A árvore de Natal e a iluminação regressaram ao centro da cidade de Famalicão – agora na Praça 9 de abril –, depois de um ano de interregno devido à pandemia da Covid-19. São milhares de pequenas luzes que piscam em sincronia formando desenhos coloridos alusivos ao Natal e que se encontram espalhadas por cerca de 30 ruas, avenidas, rotundas e praças de Vila Nova de Famalicão. A música está também presente e anima o ambiente geral, aquecendo os corações dos transeuntes. O Natal chegou a Famalicão esta segunda-feira, 22 de novembro, e irá animar a cidade até ao início de janeiro.
Mário Passos, o presidente da Câmara Municipal de Famalicão, deu início à programação de Natal. Para o autarca, “o Natal é acima de tudo a festa da família, da comunidade, do convívio e da partilha”. O embelezamento da cidade cumpre, assim, “uma função muito importante nesta época que é despertar na comunidade os sentimentos de esperança, magia, alegria e solidariedade”, referiu. “Ainda com muitas cautelas e grande responsabilidade pela saúde pública, voltamos a pensar o Natal como uma época de festa, trazendo alegria à cidade e apoiando o comércio”, acrescentou.
“Depois de um ano tão difícil, queremos levar o Natal a todos os famalicenses, ancorando-o a uma mensagem de esperança, alegria e confiança num futuro mais risonho”, sublinhou ainda Mário Passos, apostado em “fazer de Famalicão o lugar do Natal”, num momento em que o centro da cidade se apresenta renovado com obras de requalificação urbana ainda não concluídas.
Programa de animação favorece economia local
Do programa de animação, Mário Passos destacaria, a exemplo do que tem sucedido em anos anteriores, o espetáculo do Circo de Papel, promovido pelo INAC – Instituto Nacional das Artes do Circo que também está de regresso ao Parque da Juventude entre 3 de dezembro e 6 de janeiro, para júbilo de miúdos e graúdos, com Aquarela.
O Mercado de Natal, com artesanato e produtos tradicionais, volta também a animar a cidade, decorrendo, desta vez, nos espaços interiores e zona envolvente à Praça – Mercado Municipal, entre 26 de novembro e 9 de janeiro.
A música natalícia irá fazer-se ouvir com os Concertos de Natal “Comunidades em Coro”, com uma dúzia de espetáculos, entre 1 de dezembro e 9 de janeiro. A iniciativa que arrancou em 2019, culminou num verdadeiro sucesso, realizando-se este ano na Praça – Mercado Municipal.
A Cabana Solidária do Pai Natal, com a recolha de bens para posterior distribuição pelas famílias carenciadas, é já um dos momentos mais emblemáticos da época natalícia em Famalicão. Entre 12 e 24 de dezembro, a Cabana Solidária estará de portas abertas na Praça 9 de abril, acolhendo solidariedade, mas também muita animação e magia.
Sobre a programação de Natal, Fernando Xavier Ferreira, presidente da Associação Comercial e Industrial de Famalicão (ACIF), salientou a importância do ambiente natalício para “a economia local e para o comércio em particular”.
Por toda a cidade, entre ruas, praças, avenidas, largos e jardins, se sentirá a dinâmica e o pulsar da época natalícia, com o envolvimento dos comerciantes, dos habitantes e dos transeuntes. Para os mais novos não faltarão motivos para a brincadeira, a começar pelo carrossel e pelo comboio de Natal.
1ª Página. Clique aqui e veja tudo o que temos para lhe oferecer.
Imagens: M VNF
VILA NOVA, o seu diário digital. Conte connosco, nós contamos consigo.
Se chegou até aqui é porque provavelmente aprecia o trabalho que estamos a desenvolver.
A VILA NOVA é cidadania e serviço público.
Diário digital generalista de âmbito regional, a VILA NOVA é gratuita para os leitores e sempre será.
No entanto, a VILA NOVA tem custos, entre os quais a manutenção e renovação de equipamento, despesas de representação, transportes e telecomunicações, alojamento de páginas na rede, taxas específicas da atividade.
Para lá disso, a VILA NOVA pretende produzir e distribuir cada vez mais e melhor informação, com independência e com a diversidade de opiniões própria de uma sociedade aberta.
Como contribuir e apoiar a VILA NOVA?
Se considera válido o trabalho realizado, não deixe de efetuar o seu simbólico contributo sob a forma de donativo através de mbway, netbanking, multibanco ou paypal.
MBWay: 919983484
NiB: 0065 0922 00017890002 91
IBAN: PT 50 0065 0922 00017890002 91
BIC/SWIFT: BESZ PT PL
Paypal: pedrocosta@vilanovaonline.pt
Obs: envie-nos os seus dados e na volta do correio receberá o respetivo recibo para efeitos fiscais ou outros.
Gratos pela sua colaboração.
CIOR, projeto educativo com identidade própria completa 30 anos