Serviços | Vilarinho inaugura novo Espaço do Cidadão em Santo Tirso

Serviços | Vilarinho inaugura novo Espaço do Cidadão em Santo Tirso

Pub

 

 

O oitavo Espaço do Cidadão no Município de Santo Tirso foi inaugurado, esta quarta-feira, 13 de novembro, na Junta de Freguesia de Vilarinho. Este é um investimento que vem ao encontro das políticas de descentralização e proximidade que têm vindo a ser protagonizadas pela autarquia tirsense.

A partir dessa data, para além dos serviços disponibilizados em todos os Espaços do Cidadão, em Vilarinho passa também a ser possível realizar as inscrições no programa Mimar, fazer alteração de dados dos alunos do 1º ciclo, requerer as vacinas do Programa Municipal de Vacinação Infantil ou ainda solicitar os serviços de recolha de “monstros domésticos” e resíduos verdes.

Nos Espaços do Cidadão são disponibilizados mais de 170 serviços, sendo possível tratar de assuntos como renovação da carta de condução, solicitar nova senha ou caderneta predial junto da Autoridade Tributária, apresentar despesas da ADSE, tratar de assuntos relativos a emprego e formação profissional, alterar a morada do cartão do cidadão, solicitar o Cartão Europeu de Seguro de Doença, marcar consultas, entre muitos outros. Recentemente a renovação do Cartão do Cidadão também passou a ser possível nestes espaços.

“Iniciámos em 2015 com Espaços do Cidadão descentralizados como uma forma muito concreta de estarmos mais próximos dos munícipes, dando uma melhor e mais rápida resposta. Esta é uma medida que ganha aqui, em Vilarinho, importância acrescida por se tratar de uma freguesia limítrofe do concelho, mais afastada da sede do Município”, explicou o presidente da Câmara Municipal de Santo Tirso, Alberto Costa, durante a inauguração.

O autarca salientou ainda que “para além dos serviços contemplados nos restantes Espaços do Cidadão, o de Vilarinho será o primeiro a disponibilizar alguns serviços prestados no Balcão Único da Câmara Municipal”.

Também Jorge Faria, presidente da Junta de Freguesia de Vilarinho, mostrou-se satisfeito “com todo o empenho e colaboração da Câmara de Santo Tirso que tornou possível, a partir de agora, prestarmos mais e melhores serviços à população”.

No total dos oito Espaços do Cidadão de Santo Tirso, (localizados na Loja do Cidadão de Santo Tirso e Centro Cultural Municipal de Vila das Aves e nas sedes das juntas de Água Longa, Areias/Sequeirô/Lama/Palmeira, Carreira/Refojos, S. Tomé de Negrelos, Vila Nova do Campo e ainda ), a Câmara de Santo Tirso investiu cerca de 61 mil euros. A freguesia de Monte Córdova irá receber, em janeiro, o nono Espaço do Cidadão,  fruto de um protocolo entre a Câmara Municipal e a Agência para a Modernização Administrativa.

Fonte e Imagens: Município de Santo Tirso

**

*

Se chegou até aqui é porque provavelmente aprecia o trabalho que estamos a desenvolver.

Vila Nova é cidadania e serviço público.

Diário digital generalista de âmbito regional, a Vila Nova é gratuita para os leitores e sempre será.

No entanto, a Vila Nova tem custos, entre os quais se podem referir, de forma não exclusiva, a manutenção e renovação de equipamento, despesas de representação, transportes e telecomunicações, alojamento de páginas na rede, taxas específicas da atividade.

Para lá disso, a Vila Nova pretende pretende produzir e distribuir cada vez mais e melhor informação, com independência e com a diversidade de opiniões própria de uma sociedade aberta.

Se considera válido o trabalho realizado, não deixe de efetuar o seu simbólico contributo sob a forma de donativo através de netbanking ou multibanco. Se é uma empresa ou instituição, o seu contributo pode também ter a forma de publicidade.

NiB: 0065 0922 00017890002 91

IBAN: PT 50 0065 0922 00017890002 91

BIC/SWIFT: BESZ PT PL

*

Pub

Categorias: Sociedade

Acerca do Autor

Comente este artigo

Only registered users can comment.