500 matosinhenses são ou foram beneficiários de medicamentos gratuitos ao abrigo do programa Abem: Rede Solidária do Medicamento, lançado neste território pela Associação Dignitude, em 2016, em colaboração com a Câmara Municipal de Matosinhos. O programa é apoiado pelo Portugal Inovação Social, através de Fundos da União Europeia. Desde então, 496 pessoas usufruíram desta resposta. Atualmente, são 417 os beneficiários deste apoio.
Estima-se que 1 em cada 10 portugueses não consiga comprar os medicamentos que lhe são prescritos porque não tem dinheiro para os pagar.
O objetivo do programa Abem é garantir o acesso ao medicamento em ambulatório por parte de qualquer cidadão que, em Portugal, se encontre numa situação de carência económica que o impossibilite de adquirir os medicamentos comparticipados que lhe sejam prescritos por receita médica. Atendendo ao seu relevante papel social, viu ser-lhe atribuído muito recentemente o prémio Caixa Social 2022, no valor de 20 mil euros.
Com este apoio, pretende-se ajudar a controlar o quadro de doença dos cidadãos mais vulneráveis, travar comorbilidades e aliviar o escasso orçamento de muitas famílias.
O programa, de âmbito nacional, desenvolve-se localmente, com base numa rede de colaboração entre várias entidades públicas e privadas. Todos podem colaborar, desde empresas a particulares, mediante a atribuição de donativos.
As pessoas abrangidas pelo programa Abem são referenciadas através da Rede de Atendimento Integrado municipal.
A capitação elegível para o programa é de €130,00, em resposta às consequências da pandemia por COVID-19, aos impactos do isolamento social e da diminuição dos rendimentos das pessoas, nomeadamente da população mais carenciada.
1ª Página. Clique aqui e veja tudo o que temos para lhe oferecer.
Imagem: Abem
Quase 300 novos médicos de família prestes a iniciar funções
Novas possibilidades para tratamento de doenças cardiovasculares