Programação festiva anima corações e favorece economia local, em particular o comércio

A árvore e a iluminação de Natal estão de regresso a Famalicão

A árvore e a iluminação de Natal estão de regresso a Famalicão

Pub

 

 

A árvore de Natal e a iluminação regressaram ao centro da cidade de Famalicão – agora na Praça 9 de abril –, depois de um ano de interregno devido à pandemia da Covid-19. São milhares de pequenas luzes que piscam em sincronia formando desenhos coloridos alusivos ao Natal e que se encontram espalhadas por cerca de 30 ruas, avenidas, rotundas e praças de Vila Nova de Famalicão. A música está também presente e anima o ambiente geral, aquecendo os corações dos transeuntes. O Natal chegou a Famalicão esta segunda-feira, 22 de novembro, e irá animar a cidade até ao início de janeiro.

Mário Passos, o presidente da Câmara Municipal de Famalicão, deu início à programação de Natal. Para o autarca, “o Natal é acima de tudo a festa da família, da comunidade, do convívio e da partilha”. O embelezamento da cidade cumpre, assim, “uma função muito importante nesta época que é despertar na comunidade os sentimentos de esperança, magia, alegria e solidariedade”, referiu. “Ainda com muitas cautelas e grande responsabilidade pela saúde pública, voltamos a pensar o Natal como uma época de festa, trazendo alegria à cidade e apoiando o comércio”, acrescentou.

“Depois de um ano tão difícil, queremos levar o Natal a todos os famalicenses, ancorando-o a uma mensagem de esperança, alegria e confiança num futuro mais risonho”, sublinhou ainda Mário Passos, apostado em “fazer de Famalicão o lugar do Natal”, num momento em que o centro da cidade se apresenta renovado com obras de requalificação urbana ainda não concluídas.

vila nova de famalicão - mário passos - município - cidade - animação - iluminação - natal

Programa de animação favorece economia local

Do programa de animação, Mário Passos destacaria, a exemplo do que tem sucedido em anos anteriores, o espetáculo do Circo de Papel, promovido pelo INAC – Instituto Nacional das Artes do Circo que também está de regresso ao Parque da Juventude entre 3 de dezembro e 6 de janeiro, para júbilo de miúdos e graúdos, com Aquarela.

O Mercado de Natal, com artesanato e produtos tradicionais, volta também a animar a cidade, decorrendo, desta vez, nos espaços interiores e zona envolvente à Praça – Mercado Municipal, entre 26 de novembro e 9 de janeiro.

A música natalícia irá fazer-se ouvir com os Concertos de Natal “Comunidades em Coro”, com uma dúzia de espetáculos, entre 1 de dezembro e 9 de janeiro. A iniciativa que arrancou em 2019, culminou num verdadeiro sucesso, realizando-se este ano na Praça – Mercado Municipal.

A Cabana Solidária do Pai Natal, com a recolha de bens para posterior distribuição pelas famílias carenciadas, é já um dos momentos mais emblemáticos da época natalícia em Famalicão. Entre 12 e 24 de dezembro, a Cabana Solidária estará de portas abertas na Praça 9 de abril, acolhendo solidariedade, mas também muita animação e magia.

Sobre a programação de Natal, Fernando Xavier Ferreira, presidente da Associação Comercial e Industrial de Famalicão (ACIF), salientou a importância do ambiente natalício para “a economia local e para o comércio em particular”.

Por toda a cidade, entre ruas, praças, avenidas, largos e jardins, se sentirá a dinâmica e o pulsar da época natalícia, com o envolvimento dos comerciantes, dos habitantes e dos transeuntes. Para os mais novos não faltarão motivos para a brincadeira, a começar pelo carrossel e pelo comboio de Natal.

iluminação - animação - natal - vila nova de famalicão

1ª Página. Clique aqui e veja tudo o que temos para lhe oferecer.vila nova online - 1ª página - finanças - europa - prr - joão leão - primeiro pagamento

GRACAFE desafia Pedome a montar Rota dos Presépios

Imagens: M VNF

VILA NOVA, o seu diário digital. Conte connosco, nós contamos consigo.

Se chegou até aqui é porque provavelmente aprecia o trabalho que estamos a desenvolver.

A VILA NOVA é cidadania e serviço público.

Diário digital generalista de âmbito regional, a VILA NOVA é gratuita para os leitores e sempre será.

No entanto, a VILA NOVA tem custos, entre os quais a manutenção e renovação de equipamento, despesas de representação, transportes e telecomunicações, alojamento de páginas na rede, taxas específicas da atividade.

Para lá disso, a VILA NOVA pretende produzir e distribuir cada vez mais e melhor informação, com independência e com a diversidade de opiniões própria de uma sociedade aberta.

Como contribuir e apoiar a VILA NOVA?

Se considera válido o trabalho realizado, não deixe de efetuar o seu simbólico contributo sob a forma de donativo através de mbway, netbanking, multibanco ou paypal.

MBWay: 919983484

NiB: 0065 0922 00017890002 91

IBAN: PT 50 0065 0922 00017890002 91

BIC/SWIFT: BESZ PT PL

Paypal: pedrocosta@vilanovaonline.pt

Obs: envie-nos os seus dados e na volta do correio receberá o respetivo recibo para efeitos fiscais ou outros.

Gratos pela sua colaboração.

INAC: a escola onde o circo é uma família

Fazer parte da História da Fundação e de Famalicão!…

CIOR, projeto educativo com identidade própria completa 30 anos

Publicidade | VILA NOVA: deixe aqui a sua Marca

Pub

Categorias: Agenda, Comunidade, Famalicão

About Author

Write a Comment

Only registered users can comment.