Lousada acaba de lançar o roteiro Alminhas e Cruzeiros da Paisagem Protegida Local do Sousa Superior, cujo objetivo passa pela valorização do património religioso vernacular, assim o dando a conhecer e ajudando a promover a visitação desta região. A brochura permite um olhar atento a esta tipologia patrimonial, identificando 16 alminhas e 4 cruzeiros lousadenses.
Alminhas e Cruzeiros da Paisagem Local do Sousa Superior apela a uma renovada interpretação de um património tantas vezes esquecido, mas que continua presente nas manifestações populares de caráter religioso um pouco por todo o Portugal, mas em particular na sua região Norte.
A Paisagem Protegida Local do Sousa Superior (PPLSS) é composta por uma rica e diversificada matriz territorial agroflorestal de 1609 hectares, grosso modo correspondendo ao vale do rio Sousa e aos seus nove afluentes e tributários, abrangendo administrativamente oito freguesias do concelho de Lousada. No seu conjunto, representa, globalmente, quase metade da população residente de Lousada.
Em Lousada e em particular no vale do Sousa Superior, as Alminhas e os Cruzeiros, revelam um papel secular que ainda está muito presente junto da comunidade lousadense, sendo consideradas um verdadeiro suporte de memória e identidade territorial. Na atualidade, ainda se faz notar a prática de rezar diante das alminhas, sendo que os cruzeiros estão entre os elementos mais destacados do território, afirmando a vitalidade religiosa da população, assim como, a predominantemente espiritualidade de base cristã.
A brochura do roteiro Alminhas e Cruzeiros da Paisagem Local do Sousa Superior que permite partir à descoberta desta tipologia de património encontra-se disponível, para oferta, na Loja Interativa do Turismo no centro da vila de Lousada.
1ª Página. Clique aqui e veja tudo o que temos para lhe oferecer.
Imagem: MLSD
Primeiro trilho florestal inclusivo do país está a nascer em Lousada
Turismo de Portugal e Universidade Aberta colaboram para a excelência do ensino à distância