Sara Barbosa

B’ healthy | 1. Primeiros passos para uma boa alimentação

B’ healthy | 1. Primeiros passos para uma boa alimentação

 

 

Provavelmente o leitor já reparou que o número de doenças crónicas que afetam a população portuguesa tem aumentado. Já pensou que grande parte das doenças é passível de prevenção? Muitas destas surgem em alicerces de estilos de vida pouco saudáveis: alimentação inadequada e sedentarismo.

Uma alimentação saudável reside no equilíbrio da quantidade e qualidade dos alimentos e nutrientes que ingerimos. Embora seja muito importante cada um de nós ter uma dieta personalizada, uma vez que as necessidades nutricionais variam consoante o género, a idade, o nível de atividade física, o metabolismo e a existência de certas patologias, existem regras gerais que qualquer pessoa pode adotar.

Regras essas que incluem um mínimo de 5 refeições por dia (não coma poucas vezes, o importante é comer mais vezes e pouco de cada vez), tomar sempre o pequeno-almoço, beber uma boa quantidade de água ao longo do dia, comer sopa no início das refeições, consumir peixe e carnes brancas, reduzir a gordura na confeção, evitar os fritos, reduzir o consumo de sal e açúcar, consumir alimentos menos processados, mais frutas e vegetais da época, respeitando a sazonalidade. Deve comer devagar, saborear bem os alimentos e manter-se fisicamente ativo.

O consumo excessivo de alimentos ricos em sal, açúcar simples e gordura saturada é um grave problema e cada vez mais é necessário alertar a população dos efeitos nocivos para a saúde que este pode desencadear, como colesterol elevado, hipertensão arterial, dislipidémia, obesidade, diabetes ou doenças cardíacas. Porém, não há maus alimentos, há má alimentação! Não tem de proibir nenhum alimento para ser saudável, mas sim combinar os alimentos certos nas quantidades certas: “o uso moderado nutre, o excesso e a falta agridem”.

É muito importante privilegiar o nosso guia alimentar, a Roda dos Alimentos, e adotar a Dieta Mediterrânica. Estes serão os temas abordados no próximo capítulo, não perca!

 

Ligações:

Blogue Nutrição – B’ healthy

 

Imagem de destaque: À Mesa (Maria Pimentel; ilustração)

 

Obs: O presente artigo foi previamente publicado em Barcelos na Hora.

 

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Categorias: Sociedade

Acerca do(a) Autor(a) do artigo

Sara Barbosa

Sara Barbosa, Nutricionista 3739N Residência: Barcelos Mail: sara_barbosa2008@hotmail.com ; nutri.sarabarbosa17@gmail.com Licenciatura em Dietética e Nutrição - Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Coimbra Nutricionista Estagiária à Ordem (2017) na Associação de Cidadãos de Esposende Atualmente: Nutricionista em B'Life Welness Center & Spa Autora do Blogue de Nutrição B' healthy: http://sarabarbosa2008.wixsite.com/blognutricao/

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