Extinta empresa que marca a história e a paisagem de Barcelos recordada com Exposição e Jornadas

Fábrica A Barcelense celebra 100 anos

Fábrica A Barcelense celebra 100 anos

Pub

 

 

A Câmara Municipal de Barcelos vai comemorar o centenário da Fábrica A Barcelense com a realização de umas Jornadas e de uma Exposição documental e de equipamentos, no dia 4 de dezembro, na Biblioteca Municipal de Barcelos.

As jornadas, a decorrer a partir das 9h30, com entrada livre, contam com a participação de José Manuel Lopes Cordeiro, Coordenador Científico do Museu da Indústria Têxtil da Bacia do Ave, que falará da “indústria têxtil dos vales do Cávado e Ave”; Mário Costa, professor e coordenador do livro “O Turismo em Barcelos”, que abordará o tema “um roteiro da indústria em Barcelos”, e encerrarão, da parte da manhã, com a deposição de uma coroa de flores junto ao monumento a João Duarte.

Da parte da tarde, a partir das 14h30, Gaspar Sousa Coutinho, diretor-geral da Barcelcom Têxteis, atual proprietária da Fábrica A Barcelense, abordará o tema “A intemporalidade e a gestão de uma empresa familiar”, seguindo-se Cristina Calheiros, da Universidade Católica, e Aprígio Guimarães, da Universidade Nova de Lisboa, que falarão do “Desafio da Descarbonização nas cidades e contributo das empresas”.

As jornadas encerram com a inauguração de uma exposição documental e de equipamentos alusiva ao centenário da Fábrica A Barcelense, no mesmo dia, às 17h. Esta mostra está patente ao público até 31 de janeiro, na Biblioteca Municipal.

Informações adicionais

Quando em 1921, João Duarte, com um grupo de amigos de Barcelos e do Porto, constituiu a sociedade por quotas que fundaria a Fábrica A Barcelense, abria-se uma nova época na história da indústria, em Barcelos, pois a existente limitava-se à serração de madeiras e à cerâmica.

Em 5 de março de 1921, é feita a escritura da sociedade por quotas, “A Barcelense, Limitada”, com sede em Barcelos, no notário da cidade do Porto, Dr. Ponce de Leão, com o objetivo de exercer a indústria de artigos de passamanaria, à qual poderia agregar a de qualquer outro ramo, podendo dedicar-se ainda a qualquer comércio, exceto bancário.

A Fábrica Barcelense iniciou a sua atividade com o fabrico de rendas e passamanarias, mas os problemas que se foram deparando com a dificuldade na importação de acessórios e material de fabrico, obrigaram, em 1931, a lançar-se no fabrico de meias e peúgas, surgindo, em 1935, a secção de tinturaria. Mais tarde, foi dotada com fiação de lã, e, finalmente, em 1960, com a fabricação de malhas e confeções.

fábrica a barcelense - joão duarte - barcelos - centenário

https://vilanovaonline.pt/2021/01/05/textil-barcelcom-celebra-100-anos-de-vida-com-nova-imagem/

RIP: um polícia na América matou um homem

1ª Página. Clique aqui e veja tudo o que temos para lhe oferecer.vila nova online - 1ª página - finanças - europa - prr - joão leão - primeiro pagamento

Imagens: M BCL

VILA NOVA, o seu diário digital. Conte connosco, nós contamos consigo.

Se chegou até aqui é porque provavelmente aprecia o trabalho que estamos a desenvolver.

VILA NOVA é cidadania e serviço público.

Diário digital generalista de âmbito regional, a VILA NOVA é gratuita para os leitores e sempre será.

No entanto, a VILA NOVA tem custos, entre os quais a manutenção e renovação de equipamento, despesas de representação, transportes e telecomunicações, alojamento de páginas na rede, taxas específicas da atividade, entre outros.

Para lá disso, a VILA NOVA pretende produzir e distribuir cada vez mais e melhor informação, com independência e com a diversidade de opiniões própria de uma sociedade aberta. A melhor forma de o fazermos é dispormos de independência financeira.

Como contribuir e apoiar a VILA NOVA?

Se considera válido o trabalho realizado, não deixe de efetuar o seu simbólico contributo sob a forma de donativo através de mbway, netbanking, multibanco ou paypal.

MBWay: 919983484

NiB: 0065 0922 00017890002 91

IBAN: PT 50 0065 0922 00017890002 91

BIC/SWIFT: BESZ PT PL

Paypal: pedrocosta@vilanovaonline.pt

Envie-nos os seus dados e na volta do correio receberá o respetivo recibo para efeitos fiscais ou outros.

Gratos pela sua colaboração.

‘Braga é Natal’ regressa em 2021 com o melhor das tradições

Pub

Acerca do Autor

Comente este artigo

Only registered users can comment.