400 alunos de Santo Tirso beneficiam de manuais digitais

400 alunos de Santo Tirso beneficiam de manuais digitais

Pub

 

 

O Agrupamento de Escolas de S. Martinho, o Agrupamento de Escolas D. Dinis e a Escola da Ponte, em Santo Tirso, integram um projeto experimental a nível nacional que garante aos alunos a utilização de manuais digitais no ano letivo de 2021/2022. A medida chega, nesta primeira fase, a 400 alunos – 208 alunos dos 3º e 4º anos e 198 alunos dos 2º e 3º ciclos – e o objetivo é ser alargada durante as fases seguintes.

A medida enquadra-se na estratégia municipal de apoio à modernização e inovação tecnológica, promovendo um território mais inclusivo, inovador, criativo e sustentável. O presidente da Câmara Municipal de Santo Tirso, Alberto Costa, está convicto de que esta “é mais uma garantia de que todos os alunos terão as mesmas oportunidades de aprender, experimentar e evoluir”.

Transformar as escolas

“Nós assumimos a dianteira do processo de transformação digital nas escolas do primeiro ciclo porque acreditamos que se tratam de recursos tecnológicos que promovem aprendizagens mais inovadoras e criativas e porque queremos valorizar, também, as competências sociais dos nossos alunos, o pensamento crítico, a autonomia e a capacidade de comunicação”, explica Alberto Costa, que assinalou o arranque do ano escolar com uma visita à Escola Básica de S. Martinho, para o lançamento deste projeto-piloto que irá garantir a disponibilização de manuais digitais a mais de 400 alunos.

Medida acompanhada por conteúdos pedagógico adicionais

Nesse sentido, foram encetados esforços com o intuito de garantir que Santo Tirso fosse um dos municípios selecionados a nível nacional para a fase-piloto de implementação dos manuais digitais. Como complemento, o município tirsense vai ainda garantir a disponibilização de conteúdos pedagógicos, de base digital, com validação técnica e científica.

‘Salas do Futuro’

O Município de Santo Tirso tem trabalhado no sentido de dotar as escolas de “Salas do Futuro”, equipando todas as salas do 1º ciclo com painéis interativos, apoiando na aquisição de tablets, computadores e hotspots e na utilização de equipamentos informáticos atribuídos às escolas, no âmbito do Programa Nacional Escola Digital – Rede Wifi. O investimento total ronda já os 200 mil euros.

Abertura oficial do ano letivo na Escola Básica de S. Martinho

De visita à EB de S. Martinho, onde assinalou o arranque do ano escolar, Alberto Costa, sublinhou que “a educação é um pilar fundamental para a sociedade e para o Município”. Lembrou também que “os manuais digitais vão permitir práticas mais sustentáveis e amigas do ambiente e evitar problemas de saúde associados ao transporte diário de mochilas escolares com peso excessivo”.

A este propósito, Luís Oliveira, diretor do Agrupamento de Escolas de S. Martinho, assevera que a Câmara Municipal “tem proporcionado aos alunos a concretização das aprendizagens transversais, que são essenciais quer no seu percurso profissional, quer enquanto cidadãos ativos, críticos e criativos”.

Maria João Horta, subdiretora da Direção-Geral de Educação, presente na cerimónia, assume que a aposta nos manuais digitais caminha no sentido de as crianças e os jovens beneficiarem de uma educação de qualidade”, que “merecem. Este é um projeto-piloto, mas que queremos alargar para preparar as crianças e os jovens para o futuro”, conclui.

Santo Tirso entrega prémios de mérito escolar do ano letivo 2020-2021

Guarda-rios vão proteger Rio Leça de Santo Tirso até à foz em Matosinhos

1ª Página. Clique aqui e veja tudo o que temos para lhe oferecer.vila nova online - 1ª página - finanças - europa - prr - joão leão - primeiro pagamento

MABOR festeja 75 anos de vida

Esposende lança concurso para postos de carregamento elétricos

governo - secam - ambiente - praia segura - prr

Acessórios e mobiliário para uma casa elegante

Imagem: M PRT

VILA NOVA Online: conte connosco, nós contamos consigo.

Se chegou até aqui é porque considera válido o trabalho realizado.

Apoie a VILA NOVA. Efetue um contributo sob a forma de donativo através de netbanking, multibanco ou mbway.

NiB: 0065 0922 00017890002 91

IBAN: PT 50 0065 0922 00017890002 91 — BIC/SWIFT: BESZ PT PL

MBWay: 919983484

Paypal: pedro [email protected]

Envie-nos os seus dados fiscais. Na volta do correio, receberá o respetivo recibo.

Gratos pelo seu apoio e colaboração.

*

Publicidade | VILA NOVA: deixe aqui a sua Marca

Pub

Acerca do Autor

Comente este artigo

Only registered users can comment.