Pub
A árvore de Natal e a iluminação regressaram ao centro da cidade de Famalicão – agora na Praça 9 de abril –, depois de um ano de interregno devido à pandemia da Covid-19. São milhares de pequenas luzes que piscam em sincronia formando desenhos coloridos alusivos ao Natal e que se encontram espalhadas por cerca de 30 ruas, avenidas, rotundas e praças de Vila Nova de Famalicão. A música está também presente e anima o ambiente geral, aquecendo os corações dos transeuntes. O Natal chegou a Famalicão esta segunda-feira, 22 de novembro, e irá animar a cidade até ao início de janeiro.
Mário Passos, o presidente da Câmara Municipal de Famalicão, deu início à programação de Natal. Para o autarca, “o Natal é acima de tudo a festa da família, da comunidade, do convívio e da partilha”. O embelezamento da cidade cumpre, assim, “uma função muito importante nesta época que é despertar na comunidade os sentimentos de esperança, magia, alegria e solidariedade”, referiu. “Ainda com muitas cautelas e grande responsabilidade pela saúde pública, voltamos a pensar o Natal como uma época de festa, trazendo alegria à cidade e apoiando o comércio”, acrescentou.
“Depois de um ano tão difícil, queremos levar o Natal a todos os famalicenses, ancorando-o a uma mensagem de esperança, alegria e confiança num futuro mais risonho”, sublinhou ainda Mário Passos, apostado em “fazer de Famalicão o lugar do Natal”, num momento em que o centro da cidade se apresenta renovado com obras de requalificação urbana ainda não concluídas.
Programa de animação favorece economia local
Do programa de animação, Mário Passos destacaria, a exemplo do que tem sucedido em anos anteriores, o espetáculo do Circo de Papel, promovido pelo INAC – Instituto Nacional das Artes do Circo que também está de regresso ao Parque da Juventude entre 3 de dezembro e 6 de janeiro, para júbilo de miúdos e graúdos, com Aquarela.
O Mercado de Natal, com artesanato e produtos tradicionais, volta também a animar a cidade, decorrendo, desta vez, nos espaços interiores e zona envolvente à Praça – Mercado Municipal, entre 26 de novembro e 9 de janeiro.
A música natalícia irá fazer-se ouvir com os Concertos de Natal “Comunidades em Coro”, com uma dúzia de espetáculos, entre 1 de dezembro e 9 de janeiro. A iniciativa que arrancou em 2019, culminou num verdadeiro sucesso, realizando-se este ano na Praça – Mercado Municipal.
A Cabana Solidária do Pai Natal, com a recolha de bens para posterior distribuição pelas famílias carenciadas, é já um dos momentos mais emblemáticos da época natalícia em Famalicão. Entre 12 e 24 de dezembro, a Cabana Solidária estará de portas abertas na Praça 9 de abril, acolhendo solidariedade, mas também muita animação e magia.
Sobre a programação de Natal, Fernando Xavier Ferreira, presidente da Associação Comercial e Industrial de Famalicão (ACIF), salientou a importância do ambiente natalício para “a economia local e para o comércio em particular”.
Por toda a cidade, entre ruas, praças, avenidas, largos e jardins, se sentirá a dinâmica e o pulsar da época natalícia, com o envolvimento dos comerciantes, dos habitantes e dos transeuntes. Para os mais novos não faltarão motivos para a brincadeira, a começar pelo carrossel e pelo comboio de Natal.
1ª Página. Clique aqui e veja tudo o que temos para lhe oferecer.
Imagens: M VNF
VILA NOVA, o seu diário digital. Conte connosco, nós contamos consigo.
Se chegou até aqui é porque provavelmente aprecia o trabalho que estamos a desenvolver.
A VILA NOVA é cidadania e serviço público.
Diário digital generalista de âmbito regional, a VILA NOVA é gratuita para os leitores e sempre será.
No entanto, a VILA NOVA tem custos, entre os quais a manutenção e renovação de equipamento, despesas de representação, transportes e telecomunicações, alojamento de páginas na rede, taxas específicas da atividade.
Para lá disso, a VILA NOVA pretende produzir e distribuir cada vez mais e melhor informação, com independência e com a diversidade de opiniões própria de uma sociedade aberta.
Como contribuir e apoiar a VILA NOVA?
Se considera válido o trabalho realizado, não deixe de efetuar o seu simbólico contributo sob a forma de donativo através de mbway, netbanking, multibanco ou paypal.
MBWay: 919983484
NiB: 0065 0922 00017890002 91
IBAN: PT 50 0065 0922 00017890002 91
BIC/SWIFT: BESZ PT PL
Paypal: [email protected]
Obs: envie-nos os seus dados e na volta do correio receberá o respetivo recibo para efeitos fiscais ou outros.
Gratos pela sua colaboração.
CIOR, projeto educativo com identidade própria completa 30 anos
Pub
Acerca do Autor
Comente este artigo
Only registered users can comment.