Pub
Braga, no âmbito do Programa de Valorização Ambiental das Freguesias, procedeu à limpeza de 1.312,08 toneladas de resíduos sólidos, espalhados por 13 freguesias do concelho. Priscos 369,84t; Sobreposta 271,42t; S. Paio D`Arcos 181,8t; São Vicente 118,86t; Mire de Tibães 110,90t; Tadim 86,14t; Figueiredo 50,82t; Crespos 37,82t; Nogueira e Lamaçães 33,18t; Tebosa 24,9t; Sequeira 17,96t; e Palmeira 8,98t são as freguesias onde os trabalhos foram realizados.
Em 2019, na Semana do Clima, o município bracarense realizou idêntica acção, tendo obtido resultados um pouco mais modestos. Altino Bessa, o vereador do Ambiente da Câmara Municipal de Braga, em jeito de balanço, alertou para o problema da existência de lixeiras espalhadas pelo Concelho, ‘onde se encontra todo o tipo de resíduos, desde electrodomésticos, pneus e colchões a entulho das obras, entre outros, que evidenciam comportamentos errados. Além de prejudicarem a paisagem e o ambiente e representarem uma despesa para os contribuintes, levam outras pessoas a depositarem também o seu lixo, criando assim lixeiras de maiores dimensões’.
Vigilância de espaços comuns é da responsabilidade de todos
Altino Bessa salienta que, com esta acção, se pretendeu também sensibilizar a população para a necessidade de adopção de práticas ambientais responsáveis e promover a educação ambiental das populações, principalmente dos adultos que, por via dos seus comportamentos, transmitem aos mais novos comportamentos errados.
O vereador sublinhou ainda a importância de cuidar da paisagem, do ambiente e da qualidade de vida no Concelho, bem como a necessidade da população adoptar práticas de vigilância, denunciando às autoridades os responsáveis pelo depósito de resíduos através de email para [email protected] ou [email protected], se possível com fotografias, nomes e/ou contactos que permitam identificar os infractores.
24/12/2020 | Aos leitores, colaboradores e amigos, votos de um Feliz Natal
**
*
VILA NOVA, o seu diário digital
Se chegou até aqui é porque provavelmente aprecia o trabalho que estamos a desenvolver.
A Vila Nova é cidadania e serviço público.
Diário digital generalista de âmbito regional, a Vila Nova é gratuita para os leitores e sempre será.
No entanto, a Vila Nova tem custos, entre os quais a manutenção e renovação de equipamento, despesas de representação, transportes e telecomunicações, alojamento de páginas na rede, taxas específicas da atividade.
Para lá disso, a Vila Nova pretende produzir e distribuir cada vez mais e melhor informação, com independência e com a diversidade de opiniões própria de uma sociedade aberta.
Como contribuir e apoiar a VILA NOVA?
Se considera válido o trabalho realizado, não deixe de efetuar o seu simbólico contributo sob a forma de donativo através de netbanking ou multibanco (preferencial), mbway ou paypal.
NiB: 0065 0922 00017890002 91
IBAN: PT 50 0065 0922 00017890002 91
BIC/SWIFT: BESZ PT PL
MBWay: 919983484
Paypal: [email protected]
*
Obs: envie-nos os deus dados e na volta do correio receberá o respetivo recibo para efeitos fiscais ou outros.
*
Gratos pela sua colaboração.
*
Pub
Acerca do Autor
Comente este artigo
Only registered users can comment.