O ator e encenador Manuel Ramos Costa acaba de ver reconhecido o seu trabalho de uma vida plena de dedicação ao teatro amador, em especial, na Contacto – Companhia de Teatro Água Corrente de Ovar, com a atribuição do Prémio Palco de Terra, promovido pelo Teatro de Balugas, de Balugães, em Barcelos, na categoria “Personalidade”. O mesmo prémio foi também atribuído ao Teatro Escoitade, de Vigo, na categoria “Instituição”, pelo trabalho desenvolvido ao longo de 50 anos na dinamização e promoção do teatro amador na Galiza.
Os Prémios Palco de Terra são uma iniciativa da companhia Teatro de Balugas, cuja primeira edição se realizou em 2017. São galardões concedidos anualmente para reconhecer e agradecer o trabalho e o esforço de pessoas e instituições, no âmbito do teatro realizado no meio rural e da criação artística sobre o Norte de Portugal e Galiza.
A cerimónia de entrega dos prémios Palco de Terra acontece na próxima semana, no sábado, 11 de dezembro, pelas 16h30, no auditório da Junta de Freguesia de Balugães, no encerramento do Palco de Terra – Festival de Teatro Amador do Noroeste Peninsular.
O ator, encenador e dramaturgo barcelense Fernando Pinheiro foi o vencedor da primeira edição do Prémi Palco de Terra, em 2017. Entre os galardoados estão ainda os nomes do Cénico Lírio do Neiva (2018), Núcleo Promotor do Auto da Floripes 5 de Agosto (2019), Dantas Lima (2019), Teatro do Noroeste-CDV (2020), Orlando Alves (2020), Programa CREARTE – Crescimento da Arte Teatral em Esposende (2021) e Maria Laura Pinto (2022).
1ª Página. Clique aqui e veja tudo o que temos para lhe oferecer.
Dança de signos: escrever para teatro, lendo Rui Pina Coelho
Mário Constantino sensibiliza Governo para projetos estruturantes
Barcelos no Top 10 dos concelhos com menos desperdício de água da rede pública