Evento científico e pedagógico de referência, no âmbito da educação e sensibilização para o Ambiente, Biodiversidade e Sustentabilidade dirige-se à comunidade educativa e público em geral, com destaque para crianças e famílias

BioBlitz em Serralves: à descoberta da natureza

BioBlitz em Serralves: à descoberta da natureza

Pub

 

 

O BioBlitz, um evento pedagógico e científico de referência, no âmbito da educação e sensibilização para o Ambiente, Biodiversidade e Sustentabilidade dirigido à comunidade educativa e público em geral, com destaque para crianças e famílias, volta a realizar-se em Serralves. Na sua 8ª edição, o BioBlitz acontece de 2 a 8 de maio. O evento é realizado em parceria com a LIPOR e os municípios seus associados (Espinho, Gondomar, Maia, Matosinhos, Porto, Póvoa de Varzim, Valongo e Vila do Conde).

O BioBlitz de Serralves procura incentivar a construção de uma narrativa contemporânea para a sustentabilidade, assente nos princípios orientadores globais da Agenda 2030 das Nações Unidas, com destaque para o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável “Proteger a Vida Terrestre”, e para a associação a causas como a  COP 15 (Convenção para a Diversidade Biológia), que se realizará este ano, em Kunming, na China.

BioBlitz 2022 em formato híbrido. Porquê?

A edição de 2021 do BioBlitz, embora num formato digital para as escolas e presencial, apenas durante o fim-de-semana, para o Público em geral, trouxe a Serralves 55.022 visitantes, provenientes de mais de 280 escolas de todo o país. Um número significativamente superior a 2019 que alcançou um total de 49 732 visitantes, de mais de 150 escolas.

Este ano, já na sua 8.ª edição, o BioBlitz reforça a preponderância do seu papel na comunicação sobre a biodiversidade. Indo para além da sua vocação original, atualmente, o evento não constitui exclusivamente um momento “relâmpago” de aferição da biodiversidade do Parque de Serralves, mas diferencia-se pelo conjunto de desafios que comunicam causas, partilham ferramentas, recursos e metodologias que apoiam a ativação das escolas na implementação de atividades e ações similares.

Tal modus operandi fundamentou a opção pela realização de um evento híbrido, adequado à atual realidade educativa, abrindo a oportunidade à participação a todas as escolas, quer presencialmente quer de forma digital. Neste novo formato, o BioBlitz alargará a sua abrangência, ficando acessível a um maior número de escolas do todo nacional, continente e ilhas.

Assim, em 2022, o BioBlitz surge para a comunidade educativa num novo formato, híbrido. Presencial, na semana de 2 a 6 de maio, e digital, utilizando uma plataforma multimédia especialmente concebida para suportar as atividades concebidas para o evento. Para o público em geral, dias 7 e 8 de maio, com acesso gratuito e exclusivamente presencial no Parque de Serralves.

bioblitz - serralves - porto - ods - desenvolvimento - sustentabilidade

LIPOR assume BioBlitz como o seu Lado B

Entusiasmado com a realização do evento, José Manuel Ribeiro, presidente do Conselho de Administração da LIPOR, refere ser necessário “transformar resíduos em novos recursos pela implementação de práticas inovadoras e circulares, gerando e compartilhando valor é a nossa Missão. Mas há um outro lado da LIPOR que gostamos conheçam melhor: o nosso lado B. O BioBlitz faz parte do nosso Lado B”.

bioblitz - serralves - porto - planeta b - lipor - sustentabilidade - ods - desenvolvimento

Programação do Bioblitz de Serralves 

Com uma programação transversal, enquadrada num vasto projeto reconhecido pelo Portugal Inovação Social, em 2022, o BioBlitz surge com uma programação ainda mais inovadora. Um evento de todos e para todos, possibilitando a participação de diversos públicos de modo inclusivo. Da sua programação específica fazem parte diferentes tipologias de atividades destacando-se:

  • Oficinas científicas e pedagógicas
  • Visitas temáticas
  • Saídas de campo com investigadores e especialistas (CIIMAR e Floradata)
  • Autonomias
  • Atividades Lipor e seus Municípios Associados: Espinho, Gondomar, Maia, Matosinhos, Porto, Póvoa de Varzim, Valongo e Vila do Conde
  • Atividades de Municípios Fundadores da Fundação de Serralves, este ano com especial destaque para os municípios de Mirandela, Santa Maria da Feira, Vila Real, São João da Madeira e Torres Vedras

bioblitz - serralves - porto

Destaques da programação

  • Demonstração da tosquia das ovelhas da Quinta de Serralves com o Saber Fazer
  • Espetáculo “Os Estranhões e Bizarrocos” – Direção Artística Joana Providência
  • Espetáculo “Clown Enano” (José Torres)
  • Green Market
  • Extensão CINEECO 2021 com o filme “O lado negro do azeite” de Sandra Cóias e Pedro Rego
  • Exposição As Reservas da Biosfera da UNESCO – Rede Portuguesa e COPLP
  • Exposição A Floresta
  • Treetop Walk
  • Exposição Entreleçarar – Ai Weiwei (obras exclusivas no Parque)
  • Exposição Waters ´Witness/O testemunho das águas – Tarek Atoui (obras exclusivas no Parque)

bioblitz - serralves - lipor - porto - planeta b

1ª Página. Clique aqui e veja tudo o que temos para lhe oferecer.vila nova online - jornal diário digital generalista com sede em vila nova de famalicão

LIPOR convida empresas a aderirem ao act4nature Portugal

Imagens: 0, 1) Colégio D. Duarte 2) Susana Marinho / Serralves 3, 4) Serralves

VILA NOVA, o seu diário digital. Conte connosco, nós contamos consigo.

Se chegou até aqui é porque provavelmente aprecia o trabalho que estamos a desenvolver.

VILA NOVA é cidadania e serviço público.

Diário digital generalista de âmbito regional, a VILA NOVA é gratuita para os leitores e sempre será.

No entanto, a VILA NOVA tem custos, entre os quais a manutenção e renovação de equipamento, despesas de representação, transportes e telecomunicações, alojamento de páginas na rede, taxas específicas da atividade, entre outros.

Para lá disso, a VILA NOVA pretende produzir e distribuir cada vez mais e melhor informação, com independência e com a diversidade de opiniões própria de uma sociedade aberta. A melhor forma de o fazermos é dispormos de independência financeira.

Como contribuir e apoiar a VILA NOVA?

Se considera válido o trabalho realizado, não deixe de efetuar o seu simbólico contributo sob a forma de donativo através de mbway, netbanking, multibanco ou paypal.

MBWay: 919983484

NiB: 0065 0922 00017890002 91

IBAN: PT 50 0065 0922 00017890002 91

BIC/SWIFT: BESZ PT PL

Paypal: pedrocosta@vilanovaonline.pt

Envie-nos os seus dados e na volta do correio receberá o respetivo recibo para efeitos fiscais ou outros.

Visite também os nossos anunciantes.

Hidrogénio e amónia verdes avançam transição energética em Portugal

Publicidade | VILA NOVA: deixe aqui a sua Marca

Pub

Acerca do Autor

Comente este artigo

Only registered users can comment.