Após meses de prática de futebol a que faltou norte e raça, pudemos finalmente assistir a uma exibição convincente do FC Famalicão. No jogo deste domingo, a contar para a 22ª jornada da Liga Betwin, o clube famalicense goleou um forte Moreirense que, desde a admissão de Sá Pinto como o ‘homem do leme’, mudou o chip e tem conseguido óptimos resultados.
Trata-se da segunda Vitória do FC Famalicão no seu reduto e na melhor exibição da temporada, o que se aparenta de certo modo incompreensível perante o forte apoio recebido da massa associativa Famalicense. Pode mesmo dizer-se que finalmente o Estádio 22 Junho foi uma ‘Fortaleza’ nesta época.
‘Rolo Compressor’
O FC Famalicão tomou conta do jogo desde o seu início e o domínio Famalicense foi permanente ao longo dos 90 minutos. O Moreirense, pelo seu lado, criou algum perigo uma ou outra vez, mas sempre ao de leve, uma vez que o jogo esteve sempre sob o controlo do clube visitado.
Bruno Rodrigues (mais um Jogão do Brasileiro) ameaçou primeiro
Por incrível que pareça, o primeiro sinal de verdadeiro perigo foi uma bola à trave do Moreirense, em que um dos defensores da equipa de Moreira de Cónegos cabeceou com estrondo após canto sobre a esquerda.
Bruno Rodrigues foi o primeiro Famalicense a dar sinal de perigo. Num lance em que, após passe de Simon Banza, e apenas tinha Pasinato pela frente, atirou de forma muito displicente por cima da baliza do moreirense FC.
‘Penalty! Gooooolo.’
Simon Banza, quase isolado, recebeu o esférico num lance frontal à baliza. Não se tendo enquadrado suficientemente bem, perdeu o ângulo de remate. Na disputa com um defensor Moreirense, o Famalicense é travado em falta dentro da área: penalty para o FC Famalicão sem contestação.
Ora, se no último jogo em Alvalade Simon Banza falhou um penalty, agira foi a vez de Pepê Rodrigues converter; e marcou.
0-1 para o F. C. Famalicão, quando o cronómetro assinalava 25 minutos.
‘Mes Amis, c’est Simon Banza’!
Na sua estreia, João Carlos Teixeira já tinha feito uma boa exibição em Alvalade. Neste segundo jogo esteve em 3 dos 5 golos Famalicenses. Foi sem dúvida o melhor em campo no plano futebolístico.
No lance do segundo golo, Simon Banza recebeu o esférico pelo lado direito de João Carlos Teixeira e marcou aquele que é um sério candidato a melhor golo do Franco-congolês desde que marca no FC Famalicão. Descaído sobre a linha de fundo e quase na bandeirola de canto, ddesferiu um remate cruzado indefensável para Pasinato. Um Incrível Golaço!
‘Taco a Taco como em Hóquei Patins’
O terceiro golo nasceu de um lance a um ou dois toques entre João Carlos Teixeira (quem mais podia ser!?) que faz um cruzamento teleguiado para Simon Banza que, no chão, por sua vez, não finaliza. A bola sobra para Adrián Marín que frontal à baliza finaliza de forma exímia.
3-0!
Grande Exibição Coroada com Golo
João Carlos Teixeira marcou o quarto golo após um livre frontal à baliza guardada por Encomole Pasinato (sofre 5 golos sem hipótese) em que aparece mesmo junto à linha de golo para encostar.
Jogo resolvido mesmo em cima do minuto 45.
4-0 ao intervalo.
Estreia prometedora
Na segunda parte e a ganhar por esclarecedores 4 bolas a zero, o FC Famalicão concedeu naturalmente mais iniciativa ao adversário e tentou aumentar a goleada em jogadas de contra-ataque. Foi numa dessas jogadas que de seu a estreia a marcar de Ivan Dolcek.
Ivan Dolcek é um defesa esquerdo muito promissor e que confirma o ‘upgrade’ competitivo do FC Famalicão. Neste jogo assumiu o lugar de João Carlos Teixeira, jogando no apoio ao ataque do F. C. Famalicão. Acabaria por marcar o 5º golo após conduzir um ataque combinado com Ivo Rodrigues. Este, numa assistência perfeita, permite a Ivan Dolcek apenas encostar para concretizar.
Mas para além do golo marcado, Ivan Dolcek mostrou ainda predicados muito talentosos para jogar como um Número 10 à moda antiga, na posição de ponta-de-lança. Não surpreenderia que viesse a assumir esse papel nos próximos jogos. Assim, nesta rotação para gerir um resultado, resulta mais uma belíssima ‘dor de cabeça’ para o Treinador Rui Pedro Silva.
Massa Associativa Moreirense Incansável
O FC Famalicão fez um jogo perfeito e espera-se que faça mais jogos desta categoria, especialmente em casa perante o apoio fantástico da sua massa associativa. Afinal, tem equipa e jogadores para o conseguir, como bem ficou demonstrado.
Apesar do afundanço na tabela classificativa, o Moreirense FC, que não ganhou no Relvado (longe disso!), ganhou no Apoio à sua equipa com cerca de algumas centenas de adeptos a oferecerem um apoio fantástico ao seu clube. Mesmo estando a perder por números expressivos, a massa de ‘cónegos’ não parou o seu apoio brutal ao clube. Muito Bonito!
Próximo jogo
Na próxima jornada, o FC Famalicão desloca-se à Ilha da Madeira para defrontar o Marítimo, no próximo Domingo, 20 de Fevereiro. Todos os jogos têm uma história diferente, mas espera-se que consiga pelo menos pontuar. Num momento em o FC Famalicão conseguiu sair da linha de água classificativa, a continuação de resultados positivos afigura-se indispensável na luta pela garantia da permanência na I Liga.
1ª Página. Clique aqui e veja tudo o que temos para lhe oferecer.
Imagens: 0, 1, 2, 4) FCF; 3) MFC
VILA NOVA, o seu diário digital. Conte connosco, nós contamos consigo.
Se chegou até aqui é porque provavelmente aprecia o trabalho que estamos a desenvolver.
A VILA NOVA é cidadania e serviço público.
Diário digital generalista de âmbito regional, a VILA NOVA é gratuita para os leitores e sempre será.
No entanto, a VILA NOVA tem custos, entre os quais a manutenção e renovação de equipamento, despesas de representação, transportes e telecomunicações, alojamento de páginas na rede, taxas específicas da atividade, entre outros.
Para lá disso, a VILA NOVA pretende produzir e distribuir cada vez mais e melhor informação, com independência e com a diversidade de opiniões própria de uma sociedade aberta. A melhor forma de o fazermos é dispormos de independência financeira.
Como contribuir e apoiar a VILA NOVA?
Se considera válido o trabalho realizado, não deixe de efetuar o seu simbólico contributo sob a forma de donativo através de mbway, netbanking, multibanco ou paypal.
MBWay: 919983484
NiB: 0065 0922 00017890002 91
IBAN: PT 50 0065 0922 00017890002 91
BIC/SWIFT: BESZ PT PL
Paypal: pedrocosta@vilanovaonline.pt
Envie-nos os seus dados e na volta do correio receberá o respetivo recibo para efeitos fiscais ou outros.
Visite também os nossos anunciantes.
Gratos pela sua colaboração.