o vice-presidente da Câmara Municipal, Luís Diamantino, e o presidente da União de Freguesias da Póvoa de Varzim, Beiriz e Argivai, Ricardo Silva, autor do Manual do Bordado Poveiro – Volume I.

Também a Escola E.B. Dr. Flávio Gonçalves quis assinalar o Dia da Camisola Poveira, esta quarta-feira, numa iniciativa bem demonstrativa do conhecimento que os alunos poveiros já têm da história desta peça de património imaterial local, que os enche de orgulho, graças ao projeto “A Camisola vai à Escola”.

escola dr. flávio gonçalves - dia da camisola poveira - orgulho - identidade

escola dr. flávio gonçalves - diamantino dias - vereador da cultura - póvoa de varzim - dia da camisola poveira

Hoje, para lá, então, de celebrar a Nossa Senhora da Conceição, padroeira de Portugal, na data que muitos ainda associam ao Dia da Mãe,  a Póvoa de Varzim contou com a participação dos muitos que se associaram às atividades agendadas com o intuito de elevar e dignificar a história, tradição e património local.

banda musical - história - póvoa de varzim

história - tradição - povo - nossa senhora da conceição - póvoa de varzim - camisola poveira

padre avelino castro - dia da camisola poveira - pároco - comunidade - orgulho - identidade - nossa senhora da conceição

dia da camisola poveira - programa - 8.12.2022 - orgulho - identidade

1ª Página. Clique aqui e veja tudo o que temos para lhe oferecer.vila nova online - jornal diário digital generalista com sede em vila nova de famalicão - braga - plogging - reflorestar braga - árvores - arvoredo - arbustos - escolas - alunos - floresta - monte picoto - guimarães - política - partido scocislaista - ps - ricardo costa - saúde - aces alto ave

Imagens: 0, 1, 3, 7, 9) Município da Póvoa de Varzim 4) José MilhazesM 5, 6) Camisola_Poveira 8) Avelino Castro

Primeiro Dia da Camisola Poveira assinalado na Póvoa de Varzim

Natal chega mais cedo à Póvoa de Varzim

Em Santo Tirso é Natal

‘O lugar do Natal’ é Famalicão

‘Braga é Natal’ arranca com abertura de mercado natalício

Pub

Acerca do Autor

Comente este artigo

Only registered users can comment.