A exemplo de outros municípios, como é o caso do concelho vizinho de Vila Nova de Famalicão, Santo Tirso deu início à implementação de um Parque Canino Municipal. O novo equipamento, nesse local de lazer por excelência que é o Parque Urbano Sara Moreira, representa um investimento do Município de Santo Tirso superior a 50 mil euros e deverá ficar concluído ainda antes do final do ano.
“Este projeto surge no seguimento das políticas de proteção animal que a Câmara Municipal tem vindo a levar a cabo”, adianta Alberto Costa, o presidente da Câmara Municipal de Santo Tirso. “Queremos criar um espaço dedicado ao lazer e recreio dos animais e garantir, ao mesmo tempo, condições para ensino e treino”, refere o autarca, lembrando que a escolha do Parque Urbano Sara Moreira não foi feita ao acaso. “A aposta num local de destaque e com fácil acessibilidade eram pontos estratégicos e, por isso, trazer o parque canino para o coração do Parque Sara Moreira é demonstrativo da dignidade que queremos para este tipo de equipamento”, explica.
Local apto à realização de provas competitivas e treino de tarefas de busca e salvamento
O objetivo, garante, é que “seja possível trazer os animais para atividades rotineiras dos seus donos, garantindo um espaço amplo onde podem andar sem trela e socializar com outros animais”. À questão da sensibilização para a importância de dar resposta às necessidades dos animais alia-se, destaca o presidente, “a necessidade de acompanhamento por parte dos seus donos”. “Queremos que todos os animais estejam seguros e, para isso, é importante que as pessoas os acompanhem de perto, enquanto lá estão, e cumpram todas as regras de funcionamento”, sublinha.
Com uma área total de 3400 metros quadrados (m2), as obras no Parque Canino Municipal já estão em andamento e irão permitir a criação de duas zonas distintas: 650m2 para animais de pequeno porte e 1300m2 para animais de grande porte. Além destas duas áreas, existirá, ainda, uma antecâmara de acesso com 50m2.
“Todo o parque será vedado, garantindo a segurança dos animais e dos seus tutores, bem como de todos os munícipes que utilizam o Parque Sara Moreira”, refere Alberto Costa. O espaço será, ainda, dotado de bebedouros, dispensadores de sacos para recolha de dejetos dos animais e equipamentos de treino e lazer canino. A possibilidade de realização de provas competitivas ou tarefas de busca e salvamento serão outras valências do parque.
1ª Página. Clique aqui e veja tudo o que temos para lhe oferecer.
Imagem: M STS
VILA NOVA, o seu diário digital. Conte connosco, nós contamos consigo.
Se chegou até aqui é porque provavelmente aprecia o trabalho que estamos a desenvolver.
A VILA NOVA é cidadania e serviço público.
Diário digital generalista de âmbito regional, a VILA NOVA é gratuita para os leitores e sempre será.
No entanto, a VILA NOVA tem custos, entre os quais a manutenção e renovação de equipamento, despesas de representação, transportes e telecomunicações, alojamento de páginas na rede, taxas específicas da atividade.
Para lá disso, a VILA NOVA pretende produzir e distribuir cada vez mais e melhor informação, com independência e com a diversidade de opiniões própria de uma sociedade aberta.
Como contribuir e apoiar a VILA NOVA?
Se considera válido o trabalho realizado, não deixe de efetuar o seu simbólico contributo sob a forma de donativo através de mbway, netbanking, multibanco ou paypal.
MBWay: 919983484
NiB: 0065 0922 00017890002 91
IBAN: PT 50 0065 0922 00017890002 91
BIC/SWIFT: BESZ PT PL
Paypal: pedrocosta@vilanovaonline.pt
Envie-nos os deus dados e na volta do correio receberá o respetivo recibo para efeitos fiscais ou outros.
Gratos pela sua colaboração.