Camilo | Maria Moisés, a obra de Camilo, é motivo de novo mural de arte urbana em Famalicão por Frederico Draw

Camilo | Maria Moisés, a obra de Camilo, é motivo de novo mural de arte urbana em Famalicão por Frederico Draw

Pub

 

 

 

Desde o passado sábado, 8 de setembro, que Camilo Castelo Branco enche mais os olhos a quem se passeia por Vila Nova de Famalicão. A cidade ganhou um novo mural de arte urbana, um trabalho  inspirado na obra camiliana ‘Maria Moisés’ assinado pelo grafitter português Frederico Draw.

 

 

O desafio foi lançado ao artista portuense pela Galeria Matriz Arte, em conjunto com a autarquia famalicense.

“O projeto foi interessante a dobrar. Primeiro, porque tenho muitos amigos em Famalicão e já tinha vontade de intervir cá e, segundo, porque não foi só chegar a Famalicão, inspirar-me na cidade e começar a trabalhar. Tive a oportunidade de conhecer a Casa de Camilo, de ler alguns dos seus contos e teve que haver um estudo prévio da conceção do projeto que me obrigou a um cuidado especial que me fez estar mais envolvido com a obra e com a cidade também”, explicou o autor do mural que no passado sábado, dia de inauguração da obra, deu ainda os últimos retoques na pintura.

O presidente da Câmara Municipal, Paulo Cunha, felicitou o artista pelo “brilhantismo” da marca que deixou na cidade. Para o autarca, esta é mais uma razão para que os famalicenses desfrutem do espaço público.

“Mais do que a questão estética, há que realçar a questão do nosso património, da nossa cultura e identidade. Sabemos que Camilo Castelo Branco tem uma ligação muito forte com o nosso concelho. É quase como um legado que nos traz a responsabilidade permanente de criar condições para que a sua vida e obra estejam presentes não só em Seide, na Casa-Museu, mas também em toda a cidade”, referiu o edil.

O mesmo salientou a responsável pela Galeria Matriz Arte, Helena Romão. “É uma obra que vem tornar o centro de Famalicão ainda mais bonito e que dá a conhecer algo que o concelho tem de muito valor e interesse, como é o caso da ligação a Camilo Castelo Branco”.

O trabalho de Frederico Draw, em Famalicão, pode agora ser visto num edifício localizado junto à Igreja Matriz Velha do concelho. Formado em Arquitetura, começou a pintar em 2001. Frederico Draw é hoje um dos nomes mais conceituados da arte urbana em Portugal.

 

Fonte: Município de Famalicão

Imagem: Município de Famalicão

 

Se chegou até aqui é porque provavelmente aprecia o trabalho que estamos a desenvolver. 

Vila Nova é gratuita para os leitores e sempre será. 

No entanto, a Vila Nova tem custos associados à manutenção e desenvolvimento na rede.

Se considera válido o trabalho realizado, não deixe de efetuar o seu simbólico contributo sob a forma de transferência bancária:

MB Way: 919983484

Netbanking ou Multibanco: 

NiB: 0065 0922 00017890002 91
IBAN: PT 50 0065 0922 00017890002 91
BIC/SWIFT: BESZ PT PL

 

Pub

Categorias: Arte

Acerca do Autor

Comente este artigo

Only registered users can comment.