Calcula-se que 1 em cada 10 portugueses não consiga comprar os medicamentos que precisa porque não tem dinheiro para os pagar

500 matosinhenses beneficiários de medicamentos gratuitos ABEM

500 matosinhenses beneficiários de medicamentos gratuitos ABEM

Pub

 

 

500 matosinhenses são ou foram beneficiários de medicamentos gratuitos ao abrigo do programa Abem: Rede Solidária do Medicamento, lançado neste território pela Associação Dignitude, em 2016, em colaboração com a Câmara Municipal de Matosinhos. O programa é apoiado pelo Portugal Inovação Social, através de Fundos da União Europeia. Desde então, 496 pessoas usufruíram desta resposta. Atualmente, são 417 os beneficiários deste apoio.

Estima-se que 1 em cada 10 portugueses não consiga comprar os medicamentos que lhe são prescritos porque não tem dinheiro para os pagar.

O objetivo do programa Abem é garantir o acesso ao medicamento em ambulatório por parte de qualquer cidadão que, em Portugal, se encontre numa situação de carência económica que o impossibilite de adquirir os medicamentos comparticipados que lhe sejam prescritos por receita médica. Atendendo ao seu relevante papel social, viu ser-lhe atribuído muito recentemente o prémio Caixa Social 2022, no valor de 20 mil euros.

Com este apoio, pretende-se ajudar a controlar o quadro de doença dos cidadãos mais vulneráveis, travar comorbilidades e aliviar o escasso orçamento de muitas famílias.

O programa, de âmbito nacional, desenvolve-se localmente, com base numa rede de colaboração entre várias entidades públicas e privadas. Todos podem colaborar, desde empresas a particulares, mediante a atribuição de donativos.

As pessoas abrangidas pelo programa Abem são referenciadas através da Rede de Atendimento Integrado municipal.

A capitação elegível para o programa é de €130,00, em resposta às consequências da pandemia por COVID-19, aos impactos do isolamento social e da diminuição dos rendimentos das pessoas, nomeadamente da população mais carenciada.

1ª Página. Clique aqui e veja tudo o que temos para lhe oferecer.vila nova online - jornal diário digital generalista com sede em vila nova de famalicão

Imagem: Abem

Caminha prepara obras de beneficiação nos centros de saúde

Quase 300 novos médicos de família prestes a iniciar funções

Doenças cardiovasculares matam 1 em cada 3 portuguesas

Novas possibilidades para tratamento de doenças cardiovasculares

Quem é Serkan Yavuz?

Uma caixa de Pandora chamada aborto

Pub

Acerca do Autor

Comente este artigo

Only registered users can comment.