Deliciar-se com uma espécie de ‘Fugu à Portuguesa’

Deliciar-se com uma espécie de ‘Fugu à Portuguesa’

Pub

 

 

Os detratores da cozinha vegetariana acham-na desprovida de emoções fortes, o que é totalmente injusto e demonstrativo até de uma certa falta de cultura de ingredientes, infelizmente comum, mesmo entre os melhores gastrónomos. Desconhecem, certamente, a norça e uma espécie de ‘Fugu à Portuguesa’.

A cozinha japonesa, por sua vez, é reconhecida mundialmente pelo seu requinte, simplicidade, e pela multitude de extravagantes ingredientes que emprega, proporcionando experiências impróprias para cardíacos.

Como é o caso do peixe-balão ou fugu, considerado um dos animais mais venenosos do mundo. As bactérias que habitam o corpo destes tetraodontídeos produzem uma neurotoxina, designada por tetrodotoxina, cerca de 1200 vezes mais mortal do que o cianeto.

Comer o hipertóxico peixe-balão e sair vivo da experiência

A ingestão deste veneno, desprovido de cheiro ou gosto, mesmo numa ínfima quantidade, pode causar uma paralisia total do corpo, até este entrar em colapso. Todos os anos a ingestão destes peixes provoca a morte a dezenas de pessoas que consomem o peixe sem uma correta preparação.

Não há um antídoto.

Nos restaurantes que servem esta iguaria radical, os cozinheiros têm obrigatoriamente formação específica e um certificado especial.

Estes cozinheiros removem com precisão cirúrgica ovas, fígado e intestinos do peixe. São considerados a elite da alta cozinha japonesa.

Em Portugal também se cozinha com plantas tóxicas

A ancestral tradição gastronómica Portuguesa também tem o seu ‘fugu’, é vegetariano e vive refugiado nas memórias das comunidades rurais, resistindo estoicamente ao afunilamento de ingredientes que nos trouxe a globalização.

A norça-branca – Bryonia dioica -, também conhecida por briónia-branca, erva-cobra ou nabo-do-diabo, é uma maravilhosa cucurbitácea que vive em orlas de bosques, pomares abandonados, sebes e lugares húmidos e sombrios.

É uma das plantas mais tóxicas da flora de Portugal. Os frutos, vermelhos e atraentes, bem como as raízes, contêm brionina e brionicina, podendo provocar a morte a quem ingerir estas partes da planta.

No entanto, ainda antes de existir a cozinha vegetariana, há séculos que pastores, agricultores e uma mão cheia de sábios cozinheiros colhem cuidadosamente durante a Primavera os seus rebentos tenros com as primeiras folhas, antes da floração, para secretamente produzirem iguarias que se comem com emoção.

Depois de lavados, escaldados e passados por água fria, para ficarem crocantes, podem ser cozidos ou salteados em azeite e alho.

Ou misturados com ovos e cebola picada, produzindo deliciosas tortilhas ou omeletes.

É uma espécie de ‘Fugu à Portuguesa’, com tempura, como há séculos ensinamos os japoneses a fazer! Vegetariana!

Mal posso esperar pela próxima Primavera para ir colher norças!

Atenção: não confundir uma ‘norça’ com ‘uma narsa’

Atenção, não confundir “apanhei uma norça” com a expressão popular “apanhei uma narsa”, vulgo beber para além da conta, ficar alcoolizado.

Apesar de ser possível apanhar uma narsa depois de apanhar uma norça  – porque uma coisa pode levar à outra -, uma coisa não tem nada a ver com a outra.

1ª Página. Clique aqui e veja tudo o que temos para lhe oferecer.vila nova online - jornal diário digital generalista com sede em vila nova de famalicão

Obs: texto previamente publicado em Luís Alves – Agricultor | Cantinho das Aromáticas, tendo sofrido ligeiras adequações na presente edição.

Imagens: DR

Donativos a VILA NOVA Online

Pub

Acerca do Autor

Comente este artigo

Only registered users can comment.