A Pangaia, marca produtora de moda ecofriendly conhecida pela inovação tecnológica que coloca nos seus artigos de vestuário, está a instalar uma nova plataforma de acabamentos digitais da MTIX em Manhente, no concelho de Barcelos, um dos maiores polos da indústria têxtil em território nacional. ‘A tecnologia, considerada revolucionária, deverá estar em funcionamento no final deste trimestre’, revela o Portugal Têxtil.
A plataforma MLSE (Multiplexed Laser Surface Enhancement) da MTI-X está licenciada para a empresa de ciência dos materiais e deverá ser colocada em funcionamento até ao final de junho. O inovador equipamento acabaou de ser instalado no início deste mês de abril, devendo agora passar por uma fase de testes, configuração e formação, antes de estar completamente operacional e começar a laborar.
MLSE, uma tecnologia inovadora amiga do ambiente
A MLSE é uma tecnologia única com a capacidade de tratar têxteis naturais e sintéticos para um amplo conjunto de funcionalidades, tais como melhorias de tingimento e impressão, hidrofilicidade, hidrofobicidade, retardamento de fogo e propriedades antimicrobianas.
O uso de água, produtos químicos nocivos e energia é significativamente reduzido em comparação com os métodos convencionais de tratamento têxtil.
Entre os principais benefícios da utilização da tecnologia MLSE contam-se a eliminação do recurso a produtos potencialmente irritantes e corrosivos, a redução do consumo de energia superior a 99%, a redução do recurso a produtos químicos em cerca de 95%, a redução da produção de gases de efeito de estufa em cerca de 90% e a redução do consumo de água em cerca de 75%.
1ª Página. Clique aqui e veja tudo o que temos para lhe oferecer.
Imagens: 0) Pangaia 1) MTIX