Guimarães irá manter em 2021 a suspensão de taxas e outras receitas municipais, no âmbito do quadro de medidas já implementadas perante a atual situação de pandemia, reforçando a preocupação social com os vimaranenses e em particular com a retoma do setor económico.
No próximo ano, o município vimaranense irá, por isso, manter a isenção de taxas pela ocupação das salas adstritas à incubadora municipal Set.Up Guimarães, a isenção das taxas de ocupação de espaço público com toldos e esplanadas, assim como taxas de licenciamento de publicidade existente nas fachadas e ainda o licenciamento de guarda-ventos nas esplanadas de ocupação de espaço público para restauração e bebidas de caráter não sedentário, até 31 de dezembro de 2021.
O Município de Guimarães aprovou ainda manter o tarifário de gestão de resíduos para 2021, assumindo o aumento dos custos com o serviço de gestão e resíduos na ordem dos 550 mil euros. A Câmara Municipal assumiu igualmente suportar o aumento da taxa de saneamento, pelo tratamento de águas residuais, estabelecendo um contrato-programa com a Vimágua no valor de 270 mil euros, aliviando a carga das famílias vimaranenses.
A estas medidas, acresce o prolongamento das isenções das taxas devidas pelos comerciantes e feirantes do Mercado Municipal e Feira Retalhista considerando as limitações do Plano de contingência implementado até 30 de junho de 2021, e atribuídos subsídios às freguesias de Caldelas, Pevidém e São Torcato no sentido de implementação da isenção de 100% das taxas, de 1 de janeiro a 30 de junho de 2021, aos comerciantes e feirantes.
Entre outras medidas, de apoio social, a autarquia liderada por Domingos Bragança mantém no terreno as equipas multidisciplinares de suporte às escolas e suporte comunitário e o serviço de teleconsultas “SNS24 Balcão”. As linhas de emergência social criadas para apoio ao cidadão continuam disponíveis, assim como o programa de saúde mental para as crianças dos 3 aos 10 anos, o apoio pedagógico e técnico ao ensino à distância para os alunos em isolamento ou quarentena. Continuará ainda em funcionamento o Centro de Acolhimento para Pessoas Sem Abrigo, a entrega ao domicílio de medicação e bens essenciais para pessoas sem retaguarda familiar, a realização de testes PCR nos lares, em articulação com o ICVS (Escola de Medicina da UMinho) e ainda a capacidade de fazer testes rápidos na comunidade escolar.
Resultado de um esforço conjunto do Município de Guimarães, comerciantes e associações, será reforçada a promoção do quiosque eletrónico – Proximcity – com o intuito de incentivar os cidadãos e turistas a comprar a oferta local de Guimarães.
Como forma de reforçar a posição de Guimarães enquanto destino turístico, terão continuidade os trabalhos e projetos relacionados com o posicionamento estratégico da marca Guimarães e serão lançadas em 2021 as seguintes medidas: novo Mapa Turístico de S. Torcato, novo website Turismo de Guimarães e formação de ativos da restauração, alojamentos, empresas de animação turística.
Em relação à cultura, será dada continuidade à contratação e gravação de espetáculos com vista à sua difusão na Agenda Digital.
Ténis | TCF Famalicão motivado para fase seguinte do Campeonato Regional do Porto
**
*
VILA NOVA, o seu diário digital
Se chegou até aqui é porque provavelmente aprecia o trabalho que estamos a desenvolver.
A Vila Nova é cidadania e serviço público.
Diário digital generalista de âmbito regional, a Vila Nova é gratuita para os leitores e sempre será.
Como contribuir e apoiar a VILA NOVA?
Se considera válido o trabalho realizado, não deixe de efetuar o seu simbólico contributo sob a forma de donativo através de netbanking ou multibanco (preferencial), mbway ou paypal.
NiB: 0065 0922 00017890002 91
IBAN: PT 50 0065 0922 00017890002 91
BIC/SWIFT: BESZ PT PL
MBWay: 919983484
Obs: envie-nos os deus dados e na volta do correio receberá o respetivo recibo para efeitos fiscais ou outros.
Gratos pela sua colaboração.
*