Encontro congrega especialistas de 55 países preocupados com o futuro

Matosinhos recebe Fórum para a Redução de Riscos de Catástrofes

Matosinhos recebe Fórum para a Redução de Riscos de Catástrofes

Pub

 

 

Matosinhos vai acolher, entre 24 e 26 de novembro, o Fórum Europeu para a Redução de Riscos de Catástrofes. Este é realizado em parceria entre o Governo e a União Europeia, as Nações Unidas, o Conselho da Europa e um total de 55 países que se quiseram associar para o debate sobre a redução do risco de catástrofes e resposta aos impactos crescentes das alterações climáticas, tendo em conta as necessidades de prevenção civil para as comunidades.

A edição de 2021 do EFDRR irá desenvolver-se de modo virtual, e resulta de uma organização conjunta entre a Delegação Regional para a Europa e Ásia Central da UNDRR (Gabinete das Nações Unidas para a Redução do Risco de Catástrofes), o Governo português (através da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil), a Comissão Europeia e o Conselho da Europa.

Prevenção é o foco

Na conferência de imprensa do lançamento do Fórum, a Secretária de Estado da Administração Interna, Patrícia Gaspar, referiu que a iniciativa vai focar-se, «sobretudo, na dimensão da prevenção», na qual Portugal tem estado a trabalhar. Neste âmbito, a Secretária de Estado deu como exemplo a aprovação recente da Estratégia Nacional para uma Proteção Civil mais Preventiva e «que está perfeitamente em linha com os esforços que estão a ser desenvolvidos quer ao nível da UE quer ao nível das Nações Unidas»

Patrícia Gaspar disse também que no encontro, em Matosinhos, será avaliada «a aplicação do Quadro de Sendai para a Redução do Risco de Catástrofes» e abordado o tema da Covid-19, onde se tentará «identificar boas práticas, sobretudo, através de uma partilha de experiências dos diferentes Países envolvidos», para além se discutirem novas formas de ação.

O objetivo do Fórum é “dar um contributo fundamental para o road map na redução do risco de catástrofe que será apresentado já em 2022, em Bali, na Indonésia, na próxima reunião global sobre esta matéria”.

Fórum Europeu para a Redução de Riscos de Catástrofes, Matosinhos, Portugal, alterações climáticas, grandes sinistros

1ª Página. Clique aqui e veja tudo o que temos para lhe oferecer.vila nova online - 1ª página

As cidades e as alterações climáticas

Imagens: EFDRR

VILA NOVA, o seu diário digital

Se chegou até aqui é porque provavelmente aprecia o trabalho que estamos a desenvolver.

VILA NOVA é cidadania e serviço público.

Diário digital generalista de âmbito regional, a VILA NOVA é gratuita para os leitores e sempre será.

No entanto, a VILA NOVA tem custos, entre os quais a manutenção e renovação de equipamento, despesas de representação, transportes e telecomunicações, alojamento de páginas na rede, taxas específicas da atividade.

Para lá disso, a VILA NOVA pretende produzir e distribuir cada vez mais e melhor informação, com independência e com a diversidade de opiniões própria de uma sociedade aberta.

Como contribuir e apoiar a VILA NOVA?

Se considera válido o trabalho realizado, não deixe de efetuar o seu simbólico contributo sob a forma de donativo através de netbanking ou multibanco (preferencial), mbway ou paypal.

NiB: 0065 0922 00017890002 91

IBAN: PT 50 0065 0922 00017890002 91

BIC/SWIFT: BESZ PT PL

MBWay: 919983484

Paypal: pedrocosta@vilanovaonline.pt

Envie-nos os seus dados e na volta do correio receberá o respetivo recibo para efeitos fiscais ou outros.

Gratos pela sua colaboração.

Publicidade | VILA NOVA: deixe aqui a sua Marca

Pub

About Author

Write a Comment

Only registered users can comment.