Na Semana Europeia da Prevenção de Resíduos, município vimaranense sensibilizar população para a problemática dos resíduos, em particular no domínio da prevenção

Guimarães procura criar Comunidade Circular

Guimarães procura criar Comunidade Circular

Pub

 

 

Guimarães vai assinalar a Semana Europeia de Prevenção de Resíduos, de 20 a 28 de novembro, através de um programa desenvolvido pelo município em articulação com o Laboratório da Paisagem, mediante um conjunto de iniciativas, a primeira das quais um workshop onde os participantes vão aprender a reparar guarda-chuvas estragados.

O principal objetivo da semana é sensibilizar a população para a problemática dos resíduos, em particular a prevenção, com diversas iniciativas sobre esta temática. As ações visam ajudar a compreender o significado da prevenção de resíduos e a motivar a responsabilização de cada cidadão para esta temática.

A European Week for Waste Reduction / Semana Europeia de Prevenção de Resíduos (EWWR), em 2021, tem como central as “Comunidades Circulares”, pretendendo-se, assim, alertar para o papel a desempenhar pelas comunidades na partilha e colaboração que conduza à adoção de novos hábitos mais sustentáveis e na redução da produção de resíduos.

Tanto as comunidades como os indivíduos que dela fazem parte, devem unir esforços, encontrar soluções, partilhar ideias, para que em conjunto possam potenciar a redução dos resíduos, alcançar o desperdício zero e promover atividades circulares. Se um cidadão pode contribuir de forma positiva na redução de resíduos, uma comunidade pode mudar padrões de produção e de consumo na sociedade.

Neste âmbito do movimento de criação de cidades circulares, recorde-se que o Município de Guimarães já no início do corrente ano apelou à comunidade no sentido de participar no concurso DigiCirc.

Laboratório da Paisagem preparou programa de atividades entre 22 e 26 de novembro

O programa arranca no dia 22 de novembro com o “Workshop de reparação de Guarda-chuvas”, na Associação Vaca Negra, em Urgezes, no âmbito do projeto Urgezes Circular.

Segue-se, no dia 24, um outro workshop, online, para mostrar os resultados de projetos de investigação na valorização de diferentes tipos de resíduos, que contará com a participação do CVR – Centro para a Valorização de Resíduos.

No dia 26, pelas 10 horas, o Laboratório da Paisagem acolherá uma palestra sob o lema “Comunidades Circulares”, onde se dará destaque a vários projetos locais que visam a reutilização de diversos materiais, como são exemplo os projetos Consigo, Restore (CERCIGUI), Bekoffee, ou Urgezes Circular.

No mesmo dia, mas de tarde, na Junta de Freguesia de Urgezes, realiza-se o “Workshop: Impressão 3D e as suas inúmeras possibilidades”, direcionado para aos alunos das escolas de Urgezes, no âmbito do projeto Urgezes Circular.

guimarães - comunidade circular - prevenção

PROGRAMA

22 novembro – 19h00

Workshop reparação de guarda-chuvas (Projeto Urgezes Circular)

Associação Vaca Negra, Urgezes
(Link Inscrição – https://forms.gle/ievcZHQPNmTuhosz8)

24 novembro – 18h30

Workshop Online Ser mais sustentável em 30 minutos: Circularidade de resíduos -Caminho para a Sustentabilidade

Com André Silva, Margarida Soares e Nádia Valério, do CVR – Centro para a Valorização de Resíduos

 Online (link inscrição – https://forms.gle/aP2DnWDs1oKxec236)

26 novembro – 10h00

Palestra – Comunidades Circulares
Com os projetos Restore (CERCIGUI), Consigo, Bekoffee e Urgezes Circular (Laboratório da Paisagem

Laboratório da Paisagem

26 novembro – 14h00

Workshop: Impressão 3D e as suas inúmeras possibilidades

Junta de Freguesia de Urgezes

Carolina Amaral, talento do teatro e cinema da nova geração

1ª Página. Clique aqui e veja tudo o que temos para lhe oferecer.vila nova online - 1ª página

Minority Denim tinge roupa com produtos orgânicos

Dicas para planear uma casa de verão de pequena dimensão

Imagem: M GMR

VILA NOVA, o seu diário digital. Conte connosco, nós contamos consigo.

Se chegou até aqui é porque provavelmente aprecia o trabalho que estamos a desenvolver.

VILA NOVA é cidadania e serviço público.

Diário digital generalista de âmbito regional, a VILA NOVA é gratuita para os leitores e sempre será.

No entanto, a VILA NOVA tem custos, entre os quais a manutenção e renovação de equipamento, despesas de representação, transportes e telecomunicações, alojamento de páginas na rede, taxas específicas da atividade.

Para lá disso, a VILA NOVA pretende produzir e distribuir cada vez mais e melhor informação, com independência e com a diversidade de opiniões própria de uma sociedade aberta.

Como contribuir e apoiar a VILA NOVA?

Se considera válido o trabalho realizado, não deixe de efetuar o seu simbólico contributo sob a forma de donativo através de netbanking ou multibanco (preferencial), mbway ou paypal.

NiB: 0065 0922 00017890002 91

IBAN: PT 50 0065 0922 00017890002 91

BIC/SWIFT: BESZ PT PL

MBWay: 919983484

Paypal: pedrocosta@vilanovaonline.pt

Envie-nos os seus dados e na volta do correio receberá o respetivo recibo para efeitos fiscais ou outros.

Gratos pela sua colaboração.

Ser professor na era da Indústria 4.0

Publicidade | VILA NOVA: deixe aqui a sua Marca

Pub

About Author

Write a Comment

Only registered users can comment.