Município cria espaço dedicado ao lazer e recreio destes animais de companhia

Parque canino municipal está a nascer em Santo Tirso

Parque canino municipal está a nascer em Santo Tirso

Pub

 

 

A exemplo de outros municípios, como é o caso do concelho vizinho de Vila Nova de Famalicão, Santo Tirso deu início à implementação de um Parque Canino Municipal. O novo equipamento, nesse local de lazer por excelência que é o Parque Urbano Sara Moreira, representa um investimento do Município de Santo Tirso superior a 50 mil euros e deverá ficar concluído ainda antes do final do ano.

“Este projeto surge no seguimento das políticas de proteção animal que a Câmara Municipal tem vindo a levar a cabo”, adianta Alberto Costa, o presidente da Câmara Municipal de Santo Tirso. “Queremos criar um espaço dedicado ao lazer e recreio dos animais e garantir, ao mesmo tempo, condições para ensino e treino”, refere o autarca, lembrando que a escolha do Parque Urbano Sara Moreira não foi feita ao acaso. “A aposta num local de destaque e com fácil acessibilidade eram pontos estratégicos e, por isso, trazer o parque canino para o coração do Parque Sara Moreira é demonstrativo da dignidade que queremos para este tipo de equipamento”, explica.

Local apto à realização de provas competitivas e treino de tarefas de busca e salvamento

O objetivo, garante, é que “seja possível trazer os animais para atividades rotineiras dos seus donos, garantindo um espaço amplo onde podem andar sem trela e socializar com outros animais”. À questão da sensibilização para a importância de dar resposta às necessidades dos animais alia-se, destaca o presidente, “a necessidade de acompanhamento por parte dos seus donos”. “Queremos que todos os animais estejam seguros e, para isso, é importante que as pessoas os acompanhem de perto, enquanto lá estão, e cumpram todas as regras de funcionamento”, sublinha.

Com uma área total de 3400 metros quadrados (m2), as obras no Parque Canino Municipal já estão em andamento e irão permitir a criação de duas zonas distintas: 650m2 para animais de pequeno porte e 1300m2 para animais de grande porte. Além destas duas áreas, existirá, ainda, uma antecâmara de acesso com 50m2.

“Todo o parque será vedado, garantindo a segurança dos animais e dos seus tutores, bem como de todos os munícipes que utilizam o Parque Sara Moreira”, refere Alberto Costa. O espaço será, ainda, dotado de bebedouros, dispensadores de sacos para recolha de dejetos dos animais e equipamentos de treino e lazer canino. A possibilidade de realização de provas competitivas ou tarefas de busca e salvamento serão outras valências do parque.

400 alunos de Santo Tirso beneficiam de manuais digitais

1ª Página. Clique aqui e veja tudo o que temos para lhe oferecer.vila nova online - 1ª página - finanças - europa - prr - joão leão - primeiro pagamento

Da insaciabilidade humana

Imagem: M STS

VILA NOVA, o seu diário digital. Conte connosco, nós contamos consigo.

Se chegou até aqui é porque provavelmente aprecia o trabalho que estamos a desenvolver.

VILA NOVA é cidadania e serviço público.

Diário digital generalista de âmbito regional, a VILA NOVA é gratuita para os leitores e sempre será.

No entanto, a VILA NOVA tem custos, entre os quais a manutenção e renovação de equipamento, despesas de representação, transportes e telecomunicações, alojamento de páginas na rede, taxas específicas da atividade.

Para lá disso, a VILA NOVA pretende produzir e distribuir cada vez mais e melhor informação, com independência e com a diversidade de opiniões própria de uma sociedade aberta.

Como contribuir e apoiar a VILA NOVA?

Se considera válido o trabalho realizado, não deixe de efetuar o seu simbólico contributo sob a forma de donativo através de mbway, netbanking, multibanco ou paypal.

MBWay: 919983484

NiB: 0065 0922 00017890002 91

IBAN: PT 50 0065 0922 00017890002 91

BIC/SWIFT: BESZ PT PL

Paypal: pedrocosta@vilanovaonline.pt

Envie-nos os deus dados e na volta do correio receberá o respetivo recibo para efeitos fiscais ou outros.

Gratos pela sua colaboração.

Pub

Acerca do Autor

Comente este artigo

Only registered users can comment.