20/9 Vila Nova de Famalicão

Educação | David Rodrigues em Famalicão para debater “Inclusão: Desmistificar a (im)Perfeição!”

Educação | David Rodrigues em Famalicão para debater “Inclusão: Desmistificar a (im)Perfeição!”

 

 

O ano letivo 2018-2019 arranca, em Vila Nova de Famalicão, com o Ciclo de Conferências em Educação e o tema “Inclusão: Desmistificar a (im)Perfeição!”. O debate acontece logo após o início das aulas, no próximo dia 20 de setembro, pelas 21h00, no auditório da Escola Secundária D. Sancho I e conta com a participação do especialista em Educação Especial, David Rodrigues.

 

 

“Sempre se soube que desenvolver na escola atual valores e práticas inclusivas é uma tarefa complexa e polémica. A complexidade da tarefa deve-se ao facto de a escola não ter sido criada para ser inclusiva e o processo de a tornar inclusiva para todos os alunos é uma tarefa difícil e que não se pode resolver com uma única medida, ainda que saibamos que se pode influenciar através de um conjunto articulado, persistente e direcionado de ações. É hoje consabido que medidas políticas, medidas de formação e de apoio aos projetos que se desenvolvem nas escolas são medidas que poderão aprofundar a inclusão.

Mas a inclusão também é polémica, apesar de as instituições internacionais com maior compromisso com os Direitos Humanos e com maior representatividade de peritos em Educação apontarem inequivocamente para a necessidade “universal” de desenvolver e aprimorar a Educação Inclusiva.”

David Rodrigues, in Público

 

O que é a “inclusão? Em que consiste uma sociedade inclusiva? Como se desenvolve uma educação inclusiva? Que relação existe entre a inclusão e a exclusão? Estas e outras questões emergem de um campo polémico que, em última instância, tem a dimensão dos diferentes ideais que cada pessoa talhou para um futuro ideal.

Os discursos sobre a inclusão na sua dimensão escolar e social encontram-se impregnados destas representações sobre o futuro: para alguns, uma utopia possível; para outros, um desiderato inatingível. A reflexão educacional tem muito a lucrar com o conhecimento da experiência teórica e prática que a abordagem social tem vindo a fazer da inclusão/exclusão; foi a nível social que, primordialmente, se refletiu sobre o fenómeno indissociável da inclusão/exclusão. A educação, por outro lado, constitui-se como um campo privilegiado de entendimento dos processos que conduzem à inclusão e à exclusão.

A investigação de David Rodrigues procura pensar a inclusão/exclusão no âmbito de uma abordagem crítica e multifacetada. Crítica porque a inclusão, em toda a sua complexidade, deve ser examinada recorrendo à desconstrução de discursos e reflexão sobre práticas; multifacetada porque se torna óbvio que uma abordagem estritamente educacional não consegue captar toda a complexidade do fenómeno da inclusão/exclusão.

 

David Rodrigues no Ciclo de Conferências em Educação

O Ciclo de Conferências em Educação é uma organização do Município de Vila Nova de Famalicão, em colaboração com a Associação Famalicão em Transição, a Federação Concelhia das Associações de Pais de Famalicão e o Centro de Formação de Associação de Escolas de Vila Nova de Famalicão.

David Rodrigues possui um vasto currículo que desde logo o credencia para debater os assuntos da inclusão. David Rodrigues é professor de Educação Especial e doutorou-se em 1986 na Universidade Técnica de Lisboa – FMH com uma tese sobre crianças com paralisia cerebral. Mais tarde, coordenou o Mestrado em Educação Especial (1991) e o Curso de Terapias Expressivas (1999) na mesma Universidade.

David Rodrigues lecionou em universidades portuguesas (Porto, Coimbra, Lisboa e Açores) e em universidades estrangeiras (nomeadamente KU Leuven, Campinas e Florianópolis).

Conferencista frequente em congressos internacionais e em iniciativas da UNESCO (nomeadamente na Rússia, Lituânia, França, Espanha, Reino Unido, Colômbia e Brasil), David Rodrigues é também  autor e/ou organizador de 23 livros e pertence ao conselho editorial de 12 revistas científicas em Portugal e no estrangeiro. É presidente da associação Pró-Inclusão – Associação Nacional de Docentes de Educação Especial, fundador da revista Educação Inclusiva e leciona e coordena atualmente o curso de Mestrado em Educação Especial da Escola Superior de Educação Jean Piaget (Almada). É ainda membro do Centro de Investigação do Instituto de Educação – Universidade de Lisboa.

Em 2007, David Rodrigues recebeu o Prémio Internacional de Investigação «União Latina».

A participação nesta conferência é gratuita, mas a inscrição obrigatória. Dado tratar-se de uma ação de formação de curta duração, a organização passa certificado de participação a quem o solicitar. A inscrição deve ser feita online.

Formulário de inscrição

 

Fonte: Município de Famalicão, PúblicoWook

 

Pub

Categorias: Sociedade

Acerca do(a) Autor(a) do artigo

Escreva um comentário

Apenas utilizadores registados podem comentar.