Eucaristia com D. Nuno Almeida, em Guimarães, dá início a uma campanha de combate à pobreza na Arquidiocese de Braga

Cáritas Portuguesa assinala Dia Mundial do Pobre

Cáritas Portuguesa assinala Dia Mundial do Pobre

Pub

 

 

A Cáritas assinala o Dia Mundial do Pobre este domingo, 14 de novembro, com o lançamento da Operação “10 Milhões de Estrelas – Um Gesto pela Paz”. Esta operação é, desde 2002, uma iniciativa da Cáritas de consciencialização da população portuguesa para os valores da paz e da solidariedade. A campanha tem início nesse dia, com uma Eucaristia na Paróquia de São Sebastião, em Guimarães, às 12 horas, e conclusão no dia 24 de dezembro, com o acender da vela pela paz na Ceia de Natal. Para o dia 18 de dezembro, durante a tarde e noite, está agendada uma manifestação pública da operação na cidade de Barcelos.

A Cáritas de Braga convida ainda todos os apoiantes desta campanha a partilhar nas suas redes sociais uma foto com a vela usando #hagestosqueconstroem.

Porque acredita que “Há Gestos que Constroem”, a Cáritas propõe a todos os portugueses uma adesão simbólica aos valores da paz, associados ao Natal, pela aquisição de uma “vela estrela” de cor branca ou vermelha, no valor de 2 euros. Estas poderão ser adquiridas numa das 20 Cáritas Diocesanas, nas paróquias e nas escolas e parceiros locais aderentes à campanha. Este ano a campanha tem algumas novidades, entre elas a possibilidade de adquirir a “vela estrela” através de comércio eletrónico.

‘Sempre tereis pobres entre vós’ (Marcos 14,7)

Num ‘convite a não perder jamais de vista a oportunidade que se nos oferece para fazer o bem’, a propósito desta V Edição do Dia Mundial do Pobre, o Papa Francisco, citado pelo Notícias do Vaticano, fez  votos de que este seja “um dia que se possa radicar cada vez mais nas nossas Igrejas locais e abrir-se a um movimento de evangelização que, em primeira instância, encontre os pobres lá onde estão. Não podemos ficar à espera que batam à nossa porta; é urgente ir ter com eles às suas casas, aos hospitais e casas de assistência, à estrada e aos cantos escuros onde, por vezes, se escondem, aos centros de refúgio e de acolhimento”.

O Papa Francisco divulgou uma mensagem expressamente destinada a ecoar por todo o mundo neste dia, intitulada ‘Sempre tereis pobres entre vós‘ (Mc 14, 7), palavras originalmente pronunciadas por Jesus.

Nessa missiva destinada aos católicos, o Papa Francisco exorta a Igreja e os fiéis irem à procura da pobreza nas várias formas em que ela se manifesta no mundo moderno e estender a mão aos mais necessitados. ‘Impõe- se uma abordagem diferente da pobreza. É um desafio que os governos e as instituições mundiais precisam de perfilhar, com um modelo social clarividente, capaz de enfrentar as novas formas de pobreza que invadem o mundo e marcarão de maneira decisiva as próximas décadas. Se os pobres são colocados à margem, como se fossem os culpados da sua condição, então o próprio conceito de democracia é posto em crise e fracassa toda e qualquer política social. Com grande humildade, temos de confessar que muitas vezes não passamos de incompetentes a respeito dos pobres: fala-se deles em abstrato, fica-se pelas estatísticas e pensa-se sensibilizar com qualquer documentário. Ao contrário, a pobreza deveria incitar a uma projetação criativa, que permita fazer aumentar a liberdade efetiva de conseguir realizar a existência com as capacidades próprias de cada pessoa. Pensar que a posse de dinheiro consinta e aumente a liberdade é uma ilusão de que devemos afastar-nos. Servir eficazmente os pobres incita à ação e permite encontrar as formas mais adequadas para levantar e promover esta parte da humanidade, demasiadas vezes anónima e sem voz, mas que em si mesma traz impresso o rosto do Salvador que pede ajuda’.

Eucaristia em Guimarães pelo Bispo Auxiliar D. Nuno Almeida

Para assinalar a data e fazer o lançamento da Operação, a Arquidiocese de Braga assinalará o Dia Mundial do Pobre numa Eucaristia em Guimarães, às 12 horas, na Igreja Paroquial de São Sebastião, presidida por D. Nuno Almeida, Bispo Auxiliar de Braga.

Este ano, os 35% proveitos reverterão para projetos das Cáritas Lusófonas no âmbito do combate às alterações climáticas e 65% reverterão para o apoio às famílias carenciadas da Arquidiocese de Braga através de vales alimentares. A opção da Cáritas de Braga pelo apoio alimentar através de vales porque esta modalidade de apoio é mais respeitadora da dignidade da pessoa humana, fomenta a autonomia e a liberdade e revela-se uma prática mais inclusiva e sustentável.

cáritas - dia mundial do pobre - braga - guimarães - d. nuno almeida

1ª Página. Clique aqui e veja tudo o que temos para lhe oferecer.vila nova online - 1ª página - finanças - europa - prr - joão leão - primeiro pagamento

A demanda da história de Jesus, o Cristo

O legado dos primeiros seguidores de Jesus

Imagens: Cáritas Portuguesa

VILA NOVA, o seu diário digital. Conte connosco, nós contamos consigo.

Se chegou até aqui é porque provavelmente aprecia o trabalho que estamos a desenvolver.

VILA NOVA é cidadania e serviço público.

Diário digital generalista de âmbito regional, a VILA NOVA é gratuita para os leitores e sempre será.

No entanto, a VILA NOVA tem custos, entre os quais a manutenção e renovação de equipamento, despesas de representação, transportes e telecomunicações, alojamento de páginas na rede, taxas específicas da atividade.

Para lá disso, a VILA NOVA pretende produzir e distribuir cada vez mais e melhor informação, com independência e com a diversidade de opiniões própria de uma sociedade aberta.

Como contribuir e apoiar a VILA NOVA?

Se considera válido o trabalho realizado, não deixe de efetuar o seu simbólico contributo sob a forma de donativo através de mbway, netbanking, multibanco ou paypal.

MBWay: 919983484

NiB: 0065 0922 00017890002 91

IBAN: PT 50 0065 0922 00017890002 91

BIC/SWIFT: BESZ PT PL

Paypal: pedrocosta@vilanovaonline.pt

Envie-nos os deus dados e na volta do correio receberá o respetivo recibo para efeitos fiscais ou outros.

Gratos pela sua colaboração.

Pub

About Author

Write a Comment

Only registered users can comment.